Flicmac: Macaé entra no circuito nacional de festivais literários

26 novembro 2017 |


Flicmac: Macaé entra no circuito nacional de festivais literários
"A primeira de muitas." Esse é o desejo de quem compareceu no I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (RJ), Flicmac, que encerra neste sábado (25), às 20h30, com o show de rock da banda Pressura. O Flicmac, que teve início na quinta-feira (23), conta com um extensa e divertida programação nesses três dias de muita arte, literatura e cultura na cidade. 
"Alcançamos o nosso objetivo. As crianças puderam vir e sentir a literatura, que não é só lida, mas falada, vista e sentida. O Flicmac é um evento para lucro cultural. E a nossa rede é rica em potencial cultural. O festival é um investimento em algo que já existe", afirmou orgulhosa e emocionada Andrea Martins, superintendente de Educação Integrada.
Cerca de 150 apresentações de escolas acontecem durante o festival. Para os alunos a emoção de se apresentar era única. "Estou adorando tudo e muito ansiosa e empolgada para a apresentação", contou a aluna Vitória, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão que, junto de outras estudantes, apresentaram o projeto Pérola Negra, no Espaço Causando na Flicmac, voltado para adolescentes.
Os alunos que só visitam, também se entusiasmam. "Está muito maneiro. É um projeto que só tem a crescer. E o melhor é que a cidade está abraçando", disse o estudante Anderson Fourny, que compareceu no evento pelo segundo dia. 
O Flicmac também é palco de lançamento de livros e contação de história. Durante os três dias diferentes autores puderam apresentar seus livros. A escritora Andrea Araújo falou sobre a importância do Flicmac. "O Festival tem o papel de  aumentar o amor pela leitura. Aumentar o número de leitores", falou Andrea, que contou a história do seu segundo livro, "A incrível história da princesa Chuvosa", para o público infanto juvenil. 
O primeiro festival ganhou destaque e garantiu vaga no calendário da cidade. Além de ser um evento de cunho educacional, que uniu a rede pública e privada, o Flicmac conquistou todo o público. "Eu amei! Ontem minhas filhas vieram e hoje eu as trouxe de novo. Quero sempre incentivá-las à leitura", afirmou Maria Duarnt, mãe de Maria Luiza e Helena.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Texto:Equipe Secom
Foto:Anna Chaffin


0 comentários: