Surfista Elivelton Santos pode representar o Brasil nas Olimpíadas do Japão

10 maio 2018 |



O surfista Elivelton Santos, vice-campeão mundial na categoria Sub-18, no Equador, em 2014, nasceu para o ofício. Em setembro de 2017 participou da décima edição do Tambaba Open de Surf Naturista, realizada na praia de Tambaba, localizada no Litoral Sul da Paraíba, e suas manobras radicais garantiram ganhar a disputa na categoria Open da competição. Índio Potiguar da Aldeia Forte, em Baía da Traição, assim como a maioria dos atletas, busca patrocínio para dar prosseguimento à sua carreira. Elivelton está prestes a representar o Brasil nas Olimpíadas do Japão, em 2020. Nesse evento haverá um marco no esporte: o Surf passará a fazer parte das competições oficiais olímpicas. Mas, para o nosso índio, que conhece bem as ondas do mar, estar presente precisa de apoio de empresários e instituições.

Hoje ele concedeu uma entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA e contou um pouco de sua carreira.

Acompanhe!

 
CULTURA VIVA: Quando começou no Surf?
ELIVELTON SANTOS: Comecei surfar com 7 anos vendo os outros surfistas. Minha amiga Tininha Saulo Carvalho tinha um pedaço de prancha e, daí, começou tudo.

C.V.: Quem é sua maior inspiração no Surf?
E.S.: Minha inspiração é o Filepe Toledo porque ele tem um surf bem radicalizado e é um campeão mundial.


C.V.: Qual o maior desafio que já enfrentou no mar?
E.S.: O mar maior que já enfrentei foi no Peru cavalheiros.

C.V.: No ano passado você participou da décima edição do Tambaba Open de Surf Naturista. Como foi?
E.S.: O campeonato do Tambaba Open Surf Naturista foi top! Nunca tinha participado de um evento tão cultural e interesante. Foi show!


C.V.: O que é mais importante para você num campeonato além de vencer?
E.S.: Mais importante, para mim, seria o primeiro lugar nas competições porque a visibilidade é maior. Perder faz parte da competição. Erra uma vez, sim, mas persistir não. Quero ser um grande campeão mundial um dia. 

C.V.: Qual é a sua preparação antes de entrar no mar?
E.S.: Antes de entrar oro sempre ao Senhor. Sem Ele as coisas, os treinamento não funcionam. Me alongo antes de cair no mar porque o treinamento funcional é importante para os atletas surfistas profissionais.

C.V.: Como é sua alimentação?
E.S.: Estou melhorando a minha alimentação. Todo surfista profissional precisa de  uma boa alimentação. Sem  uma alimentação adequada o atleta não  rende. Então, tento, ao máximo, melhorar minha alimentação.

C.V.: Além do surf, pratica outros exercícios físicos?
E.S.: Faço Exercício Funcional na academia e gosto também de jogar bola com os colegas.

C.V.: Qual o próximo campeonato que vai participar?
E.S.: Minha próxima etapa será no Espírito Santo, no litoral capixaba brasileiro. Estou indo lá tentar. Seja o que Deus quiser. Estou treinando muito para esse evento, que tem grande importância em minha carreira.


C.V.: Que recado você deixa para quem está começando no surf agora?
E.S.: Espero que os surfistas que estão começando no Surf não parem e que não desistam. Sempre acreditem em cada treinamento que fizerem e nunca desistam dos seus sonhos.

C.V.: Faria algum agradecimento?
E.S.: Agradeço, primeiramente, a Deus por tudo que Ele vem me proporcionando e minha família. Agradeço ao meu treinador Beijamy Ataíde. Sem ele também não estaria aqui.

Fotos: Arquivo pessoal de Elivelton Santos

0 comentários: