Saúde comemora Dia do Psicólogo, em Macaé

22 agosto 2018 |



Para celebrar o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Hospital Público Municipal (HPM), irá realizar no dia 29 uma série de palestras no anfiteatro do Centro de Estudos do HPM.  

O evento é voltado para profissionais das áreas de saúde e educação. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 28 pelo do telefone 2773-0061, ramal 2010, de 7h às 18h ou pelo e-mail eventopsicologiahpm@bol.com.br.

De acordo com a Coordenadora do Serviço de Psicologia do HPM, Adalziza Borges, o objetivo é destacar a importância do trabalho do setor, trazendo alguns recortes das atuações do serviço de psicologia e seus efeitos, tanto no hospital como na rede de saúde do município. "Vamos mostrar a interdisciplinaridade do serviço para trazer benefícios aos nossos usuários", disse Adalziza, esclarecendo que os temas abordados estarão em torno da criança, pois é preciso observar os sinais de riscos no período de zero a três anos, quando a constituição psíquica do sujeito está em elaboração. Esse método é denominado de intervenção precoce pela Organização Mundial da Saúde.

Para abordar este assunto, foi convidada uma profissional com experiência com a “Clínica com Bebês”, tanto na rede privada como na pública, a psicanalista Maria Prisce Chaves, que dará um curso sobre o tema para pediatras, residentes em pediatria e todos os profissionais que compõem a equipe multiprofissional.

Será mostrada ainda a importância do sintoma da criança, como um pedido de socorro, para pontuar algo que não vai bem tanto no corpo como no psíquico. Serão abordadas situações, fragmentos de casos e as contribuições do serviço de psicologia na urgência e emergência de cada caso.

Na parte da tarde será abordada a questão das crianças em situação de abrigo, apresentada pela Doutoranda Monica Henriques, que ainda vai falar sobre a Passagem ao Ato e o Crime.

Outros temas são os envolvimentos do corpo clínico em situações de risco dos usuários e cuidar de quem cuida, um trabalho baseado na dissertação de mestrado da psicanalista Camila Butinholli.

As psicanalistas Camila Butinholli e Ana Cristina Fontes Vieira serão as mediadoras das mesas de trabalho.

Confira a programação completa:

Dia 29 de agosto:
8h30 - Recepção aos participantes;
9h - Abertura de boas-vindas pela diretora técnica do HPM, Maria Claúdia Galizza;  
9h10 - Abertura dos trabalhos pela Coordenadora do Serviço de Psicologia do HPM, Adalziza Borges;

Mesa 1 – 9h30 a 11h30.
Tema: Sofrimento psíquico e indicadores de risco: 0-3 anos.
Palestrante: Maria Prisce Chaves, psicanalista, mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Gestora Materno-Infantil -Fiocruz, Coordenadora do Programa de Humanização do Nascimento do Município de São Gonçalo-RJ.

Mesa 2 – 11h30 - 12h.
Tema : Serviço de psicologia na emergência: o sintoma da criança convoca a uma leitura. 
Palestrante: Adalziza Borges - Psicóloga do HPM, psicanalista.

Mediadora: Camila Butinholli.
Psicóloga do HPM – Macaé-RJ, Psicanalista, Mestranda em Saúde Mental-IPUB.

Mesa 3 – 14h -15h.
Tema: As Crianças Mal Acolhidas e sua Pulsão de Morte – fenômenos de Cutting do Abrigo.
Palestrante: Monica Henriques, psicóloga do ambulatório da saúde mental e atuante no Cemaia, mestre em psicanálise, doutoranda pela Universidade Católica de Pernambuco, com a tese "O que faz o Sujeito Cometer um Crime – A passagem ao Ato e o Crime".

Mesa 4 – 15h -16h.
Tema: O Corpo Clínico nos momentos críticos de vida – o que o serviço de psicologia tem a contribuir.
Palestrante: Camila Butinholli, psicóloga do HPM, psicanalista, Mestranda em Saúde Mental-IPUB.
Mediadora : Ana Cristina Fontes Vieira, psicóloga do pronto-socorro do bairro Aeroporto – Ambulatório e Emergência  Psiquiátrica - Macaé-RJ e do CAPS de Quissamã.

Texto: Genimarta Oliveira
Foto: João Barreto - Arquivo Secom


0 comentários: