'João e o Pé de Feijão' reestreia no Teatro Folha

22 maio 2018 |



O famoso conto é apresentado no palco com iluminação ultravioleta, resultando num visual encantador para as crianças

A famosa história de “João e o Pé de Feijão” é contada em teatro de bonecos com iluminação ultravioleta. A técnica cria um efeito mágico em que os manipuladores não são vistos e os bonecos parecem ganhar vida própria. A montagem com direção de Sérgio Tastaldi reestreia no Teatro Folha dia 02 de junho e fica em cartaz até 29 de julho, aos sábados e domingos, 16h.

João, diante da pobreza da sua família, é obrigado a vender sua vaquinha para comprar comida. Mas acaba trocando a vaca por feijões mágicos que germinam num pé de feijão que cresce até alcançar as nuvens.

Na sua dramaturgia, o espetáculo se apoia na delicadeza para transmitir conceitos de dignidade, coragem e justiça. “Para isso, estudamos diferentes versões da clássica história, optando por dar ao protagonista uma personalidade ingênua, ao mesmo tempo ousada, que se espelhasse na criança. Por isso o público infantil se identifica com o herói da trama em seus momentos de alegria, tristeza, medo, entusiasmo e coragem”, explica o diretorSérgio Tastaldi.

O diretor optou pelo uso da iluminação ultravioleta porque produz efeitos emocionantes e mesmo intrigantes, em que  os manipuladores, vestidos de negro, não são vistos em cena, fazendo brilhar somente os bonecos num efeito mágico. “Essa magia é ainda reforçada por efeitos visuais que normalmente são utilizados em desenhos animados”, conta.


SOBRE O DIRETOR SERGIO TASTALDI

É dramaturgo, diretor e produtor de teatro, criador de bonecos e animações. O artista também atua, manipula bonecos, além de compor trilhas sonoras e arranjos musicais.

Ministra oficinas de confecção de bonecos, principalmente com a tecnologia do látex, que domina desde 1982. Seus espetáculos já foram levados para todo o Brasil e para a Europa.

Foi diretor de arte da Rede Globo de São Paulo, de 1976 a 1978; da TV Cultura – SP, de 1978 a 1979; da Rede Bandeirantes, de 1982 a 1983; e da extinta TV Tupi, de 1971 a 76.

Foi diretor musical de shows de Jô Soares, entre 1972 e 1980; chargista e ilustrador da Folha de São Paulo, em 1978 e 1979; professor de Desenho de Propaganda da Unicamp, em 1986 e 1987; e professor de Desenho Animado em sua própria escola, de 1979 a 1982, e no MIS–SP, de 1982 a 1984.

Recebeu premiação no Festival Internacional de Cinema de Cuba com seu trabalho “Cinema Feito a Mão”, em 1988.

Promoveu o 1º Encontro Brasileiro do Cinema de Animação no MIS – SP, em 1981, e a 1ª Feira do Desenho Animado no SESC Pompéia, em 1982.

Criou o boneco Tomy, integrante do Xou da Xuxa, em 1990.

Produziu programas infantis para a TV, como, “O Bicho de Goiaba”, apresentado em Brasília pela Radiobras, em 1982; e “Capivara e Lig-o-Plug”, apresentados na TV Gazeta–SP de 1983 a 1988.

Em Florianópolis desde 1995, criou a empresa Studio Sérgio Tastaldi com Márcia Pagani. Juntos, criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições e trilhas sonoras para teatro e programas de TV.

FICHA TÉCNICA
Autoria e direção: Sérgio Tastaldi 
Elenco: Anderson Gangla e Thaiz Larizatti
Produção: Lene Venerio                  


“João e o Pé de Feijão”

Local: Teatro Folha
Estreia: 02 de junho
Temporada: até 29 de julho.
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 40,00 (setor único)*

*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Duração: 45 minutos
Classificação etária indicativa: 03 anos

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site:www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: quarta e quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 21h30; sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 12h às 20h  / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3113-3215 / 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, Owens-Illinois, LUPO, Grupo Pro Security, Andritz, Consigaz, EMS e Bain & Company.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, A Pequena Sereia”,“Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Isabela Savastano

0 comentários: