Flavia Galli ministra palestra sobre os Cofres de amor dos séculos XIV e XV na Casa-Museu Ema Klabin

11 junho 2018 |


No próximo dia 16 de junho,  das 11h às 13h a  doutora em História Flavia Galli Tatsch ministra na Casa-Museu Ema Klabin a palestra “Cofres de amor dos séculos XIV e XV: narrativas a partir da materialidade e dos gestos”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/
Nos séculos XIV e XV, oficinas em Paris e Veneza produziram caixas entalhadas em marfim e osso que vinham ofertadas pelos homens às suas damas ou futuras esposas. Essas caixas, que podemos denominar de “cofres de amor”, eram muito mais do que um espaço para guardar e ordenar objetos pessoais.
As marcas neles entalhadas traziam cenas de episódios oriundos da cultura cortesã e dos mitos clássicos, sempre ligados ao amor. O  encontro irá analisar  como a materialidade desses objetos esteve intimamente ligada com a visualidade e a narrativa das histórias e como se dava a interação entre o cofre de amor e sua observadora, levando em consideração seus gestos e corpo.
Esse encontro faz parte de um ciclo de palestra “Mulher e Seus Saberes” com professores especialistas no assunto. Durante o ano, serão oferecidas onze palestras com diferentes olhares que mostram o protagonismo feminino.
Sobre a palestrante
Flavia Galli Tatsch é doutora em História pela UNICAMP e professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Tem como os principais temas de pesquisa: história e imagens, história da arte medieval, cultura visual, transferências e circulações artísticas.
Ciclo de palestras ``Mulher e seus saberes`` - Cofres de amor dos séculos XIV e XV: narrativas a partir da materialidade e dos gestos
Data: 16/06/18, sábado
Horário:  das 11h às 13h
Vagas: 30 vagas por ordem de inscrição
Entrada franca
Inscriçãowww.emaklabin.org.br 
Casa-Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São PauloTelefone (11) 3897-3232

 

0 comentários: