Heloísa Capelas explica os benefícios do ‘perdão’

21 fevereiro 2018 |



Uma das maiores dificuldades a ser enfrentada pelo ser humano é perdoar. Seja lá qual for o motivo, a situação ou a ocasião, o mais indicado pelos especialistas é perdoar sempre que necessário: seus benefícios prolongam a vida. E, sobre isso, a especialista Heloísa Capelas, de São Paulo, autora do livro "Perdão, a revolução que falta", conversou com o CULTURA VIVA sobre o assunto. Acompanhe!

CULTURA VIVA: Você é autora do livro "Perdão, a revolução que falta". Em linhas gerais, que poder revolucionário é esse que tem o perdão?
HELOÍSA CAPELAS: Hoje já existem estudos sobre o perdão. Eles ainda não vieram como estatísticas, mas já existem muitos estudiosos no assunto. Assim como estão estudando a felicidade estão conseguindo mapear que as pessoas mais felizes são aquelas que deixam o passado no passado, que não tem o coração magoado e que reconhecem que tudo o que lhes acontece é para o seu próprio bem, mesmo que, aparentemente, não tenha sido. Estudiosos de Harvard estão estudando e concluindo que essas pessoas são aquelas que estão apresentando um maior grau de felicidade. Na verdade, o que está sendo estudado não é o perdão, mas o estado de felicidade. E ele está cem por cento atrelado à capacidade de perdão.


C.V.: Como posso ter certeza de que perdoei de fato alguém?
H.C.: Quando nós perdoamos, sentimos uma leveza no nosso coração. E uma das dicas de como eu sei que perdoei é quando eu sou capaz de contar a mesma história sem chorar, sem tremer, sem que o meu coração se inflame, sem que passe pela minha cabeça pensamentos de que a pessoa tem que pagar por aquilo, pensamentos de desejo que a pessoa se dê mal com determinada situação. Quando você contar a história no papel de vítima ou de vingador é porque ainda existe muita raiva no seu coração. Como você sabe? Bem, o coração é leve e você conta uma história como uma história que você leu no livro: uma história triste, feliz, de sucesso, de conquista, de ultrapassar limites, de transgredir, ou seja, contar a história como você leu num livro ou assistiu num filme. Essa é a dica: se você for capaz de contar sua história como uma história é porque você perdoou.

C.V.: Em síntese, o que significa perdoar?
H.C.: Perdoar é o ato de livra-se do mal causado a você. Quando você perdoa, e é um ato de inteligência, corta a ligação com aquele que quis lhe fazer um mal ou, inconscientemente, te magoou e, ao perdoar, você tem seu o coração livre de qualquer mágoa, você se liberta e tem a possibilidade de escolher o que você vai sentir. Sem perdão, quem decide o que você vai sentir é aquele que lhe magoou. Ele lhe magoou, você aceita essa mágoa e fica com ela; a carrega anos e anos podendo acarretar doenças, depressão e até morte. Com o perdão, você não aceita essa mágoa, você concorda em viver livre e ter suas próprias escolhas; você decide se vai se magoar ou não. Isso é escolha. No entanto, agradecer significa reconhecer o bem que adveio de uma situação ou de uma pessoa; é quando você recebe algo e isso lhe impulsionou a ir para frente e motivado em fazer algo gostoso para você mesmo. É fundamental agradecer tudo o que te envolve, seja o bem, seja o mal. A gratidão é o passo que antecede o amor.  É fundamental agradecer Nesse sentido, a gratidão e o perdão caminham juntos. Se você consegue perdoar, agradeça pela sua inteligência emocional em perdoar. Tudo o que nos acontece é sagrado. Embora a gratidão e o perdão não estejam atrelados um ao outro, você pode agradecer todo bem que você viveu, independente do perdão. Se você juntar esses dois sentimentos em seu coração sua vida vai ficar muito melhor. A minha sugestão é: perdoa e agradeça por tudo que lhe acontecer.

C.V.: Quais são os benefícios do perdão?
H.C.: Existem estudos científicos que mostram os benefícios do perdão. As pessoas ficam muito mais leves e livres, mais prontas para saúde. Quando nós vivemos com mágoa ou pensamentos de vingança, de que o outro tem que pagar pelo mal que nos fez nós ficamos ligados a esse mal. Tudo o que rejeita, gruda. Cuidado ao rejeitar aqueles que lhe fazem mal porque o mal vai grudar no seu coração. E na hora que isso grudar dentro de você fica muito mais propenso a doenças: raiva, ressentimentos, vinganças, inconformismo, tudo isso gera toxinas energéticas no seu corpo, daí os germes das doenças ficam num campo muito fértil para se instalar. Já está provado que as pessoas que oram mais, que perdoam mais, que meditam mais estão livres dos germes das doenças, tem maior qualidade de vida e vivem, no mínimo, dez anos a mais.

C.V.: Que tipo de limpeza o perdão faz no interior de uma pessoa?
H.C.:Quem lhe fez mal é este que precisa de perdão. Na verdade, não é ele, mas você que precisa de perdão porque o perdão tira do seu coração mágoa, ressentimento, impotência, sensação de abandono. O perdão limpa toda sua energia emocional. O medo de ser magoado é cem por cento curado com o perdão. Então, nós precisamos perdoar quem nos faz mal porque é ele que fica com a energia do mal, foi ele quem fez. Por que nós ficamos magoados e feridos e começamos a carregar essa energia do mal conosco? O perdão nos isola dessa pessoa e corta a ligação com o algoz. Eu com o perdão fico livre de qualquer energia negativa e fico tranquilo para poder viver aquilo que eu escolho viver. É importante perdoar quem nos fez mal? Claro! Assim, deixamos de carregar o mal; este fica com quem o fez.

C.V.: Por que perdoar é tão difícil se basta apenas a pessoa se dispor a tanto?
H.C.: É porque nós temos muito medo de sermos magoados e sermos rejeitados, traídos, abandonados e, como nós já vivemos essa dor, temos muito medo de vivê-la novamente. Então, acreditamos, em nosso inconsciente, que se não perdoarmos aquela pessoa não a autorizamos a fazer novamente. Ainda temos uma fantasia completamente errada de que o ódio é muito maior que o amor e a guerra é muito mais eficaz que a paz e isso não é verdade. Claro que eu nós vamos precisar ainda de muito trabalho e muito perdão para mudarmos esse paradigma. É mais importante a raiva que nos dá proteção, e nós, por medo, não perdoaremos.

C.V.: O que é necessário fazer para ser alguém que perdoa sempre que preciso?
H.C.: Para você desenvolver atitude do perdão é fundamental que saia do papel da vitima. É importante que use a sua inteligência a seu favor e consiga compreender que nada nem ninguém está contra você, muito pelo contrário: quem atrapalha a sua vida é você mesmo. Não são as coisas que nos acontecem que nos faz mal – já contaram e já falaram isso – mas sim como lidamos com essas coisas.  Compreender que você é cem por cento responsável pelo seu comportamento e bem estar é uma atitude extremamente positiva. Autoresponsabilidade tem a ver com o perdão porque, primeiro, perdão, é uma questão de inteligência e é uma questão de escolha: eu uso a minha inteligência emocional para escolher o que é melhor para mim. E, se é melhor para mim, eu me sinto melhor fisicamente, a minha vida é mais leve, eu sou capaz de admirar a beleza, eu vejo mais cores na vida, eu ouço mais música, eu estou aberta a mais pessoas, eu converso mais com as pessoas, isto é, uma das atitudes para se sentir feliz e colocar o perdão em prática é sair do isolamento. Quando você se coloca na posição de vítima, muitas vezes se isola porque tem medo de ser magoado novamente. Ora, a mágoa não está na mão de ninguém. Pode ser sim que aquela pessoa tem a intenção de feri-lo, mas você escolhe se vai se ferir ou não. É você que escolhe como vai se comportar. Portanto, autoconhecimento: saia da sua caverna, vá conviver com as pessoas, se coloque em risco, abra-se para vida porque a vida é muito melhor de ser vivida do que nós imaginamos, do que o nosso medo permite e, com o perdão nós temos mais vontades de correr riscos, nós somos mais positivos, nós comandamos melhor os nossos pensamentos, nos abrimos mais para as pessoas, portanto, estamos mais disponíveis, pasmem, para sermos amados. Algumas atitudes úteis: positividade, autoconhecimento, abertura para o novo, escolha de pensamentos positivos e decisão de perdão.

Fotos: Divulgação




0 comentários: