Emes Rio Bonito realiza I Fórum de EJA com convidados ilustres

08 outubro 2017 |


Espaço Municipal de Ensino Supletivo (Emes) realizou ontem, dia 7 de outubro, o I Fórum de EJA com o tema “EJA: Complexidade, Diversidade e Legislação”, no Teatro da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), durante todo o dia, em grande estilo. A diretora Mauricéa Alves de Souza, sempre muito bem acompanhada por uma equipe de peso, concluiu mais um trabalho com excelência, em Rio Bonito (RJ). A produção do evento contou com a participação de professores da unidade escolar e demais colaboradores. A oportunidade serviu para levar o público a pensar no EJA a partir de questões ligadas à complexidade, à diversidade e à legislação, respeitando o direito de cada aluno. E por falar em discentes, vários compareceram e prestigiaram o evento. Alguns foram homenageados e tiveram a oportunidade de dar seus depoimentos, enaltecendo a importância do Emes na cidade.

A partir das 8h30m, o encontro teve seu início com a presença do Secretário Municipal de Educação, o Professor Délio Moraes. Na sequência, a primeira palestra “A EJA na sociedade contemporânea: questões políticas e pedagógicas” teve como orador o Professor pesquisador na área de Educação de Jovens e Adultos, Elionaldo Fernandes. Já a segunda palestra intitulada “Aspectos legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil” trouxe maior amplitude ao aspecto educacional fora de Rio Bonito ao alcançar realidades em outras culturas nacionais, de acordo com a fala da Assessora Pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental e EJA da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, Isabela Lemos da Costa Coutinho. A manhã terminou com um bloco de perguntas e respostas.


Depois do intervalo para o almoço, a tarde começou com sorteio de livros e a apresentação de um coral inclusivo, por volta das 13h. A terceira palestra do dia com o tema “Resgatando vidas, concretizando sonhos” foi ministrada pela Professora, Coodenadora Pedagógica da EJA no Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora de Projetos na Coordenadoria de Estado Serrana V, em Rio Bonito, Tanely Porto França. Sua fala deu destaque para o depoimento da ex-aluna do Emes, hoje formada em Designer de Moda pela Universidade Salgado de Oliveira, Deniza Simões, que destacou o trabalho de peso desenvolvido pelo Emes e a dedicação de todos os professores; citou sobre a monografia que concluiu falando sobre o profeta Gentileza e teve dez como nota final, e relatou, ainda, hoje seu desempenho no mercado de trabalho. Para comprovar, apresentou um mini desfile de modas expondo suas peças criativas.

A palestrante Adriana Barbosa da Silva discorreu sobre “Um diálogo com as diferenças: o conflito intergerencial no cotidiano da EJA”. Coordenadora da EJA em Itaboraí e do Núcleo de Educação de adultos da PUC-Rio, além de detalhar pontos significativos ligados ao assunto proposto, exibiu um filme com relatos de alunos da EJA, em seu município, que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, mas resgataram o tempo através desta forma de ensino.


Para fechar a tarde, o tema “Práticas pedagógicas e o cotidiano na sala de aula da EJA” fez uma compilação de dados cruciais que levaram pessoas, através da EJA, realizar o sonho de concluir os estudos. O ministro foi o Professor-pesquisador do MEC em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, José Carlos Lima de Souza.

A cada evento o Emes Rio Bonito prova ser uma unidade escolar que ganha força com o passar dos anos e tem a missão de oportunizar meros sonhos em grandes realizações para todos que sonham em se preparar melhor para o futuro. 


Um pouco mais do evento:


























Fotos: Divulgação

0 comentários: