'Sós' - primeiro CD de Camila Brasiliano e Felipe Borim

19 setembro 2017 |


O disco SÓS, primeiro da parceria entre Camila Brasiliano e Felipe Borim, busca uma reinvenção da forma violão e voz, trilhando dois caminhos. Um é a reinterpretação de canções tradicionais, nas quais os arranjos mostram novas faces das músicas, surpreendendo quem ouve, como no caso de Cabecinha no Ombro e Refém da Solidão. Outro é a apresentação de canções contemporâneas, do próprio Felipe e de outros compositores, que apontam para novos caminhos da composição brasileira. Ao fim, o disco traz um mosaico de propostas, texturas e novas sonoridades para esses dois instrumentos: o violão e a voz.

Entre as músicas contemporâneas, Camila e Felipe apresentam composições inéditas de cancionistas como os paulistas Luis Felipe Gama, Ricardo Herz e os mineiros Makely Ka, Kristoff Silva, entre outros.

Os arranjos e composições são fruto de longa pesquisa e foram concebidos de modo a fugir dos lugares-comuns do violão e voz, revelando uma abordagem pessoal e moderna, sem deixar de se inserir na rica tradição musical brasileira.

A dupla

Camila e Felipe começaram a tocar juntos em 2006 em rodas de samba de São Paulo. Desde o início, perceberam grande afinidade musical. Aos poucos, surgiu a vontade de aprofundá-la e intensificar o trabalho, criando canções e arranjos que explorassem as possibilidades oferecidas por estes dois elementos: voz e violão.

Buscando compreender a evolução do formato e absorver os principais estilos e características, em 2011 começaram uma intensa pesquisa, estudando trabalhos de voz e violão, transcrevendo e registrando os achados mais significativos. Foram investigados os mais diversos estilos e maneiras de tocar, passando pela revolução estilística de João Gilberto, o virtuosismo de Raphael Rabello com Ney Matogrosso, o violão e vocais rítmicos de João Bosco, até a sofisticação de Paulo Bellinati com Monica Salmaso.

O trabalho foi ganhando corpo ao longo dos anos, nos quais a dupla realizou diversos shows em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de uma turnê pela Europa em 2015, com shows em casas de Lisboa e Barcelona.

Todas essas referências foram incorporadas e se combinaram para construir o som da dupla, que se expressa agora nesse novo trabalho: Sós.

Camila Brasiliano

Camila Brasiliano tem 34 anos, é paulista e tem dupla profissão: é psicóloga e cantora. Com uma voz envolvente, chama atenção por seu timbre grave e intenso. Realizou sua formação musical em São Paulo e Barcelona, onde viveu por 3 anos, atuando intensamente no cenário musical europeu. Estudou no conservatório L’Aula de Jazz e Música Moderna e com os professores Ana Luiza, Levi Miranda, entre outros. Com apresentações em festivais e casas de shows no Brasil e Europa, com os grupos “Saudades” e “Gafieira Miúda”, agora volta seu olhar artístico para a recriação do cancioneiro popular brasileiro e da América Latina no duo de voz e violão com Felipe Borim.
Felipe Borim
Felipe Borim tem 34 anos e é violonista, arranjador e compositor paulista, além de economista, e atualmente está radicado no Rio de Janeiro. Se destaca pela sonoridade forte de seu violão, que bebe na longa tradição do violão solista brasileiro, tendo como referências marcantes Baden Powell, Raphael Rabello, entre outros. Integrou grupos de samba e choro em São Paulo como Batuque na Cozinha e Chorando aos Prantos, no inicio dos anos 2000. Já tocou ao lado de grandes nomes do cenário musical, como Fabiana Cozza, João Borba, Adriana Moreira, Alexandre Ribeiro, entre outros. Desde 2012, vem realizando com Camila Brasiliano um amplo trabalho de pesquisa musical, que envolve a reinterpretação atual do formato voz e violão e a busca por novos caminhos de composição que contribuam na tradução contemporânea da canção brasileira.

Repertório:
1 – Refém da Solidão (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)
2 – Moda Miúda (Luis Felipe Gama e Ricardo Herz)
3 – Água (Felipe Borim e Roberta Zerbini)
4 – Voltei (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)
5 – Camisa Amarela (Ary Barroso)
6 – Las Ciudades (José Alfredo Jimenez)
7 – Mar Desserto (Makely Ka e Kristoff Silva)
8 – Foi Ela (Ary Barroso)
9 – Cabecinha no Ombro (Paulo Borges)

Ficha Técnica:
Voz: Camila Brasiliano
Violão: Felipe Borim
Direção musical e arranjos: Felipe Borim
Engenheiro de áudio: Luiz Leme
Gravação: Luiz Leme, Eduardo Cayres, Sidnei Garcia
Mixagem e masterização: Luiz Leme e Vitor Loureiro (apenas em Cabecinha no Ombro)
Gravado no Estúdio Cayres e no Estúdio Vibe em 2016.
Projeto gráfico: Joana Brasiliano
Fotos: Anderson Capuano e Marcos Bruvic
Produção Executiva: Gustavo Magrão
Selo Cooperativa de Música
O CD será distribuído pela Tratore em lojas físicas de todo o Brasil e estará disponível para compra e streaming em todas as plataformas digitais.
Valor estimado R$ 30,00
Ouça SÓS

Assista
Refém da Solidão (Baden Powell e Paulo César Pinheiro):
Voltei (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)
Agua (Felipe Borim e Roberta Zerbini):

Moda Miuda (Ricardo Herz e Luis Felipe Gama):
Cabecinha no Ombro (Paulo Borges):
Ternura (K-Ximbinho)

Siga

Foto: Divulgação






0 comentários: