'Feio – O Musical do Patinho' estreia no Teatro Folha no dia 02 de março

26 fevereiro 2019 |



Um dos contos mais consagrados de Hans Christian Andersen é adaptado em formato de comédia musical
  
O Grupo Artemis de Teatro estreia no Teatro Folha a peça “Feio – O Musical do Patinho” baseada no conto O Patinho Feio, deHans Christian Andersen. A adaptação em formato de comédia musical será apresentada de 02 de março a 28 de abril, aos sábados, domingos e feriados às 17h30.

A peça conta a história de Feio, o patinho que é visto como ridículo e estranho por ser diferente dos demais. Desde o momento em que o Feio sai do ovo, seu pai e seus irmãos não o aceitam como parte da família. O Patinho Feio precisará enfrentar os perigos do mundo, o que o leva a e entrar em contato com seus sentimentos mais profundos e encontrar sua beleza interior, sempre de forma leve e divertida.

Ganhador de cinco prêmios no Festival Nacional de Guaçuí–ES, o espetáculo está recheado de músicas e personagens engraçados. O diretor Rafael de Castro conta que a peça é atual porque a história do Patinho Feio é perfeita para tratar debullyingDiscutir questões atuais de forma lúdica com o objetivo de gerar reflexão é o que move a montagem. Por meio das relações do Patinho com seus irmãos e pai ou mesmo com a Gata e seu mundo de fantasias, a criança pode refletir sobre atitudes em seu ciclo de amizades que podem machucar outras pessoas”.

Rafael explica ainda que a montagem, através do universo fantástico das personagens, fala com os adultos, alertando sobre o perigo de não se compreender os sinais de quem precisa de apoio. “A peça para os adultos é um bom lembrete para os que se preocupam com o desenvolvimento daqueles que estão sob sua proteção. Além do bullying, o valor da família e a vivência em comunidade são exaltados”, diz.

“Feio – O Musical do Patinho” diz que a “beleza é relativa” e também valoriza a autoestima. Vivemos em um mundo em que a grande maioria das pessoas busca se enquadrar num padrão de beleza, o que pode ser nocivo. Por isso a montagem mostra que a beleza está nas ações, nos pequenos detalhes e não apenas na estética física. “Quando acompanhamos a trajetória do patinho, vemos que mesmo com todas as dificuldades ele não deixa de acreditar, segue de cabeça erguida e encontra seu lugar que esteve sempre ali”.

Sobre o Grupo Artemis de Teatro

O Grupo Artemis de Teatro iniciou suas atividades no ano 2000, apresentando “Hércules – A força de um mito”. Em 2001 apresentou “As Troianas – O Espírito de Tróia”. Por meio do projeto Leia Brasil, o grupo apresentou seu primeiro espetáculo para crianças: “A Ópera dos Bichos”.

Em 2002 o grupo produziu “Clarão nas Estrelas”, de Vladimir Capella. Depois, em 2004, apresentou “O Médico e o Monstro”, baseado no clássico de Robert Louis Stevenson.

O currículo do grupo também inclui as montagens “Aida – O Musical”, “A Rainha da Neve – O Musical” e “A Flauta Mágica”.

FICHA TÉCNICA

Elenco: André Lau (Feio), Nina Rodrigues (Gata), Jason Martins (Zé),  Stefani Dourado (Cida) e Márcia Oliveira (Maria)
Manipulador/Graça/Coro: Thaís Morais
Manipulador/ Gansonel/Coro: Valmir D’Fiama
Manipulador/Dora/Coro: Daniela Maciel
Manipulador/Clara: Thaís Pereira
Preparação Vocal: Vitor Pretti
Coreografias: Arthur Rozas
Design de Luz: Robson Bessa
Sonoplastia: Felipe Rodrigues
Cenografia e Indumentária: Grupo Artemis de Teatro
Direção Geral: Rafael de Castro

”FEIO – O MUSICAL DO PATINHO”

Local: Teatro Folha
Estreia: 02 de março
Temporada: até 28 de abril
Apresentações: sábados e domingos, às 17h30. Sessões extras nos feriados e emendas de feriados: 04 e 05/03; 19/04.
Ingresso: R$ 40,00 (setor único) *

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de 4 anos

*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda e terça-feira, das 14 h às 16 h; quarta e quinta-feira,  das 14h às 21h; sexta-feira, das 14h às 21h30; sábado, das 12h às 23h59; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística e comercial de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”,“A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Ivan Stieltjes


Adaptação de 'O Pequeno Príncipe' estreia dia 9 de março no Teatro Folha

|



Montagem mistura presença de atores com bonecos e utiliza técnica de teatro com luz negra para encantar crianças e adultos

O espetáculo para crianças “O Pequeno Príncipe” estreia no Teatro Folha numa encenação que integra o trabalho de ator com manipulação de bonecos e técnicas de teatro com luz negra. Adaptada e dirigida por Ian Soffredini, a peça estreia dia 09 de março e será apresentada aos sábados, domingos e feriados às 16h.

A peça é uma adaptação da obra homônima escrita pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943. O livro se tornou um clássico da literatura universal, traduzido em mais de 220 idiomas e dialetos.

O Pequeno Príncipe mora no asteroide B-612 com uma rosa, baobás e três vulcões. Um dia ele pega carona numa revoada de pássaros e vai conhecer novos mundos e pessoas. Depois de passar por diversos planetas e conhecer inusitados personagens, como, o Rei, o Homem de Negócios e o Vaidoso, acaba caindo no planeta Terra, em pleno deserto do Saara. Na Terra conhece o narrador, que coincidentemente sofreu uma queda de avião no mesmo local.

O diretor Ian Soffredini conta que ao adaptar a obra literária preservou ao máximo as imagens poéticas sugeridas pelo autor e concentrou o foco  em criar uma ação dramática, fortalecendo, assim, a narrativa da peça. “O livro começa contando a história do aviador e depois conta a história do Pequeno Príncipe. Eu fui direto à história do Pequeno Príncipe, destacando a ação e o que acontece com ele. O primeiro ato mostra a viagem do personagem pelos planetas. O segundo ato mostra as experiências dele na Terra”, explica o diretor.

A equipe encena o texto destacando a sensibilidade e a visão poética sobre a vida e as relações, que é um dos pontos fortes da obra de Saint-Exupéry. A montagem leva o conteúdo da obra para um mundo de sonho e fantasia, por meio de uma estética visual rica, colorida, capaz de despertar a imaginação das crianças e emocionar aos adultos. Assim como a obra literária, a peça se comunica com o público de todas as idades.

Ian Soffredini conta que a mistura de linguagens – interpretação, manipulação de bonecos, objetos e formas inanimadas e luz negra - foi experimentada de maneira a reforçar o significado de cada cena e ressaltar a função de cada personagem da peça.

SOBRE A EQUIPE CRIATIVA

Ian Soffredini - Adaptação e Direção 

Ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral, Ian Soffredini atua profissionalmente na área teatral desde 2006, participando em sua trajetória de mais de trinta produções teatrais. É diretor artístico do Teatro dos Arcos.
Ian é credenciado pela City University London, pelos estudos concluídos na Academy of Creative Training, de Brighton, e na Arts Educational School London.

Atuou nos espetáculos “A Minha Primeira Vez” e “Cinderela”,  com direção de Isser Korik; “A Bela Adormecida”, com direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e “Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena reflexão cômica” – com texto, direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini; “Nunca Se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio Torres. Em parceria com o Grupo XPTO, adaptou e interpretou “Romeu e Julieta”, apresentado no Festival Internacional de Teatro de Objetos, promovido pelo SESI. 

Mais recentemente idealizou e foi o curador dos projetos Berçário Teatral e Mostra Espontânea, realizados no Teatro dos Arcos.

Sidnei Caria  - Direção de Arte

Cursou Artes Cênicas pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas entre 1983 e 1985. Em São Paulo, conheceu o grupo XPTO do diretor Osvaldo Gabrieli, onde participou do desenvolvimento da linguagem do grupo como assistente técnico e ator entre 1986 e 2002. Neste período o grupo criou espetáculos reconhecidos pelo público e pela crítica: “Coquetel Clown”, “Babel Bum”, “O Pequeno Mago” “Buster, o enigma do Minotauro”, ganhando mais de 30 dos mais importantes prêmios do Teatro Brasileiro e participando de diversos festivais no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa.

Em 1993 montou a Cia Teatro de Papel, em parceria com Anie Welter e Sergio Serrano, onde desenvolveu a linguagem própria de cenografia e figurinos, utilizando materiais recicláveis. Este trabalho lhe rendeu os prêmios APCA, Mambembe, Coca-Cola Panamco de melhor figurino, cenário e pesquisa de linguagem além de outras indicações.

Coordena o grupo Maracujá Laboratório de Artes desde 2005, realizando trabalhos na área de criação e confecção de adereços, bonecos, figurinos e cenários. O Grupo Maracujá tem em seu repertório os espetáculos “As Aventuras de Bambolina” (que lhe rendeu o Prêmio APCA de melhor ator e o Prêmio Coca-Cola Femsa de Direção, em pareceria com Beto Andretta), “Rabisco - um cachorro perfeito” (prêmio Coca Cola Femsa de Melhor Texto Adaptado), “O Buraco do Muro”, “Nerina, a ovelha Negra”, que ganhou o prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo Infantil de 2017, entre outros.

Preparação de atores e Manipulação de Bonecos – Wanderley Piras

Ator e bonequeiro, diretor e arte-educador, especializado em cultura popular e manipulação de bonecos e objetos. Fundador e diretor artístico da Cia. da Tribo desde 1996, também trabalha com o grupo Pia Fraus como ator e diretor desde 2002. Dentre outros ganhou prêmios de Melhor Ator Infantil e Melhor Diretor Infantil. Também é diretor do projeto BuZum!

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Ian Soffredini (baseado no livro de Antoine de Saint-Exupéry)
Elenco: Enrico Verta, Luiza Arruda, Mari Williams, Nathalia Kwast, Patrick Aguiar, Rafael Rilo e Tita Azevedo
Direção de Arte: Sidnei Caria
Cenografia, Figurinos, Bonecos e Máscaras: Sidnei Caria, Silas Caria e Tete Ribeiro
Costureira: Cidinha André
Direção de Manipulação de Bonecos: Wanderley Piras
Música Original: Ricardo Severo    
Fotografia, Produção Executiva e Administração: Will Siqueira
Desenho de Luz: Diego Rocha
Assessoria de Imprensa: Claudio Marinho 
Coordenação de Marketing: Emanoela Abrantes 
Criação Gráfica: Marjorie Costa 
Mídias Sociais: Pedro Tavares 
Equipe Técnica: Jardim Cabine
Realização: Dulion Participações e Serviços Teatrais LTDA.

“O PEQUENO PRÍNCIPE”
Local: Teatro Folha
Estreia: 09 de março
Temporada até: 25 de agosto. Sessões extras dias 19/04, 01/05, 20 e 21/06
Apresentações: sábado e domingo, às 16h
Ingresso: R$40,00 (setor único) *

Duração: 50 minutos
Classificação etária: 03 anos 

*Valor referente a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda e terça-feira, das 14 h às 16 h; quarta e quinta-feira,  das 14h às 21h; sexta-feira, das 14h às 21h30; sábado, das 12h às 23h59; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”,“A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Will Siqueira

Comédia 'Coração Safado' está de volta no Teatro Santo Agostinho

|



Com texto de Ronaldo Ciambroni e direção de Kaká de Lyma, Coração Safado  é uma comédia de situação que entrelaça os personagens a partir de um transplante cardíaco. Depois de grande sucesso em 2018, volta em cartaz, todos os sábados, às 21 horas, no Teatro Santo Agostinho, até dia 30 de março de 2019.
Após sofrer infarto, Safira recebe a doação do coração de Danilo, um conquistador barato, que morreu de congestão com a amante na cama de um motel.
A partir daí, tem início uma série de situações e fatos inusitados e hilários entre os personagens (doador, transplantado, esposa e amante) e a confusão estará armada!
Serão 60 minutos de diversão garantida!
Elenco: Kaká de Lyma, Kátia Roberta, Rogério Moretto,Kamila Bielawski e Allê Santy.

Espetáculo “Coração Safado”  
Teatro Santo Agostinho
Rua Apeninos, 118 – Liberdade – 11.  3209-4858
Duração:80 minutos 
Capacidade: 690 pessoas
Sábados 21:00hrs
R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).
Estacionamento conveniado ao lado do teatro.
Temporada: até 30.de março
Classificação: 12 anos.  
Foto: Divulgação


Marinha do Brasil abre inscrições para Aprendiz de Marinheiro

02 fevereiro 2019 |

A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para Aprendiz de Marinheiro. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e menos de 22 anos até 1º de janeiro de 2020. A inscrição vai até o dia 13 de fevereiro.


Confira os detalhes: