José Luiz Moutinho destaca o que tem de melhor no ramo da massoterapia

22 janeiro 2018 |


O Terapeuta corporal José Luiz Moutinho, 49 anos, contou ao CULTURA VIVA sua experiência profissional. Há cerca de dez anos atuando como representante comercial precisou aumentar a renda familiar. Depois de algumas análises começou a se interessar pela massagem. “Fiz um curso livre, de três meses, e comecei trabalhando com massagem sueca, que se divide em massagem terapêutica, relaxante,  desportiva e estética modeladora e redutora manual”, relatou.

Acompanhe o bate papo!

CULTURA VIVA: Como se deu sua formação?
José Luiz Moutinho: Sou formado em Educação Física, mas hoje respiro massoterapia. De segunda a sexta-feira trabalho em um estúdio com atendimentos e ministrando cursos; também na praia, comecei há  dez anos só com a massagem e, agora, veio o primeiro curso livre que estamos realizando na Praia de Abricó, (RJ). O próximo já tem data prevista para os dias 10 e 11 de março (sábado e domingo). 

C.V.: Seu trabalho é mais dedicado à massagem relaxante. Tem a ver com o atual momento de crise no país que deixa as pessoas mais estressadas?
J.L.M.: Na crise as pessoas procuram bem menos a massagem. Os cursos que ministro vieram justamente para isso. Eles vêm como um segundo décimo terceiro, ou seja, como um dinheiro extra. E, além disso, tem essa sensação maravilhosa de estar ensinando, passando informação não tem preço, é uma realização pessoal. 

C.V.: Qual o principal depoimento que você mais ouve depois de uma sessão, pelo cliente?
J.L.M.: As pessoas saem da massagem, geralmente, falando muito bem; mais leves, com uma qualidade de vida melhor, ganham bem estar. Quem chega com dor, sai mais aliviado; algumas vezes é um tratamento que a gente faz e requer algumas sessões, tanto a estética, modeladora e redutora manual, como a drenagem linfática, relaxante e terapêutica. Essas massagens têm muita procura. 

C.V.: O que a massoterapia tem de melhor e muita gente ainda não se atentou para isso?
J.L.M.: Sensação de bem estar, corpo mais leve, melhora a circulação e o sistema linfático, libera toxinas, células mortas, faz um trabalho físico, fisiológico e psicológico, como estresse, algias (dores), problemas crônicos, em várias patologias, como tendinite, bursite, artrose, artrite, hérnia de disco, desvio de coluna, lombalgia, má circulação, inchaço (hoje a gente trabalha com a drenagem linfática que é uma massagem técnica exclusiva para atuar sobre os edemas que são os inchaços). É muito gratificante trabalhar com massagem porque a gente só faz bem às pessoas.


C.V.: Suas atividades profissionais se dão em seu estúdio, em Duque de Caxias (RJ), e na praia. O que mais favorece o exercício da função ao ar livre?
J.L.M.: Vai do gosto de cada um. A maioria das pessoas que estão na praia, gostam de estar lá para brincar, jogar peteca, surfar, estar a vontade, em contato com a natureza, tem a vegetação, o verde, o som dos pássaros; no estúdio tem meia luz, um som baixo, ambiente, isto é, tem mais serenidade. 

C.V.: Qual a principal recomendação técnica você passa para seus alunos?
J.L.M.: Antes de deitar qualquer pessoa numa maca para fazer uma massagem você deve fazer uma avaliação, o que a gente chama de “anamnese” – uma entrevista que a agente faz para saber um pouco mais sobre o paciente; se ele é hipertenso, se é cardíaco, enfim, precisamos saber um pouco mais da vida dele: se já quebrou algum osso, se é alérgico a algum medicamento ou a algum produto químico, como os óleos, cremes e diversos tipos de gel que trabalhamos. Temos que traçar um protocolo para trabalhar com esse cliente/paciente. E outra recomendação que dou aos meus alunos é o respeito que devem ter com cada paciente: as limitações físicas dele, o espaço dele; uns não tem problema em tirar a roupa para fazer a massagem, outras têm. Em qualquer profissão, respeitando o próximo, você consegue crescer. 

10) Quais seus contatos para quem se interessar em receber sua massagem e obter informações sobre seus cursos?
R: No Facebook (https://www.facebook.com/joseluiz.moutinho?pnref=friends.search),
Instagran (@terapeutamoutinho)  e tenho um site em construção.


Fotos: Arquivo pessoal de José Luiz Moutinho

0 comentários: