Exposição reúne gravuras de Francisco Goya na Caixa Cultural Rio de Janeiro

05 julho 2018 |



Loucuras Anunciadas apresenta coleção de 20 obras que revelam o período mais obscuro do artista espanhol

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 10 de julho a 7 de outubro de 2018 (terça a domingo), a exposição Loucuras Anunciadas - Francisco Goya, que reúne 20 gravuras do que é considerado o período mais obscuro e complexo da produção do artista espanhol. O projeto tem patrocínio da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal.

No dia seguinte à abertura (quarta, 11/07), às 19h, a curadora Mariza Bertoli ministrará a palestra Vida e obra de Francisco Goya no Cinema 2 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A atividade é voltada a todos os públicos e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail palestragoya@gmail.com.

A coleção exibida na mostra, também chamada de Disparates, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864. As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya e revelam visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista e crítica aos costumes e ao clero. O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publica-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.
  
A mostra apresentará duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas contará com sacos, tal como na gravura original Os ensacados (Los ensacados), que estará na exposição. A obra remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez, já que Goya perdeu a audição aos 46 anos.
“Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários, que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar ‘ensacado’. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciar loucuras?”, completa a curadora.
Acessórios, máscaras e vestuário ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para fotografias. Além disso, estarão disponíveis, ainda, espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.

Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1                                                     
Visitação: de 11 de julho a 7 de outubro de 2018
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência


- Atividades Educativas:

Programação Semana de Férias na Caixa Cultural

·         Contação de Histórias - Encontro com contos populares

Dizem que “quem conta um conto aumenta um ponto”. Verdade ou não vale a pena descobrir. Interessados em favorecer um momento lúdico, o Programa Educativo Gente Arteira oferece ao público uma sessão de contação de histórias inspiradas em contos populares.

Para todos os públicos
DATAS: 19 e 20/07
HORÁRIO: às 15h
LOCAL: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues


·         Arte circense: "Uma pirueta, duas piruetas..."

A arte circense é repleta de magia. Mágicos, trapezistas, acrobatas, palhaços e malabaristas fazem parte do nosso imaginário. Para celebramos o inicio das férias escolares convidamos as crianças para conhecer e se divertir com essa grande arte. Cambalhotas, piruetas, equilíbrio e brincadeiras de mágica serão abordadas na atividade.
PÚBLICO: Infantil
DATA: 17 e 18/07
HORÁRIO: 15 às 17h
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Atividades Educativas (realizada pela equipe do gente arteira) 

·         Pequena Gente Arteira - Vamos ao teatro da CAIXA Nelson Rodrigues?
Programa Educativo propõe uma atividade de reconhecimento do espaço do Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues a partir de músicas e poesias. Lá, abordaremos o painel em alto relevo de Carybé; o painel talhado em madeira de Ernani Macedo e Roberto Sá e, o mosaico de Freda Jardim que decora o “grande salão”. Diante deles nos encontraremos cores, formas, sonoridade, texturas e imaginação. A atividade, dividida em três momentos, propõe inserção à temática que será abordada; o desenvolvimento de processos de mediação nos espaços do teatro e, por fim, uma experimentação sensório-corporal.
PUBLICO: de 1 a 4 anos                                                                          
DATAS: 21/07
HORÁRIO: 15h
Local: Grande Salão do Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Equipe de mediadores do Programa Educativo Gente Arteira.

·         Em busca da obra de arte (explorando o patrimônio da Caixa Cultural)
Com quantos objetos de Arte se faz um centro cultural? Há objetos de arte fora das galerias expositivas? A atividade tem como objetivo apresentar com linguagem própria ao público infantil as características arquitetônicas da Caixa Cultural e suas riquezas patrimoniais com os painéis de Bandeira de Mello, as superfícies de Julio Spinozzo e outros elementos presentes no interior da CAIXA Cultural.

Para todos os públicos
Classificação: Crianças a partir de 5 anos
DATAS: 07/07 e 14/07
HORÁRIO: 11h e 16h

·         Ateliê Criativo

Atividade pensada tanto para o público espontâneo da Caixa Cultural quanto para o público agendado, essa ação propõe um espaço de experimentação artística nas suas múltiplas linguagens (música, literatura, artes visuais, cinema, entre outras). Essa ação almeja desenvolver a criatividade do público, sempre trabalhando algum conceito encontrado na exposição em cartaz na Caixa Cultural.

Para todos os públicos
Classificação: Crianças a partir de 5 anos
DATAS: todos os sábados
HORÁRIO: 14 às 18h


Para o agendamento de sua visita, preencha o Termo de Agendamento em anexo com as informações solicitadas e nos envie por e-mail. 

Foto: Internet



0 comentários: