Ronaldo Cammarota, ex-Locutor de Cabine da TV Globo, comemora 79 Anos

18 novembro 2017 |


A voz que contribuiu para a popularidade da Rede Globo e, de certa forma, se torna cúmplice em a emissora conquistar o posto de quarta maior empresa de Comunicação no mundo é de um homem simples, mas de um talento ímpar. Ronaldo Cammarota (na foto em destaque com sua esposa, dona Maria Alves de Quadros). Este é o nome de quem conduziu a programação do canal de 1965 a 1990, como locutor de cabine. Conforme rege a história original, o próprio optou por deixar a empresa e seguir sua vida com a família em PetrópolisRegião Serrana do Rio de Janeiro –, sua terra natal. Adquiriu um sítio, de muito bom gosto, diga-se de passagem, em Araruama, na Região dos Lagos e lá comemorou seus 79 anos no dia 15 de novembro, rodeado de familiares e amigos.

Foi uma tarde de muitas emoções, com uma programação oficial conduzida pelo poeta Ivan Navi (de Rio Bonito): alguns poetas declamaram poemas, outros deixaram mensagens de felicitações e tudo isso regado com boa música na voz do cantor Gabriel e do poeta de cordel Manoel de Santa Maria. Um evento para ninguém botar defeito. “O Cammarota significa a horna e a glória da microfonia nacional”, declarou Santa Maria.

Alguns amigos deixaram seus depoimentos sobre o mestre da locução:

“Feliz data natalícia! Homem de bem receba, com carinho, os nossos parabéns! Podemos te chamar várias vezes de amigo e, acredite, é sempre muito bom estar contigo”.  (Francisco Quintanilha – poeta e escritor de Araruama)

“Parabéns e felicidades! Muita paz, muita alegria e obrigado por ser meu amigo!” (Ivan Navi – poeta, de Rio Bonito)

“Ao meu amigo, cunhado e irmão... Que esta data possamos festejar por mais alguns anos em harmonia e felicidade!” (Marcos Alves de Quadros – cunhado do Cammarota, de Petrópolis)

“Uma voz eternizada na televisão e no rádio, embora enterrada pela mídia atual, ainda se perpetua na audição criteriosa e leve dos brasileiros conscientes e de bom gosto” (Daniel Chaves – poeta de São Vicente - Araruama)

“Ele já passou a vida alegrando as pessoas e vai continuar. O que ele fez ninguém tira mais”. (Sotero Teixeira de Souza – poeta e escritor de Arraial do Cabo)

“Ele encheu os nossos corações de uma seleção de músicas maravilhosas e, agora, está colhendo os frutos dessa semeadura de canções seletas de amor” (Hélio Araújo – médico de Iguaba Grande – e ouvia o programa radiofônico do Cammarota na Rádio da Universidade Católica de Petrópolis)

O CULTURA VIVA parabeniza um dos profissionais mais honrados da Comunicação nacional. Viva, Ronaldo Cammarota

Alguns momentos da festa:

































Fotos: Divulgação

2 comentários:

Unknown disse...

Ele merece tudo isso e mais
Pessoa de fino trato com família linda em todos os sentidos
Ele marcou minha infancia e juventude com esta voz maravilhosa.
Deus o abençõe com a esposa e filhas maravilhosa.
Te adoro

Anônimo disse...

Um dia muito especial com pessoas especiais. Édson Soares... amamos vc... amamos seu trabalho.