Outubro Rosa tem palestras de conscientização nos Cras

16 outubro 2017 |



De 17 a 31 de outubro a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Cabo Frio (RJ), vai promover uma série de ações voltadas exclusivamente para as mulheres. São atividades do Outubro Rosa, com conscientização e prevenção ao câncer de mama, e também do Projeto "Mulheres em Ação com os seus Direitos” promovido em parceria com a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (CGDMulher). Com palestras, caminhadas e rodas de conversa, a programação acontecerá nas diversas unidades dos Cras, beneficiando centenas de mulheres de várias idades.

Dentro do Outubro Rosa, a programação começa nesta terça-feira (17), a partir das 14h, com a equipe do Cras do Jardim Esperança promovendo caminhada nas ruas do bairro e distribuição de lacinhos da campanha com apoio do Grupo do Serviço de Convivência.

No dia 25, às 14h, tem palestra com as Amigas da Mama no Cras do Manoel Corrêa com o tema "Prevenção e autoexame das mamas". No mesmo horário, no Cras do Jacaré, tem tarde de conscientização e beleza. No dia 26 as atividades acontecem no Cras da Praia do Siqueira, com a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) das Palmeiras falando sobre Saúde da Mulher, as principais formas de prevenção e a importância da mamografia, alertando sobre a necessidade do autoexame das mamas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença. Também no dia 26, no Cras Central, palestras e dinâmicas sobre o câncer de mama serão promovidas pela equipe técnica às 9h e às 14h.

Já no dia 27, às 9h30, a médica Tania Marília estará no Cras de Monte Alegre fazendo palestra sobre o câncer de mama. No dia 30, das 9 às 16h, a programação acontece no Cras de Tamoios com um dia de beleza da mulher com maquiagem, corte de cabelo, escova e design de sobrancelhas. Às 14h tem palestra das Amigas da Mama no Cras do Jardim Esperança, e no dia 31, encerrando as atividades do Outubro Rosa, às 14h tem palestra com Joelma Fidalgo no Cras do Manoel Corrêa com o tema “Como superar o Câncer de mama”.

Já o Projeto "Mulheres em Ação com os seus Direitos” começa nesta terça-feira (17), às 8h30, no Cras Central, com roda de conversa sobre Direitos de Família, levando ao conhecimento das mulheres as mudanças na legislação e os avanços conquistados. Haverá ainda uma pequena apresentação sobre Feminicídio. A programação se repete no dia 19 no Cras do Manoel Corrêa (14h), dia 20 no Cras do Jacaré (14h), dia 23 no Cras de Monte Alegre (14h), dia 24 no Cras da Praia do Siqueira (14h), dia 25 no Cras do Jardim Esperança (8h30 e 14h), e dia 31 no Cras de Tamoios (às 8h e às 15h). Nos Cras Botafogo, além das atividades do projeto no dia 26, às 13h30, durante todo o mês também serão abordados temas específicos para as mulheres nos grupos de reflexão, como autocuidado e empoderamento da mulher.

Rosana Moreira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, aos quais os Cras são vinculados, ressaltou a importância das parcerias para a realização desses eventos, lembrando que “elas são fundamentais para complementar o trabalho desenvolvido nos Centros de Referência” e aproveitou para agradecer às Amigas da Mama e à equipe da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher.


0 comentários: