Macaé investe na universidade e no conhecimento

14 janeiro 2018 |


Modelo de interiorização de grandes universidades do país, Macaé vem se consolidando como a cidade do conhecimento. A Prefeitura de Macaé, mantenedora da Cidade Universitária, que abriga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e Universidade Federal Fluminense (UFF), anunciou esta semana novos investimentos em educação superior: a construção de prédio destinado a UFF, na Cidade Universitária; a criação do Auxílio Moradia para alunos do Programa de Residência Médica; e a implantação de uma residência universitária destinada a moradia dos alunos da UFRJ, já atendendo 2018.1. 

O anúncio das obras do bloco D da Cidade Universitária ocorreu em reunião na Secretaria Adjunta de Ensino Superior, com as presenças do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio; do vice-reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega; do secretário de Ensino Superior, Márcio Magini; e do secretário de Obras, Saulo Ramos. O novo prédio seguirá padrão dos já edificados no campus de Macaé, tendo, portanto, três pavimentos e 4.500 m² de área construída, com espaço para 40 ambientes, entre salas de aula, gabinetes, laboratórios, secretarias e um auditório para 200 pessoas. Atualmente a UFF utiliza parte de dois prédios da Cidade Universitária. A previsão de início da obra é para o fim do primeiro trimestre.

O prefeito destaca a importância da consolidação do município como a cidade do conhecimento, através de educação pública de qualidade para todos. "Acreditamos na universidade e no conhecimento como a nova matriz do desenvolvimento regional", pontuou.

Dentro desta perspectiva, o prefeito anunciou, ainda, a instituição do auxílio moradia para os médicos residentes. A iniciativa já é praticada em outras cidades e será no valor de R$ 1.000,00. "A nossa meta é fazer de Macaé um grande polo de formação e pós graduação de medicina do Estado do Rio de Janeiro", disse Dr. Aluizio.

Para atender universitários da UFRJ de outros estados e cidades, a Prefeitura de Macaé assumirá a manutenção de um imóvel. A sistemática de seleção dos alunos que residirão será conduzida pela universidade federal, seguindo moldes já praticados em outras praças, não havendo nenhuma gerência por parte do município sobre este aspecto.

Restaurante Popular

Em 2017 alunos de graduação, que estudam na Cidade Universitária, passaram a desfrutar do Restaurante Popular pagando R$ 1 pela refeição. A medida atende a um pedido antigo dos universitários e beneficia os alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que estudam em Macaé.


Foto: João Barreto

0 comentários: