Mágico Brunno e suas aventuras na profissão

24 dezembro 2020 |




E, para quem creditou, a vida virou mágica! Ou, pelo menos, o cotidiano passou a ser regido por ela e se tornou uma profissão. Como cada ato da existência tem um curso, para Brunno Brasiliense, 25 anos, de São Paulo, não foi diferente. Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA hoje, o jovem relatou um pouco de sua história e experiências vividas no “mundo mágico”.


Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: O que te levou a seguir o ramo da mágica?

BRUNNO BRASILIENSE: Quando eu era muito pequeno, com um aninho de idade, meus pais se separaram e eu comecei a ir muito para a casa da minha avó paterna. Sem ter muito o que fazer lá, ela colocava fitas VHS para eu assistir de um tio meu mágico há muitos anos e eu comecei a gostar. Depois disso, comecei a ganhar kits de mágicas como presentes no fim de ano , aniversários e mágicas usadas que meu tio me dava. Na minha infância assistia muito a Eliana, que sempre apresentava mágicos em seu programa, como Mister M, grupo Oriental Magic Show, Lipan Junior, Edson Wiassaki, além de assistir aos episódios do “X Tudo” na TV Cultura, que ensinavam mágicas simples. Eu adorava! Com o passar do tempo, comecei a me dedicar pesquisando na internet, revistas, bibliotecas e tudo que eu encontrava sobre mágicas. Com 14 anos comecei a fazer meus shows em festas. O que me levou a seguir nesse ramo é fazer o que eu gosto e ter o reconhecimento das pessoas com meu trabalho. Adoro o que faço, nunca fiz por dinheiro e, sim, pelo amor à arte mágica.

 

C.V.: Antes da mágica chegou a trabalhar em outros ofícios?

B.B.: Antes da mágica não, pois eu já comecei a gostar muito novinho, mas, durante o meu crescimento, sim. Sempre gostei de me comunicar e não sou muito de ficar parado. Pelo fato dos meus shows serem mais aos fins de semana, procurava desenvolver outras funções de segunda a sexta-feira. Faço isso até hoje a fim de levantar uma grana para comprar mais mágicas. 

 

C.V.: Já fez muitos cursos para aprimorar suas técnicas?

B.B.: Sinceramente, não. Até mesmo porque os cursos disponibilizados para venda na internet são muito fracos. Já comprei muitos DVD's e participei de diversas conferências. Isso me ajudou muito.

 

C.V.: Em sua opinião, por que a mágica surpreende tanto as pessoas, independente da idade?

B.B.: Quando bem-feita, a mágica surpreende qualquer pessoa. É uma arte rica, que envolve diversos elementos, como a dança, teatro, raciocínio, lógica, comunicação, etc. Em minha opinião, ser mágico é uma das profissões mais complexas que existe. São vários artefatos que fazem a "mágica" acontecer; não é, simplesmente, ter um baralho no bolso. Surpreende, pois, durante uma apresentação de mágica, é o momento que a pessoa tem de se desligar do mundo real, dos problemas e se deixar levar pelo momento. 

 

C.V.: Qual mágico famoso que te fascina?

B.B.: Durante esses meus 11 anos de carreira, conto nos dedos da minha mão as amizades que tenho no meio mágico. Isso fez com que eu não tivesse muita admiração por diversos mágicos, justamente por saber como é o meio. Claro que, internacionalmente, existem vários artistas fantásticos como David Cooperfield, que eu tenho o sonho de conhecer pessoalmente; Hans Klok; Gustavo Lorgia; Vik e Fabrini são artistas famosos que me fascinam. No Brasil, gostava muito de um mágico chamado Dossell, principalmente do jeito que ele me tratou quando eu era mais novo, foi muito simpático comigo . Ele faleceu de câncer, mesmo eu, praticamente, não ter tido contato nenhum com ele, senti muito, pois foi um cara que contribuiu muito para a arte . Lembro quando eu assisti, presencialmente, a uma apresentação dele quando eu tinha uns 15 anos, em um encontro mágico, me arrepiei da cabeça aos pés. O olhar dele, a postura, os trejeitos, enfim, ele tinha um jeito único e tinha uma simplicidade fora do comum. Isso me mostrou que a gente precisa fazer bem feito e ser simples. Fama não quer dizer nada.


 

C.V.: Já teve experiência de trabalho em muitos circos?

B.B.: Infelizmente, nunca me apresentei em circo até por falta de tempo por ter focado a minha carreira em festas familiares, escolas e eventos, mas morro de vontade. Adoro circo, tem uma frase que diz que o circo é o único lugar que a gente pode sonhar de olhos abertos. O contato mais próximo que eu tive da vida circense foi quando recebi o convite para ser um dos mágicos de uma empresa chamada Circo Show.Trabalho com eles em diversos eventos. A partir daí, veio essa minha formatação com espetáculos maiores, onde comecei a trabalhar com vários artistas, como malabaristas, contorcionistas, palhaços, onde fazemos um show circense. Mas, nunca me apresentei debaixo de uma lona, em um picadeiro... Quem sabe, em breve!

 

C.V.: E em escolas, empresas e eventos como é a aceitação do público?

B.B.: Maravilhosa! Falo que meu anjo da guarda sempre anda do meu lado, pois é impressionante como as pessoas me tratam e me recebem muito bem por onde passo. Às vezes, fico até sem jeito! Creio que isso se dá pelo meu histórico, meu currículo profissional e maneira de ser. Aqui, em São Paulo, às vezes, chego nos lugares e as pessoas me reconhecem ou já me viram em algum lugar. Fico muito feliz por isso!

 

C.V.: A mágica é uma profissão rentável hoje?

B.B.: Sim, mas, em minha opinião, já foi melhor. A internet deu muita voz a quem não tem o que dizer, facilitou muita coisa. Quando comecei aos 14 anos com meus shows era mais difícil comprar efeitos de mágica e ter acesso a materiais para consulta. Hoje é tudo muito fácil e isso fez com que qualquer um possa ser "mágico". Isso já me incomodou mais. Hoje não ligo muito, pois o sol nasce para todos. O que me deixa triste é a maneira como tratam a mágica que, para mim, é a rainha das artes, a prostituição da profissão. Muitos fazem de qualquer jeito, pelo dinheiro e isso vai queimando o segmento e criou muitos mágicos ruins. Porém, meus clientes me contratam, pois enxergam valor e não preço no meu trabalho. Trabalhar com eventos é um bom ramo, com altos e baixos, mas vale a pena.

 

C.V.: Durante esse período de pandemia do coronavírus como ficou seu trabalho? Prestou muito serviço online? 

B.B.: Prestei sim. Em março, quando tudo começou, tive inúmeros shows cancelados. Sugeri para os clientes que, ao invés de cancelar, remarcassem ou fizessem online e deu certo. Tive que me “virar nos 30”,  me adaptar e aprender a trabalhar me apresentando online, o que era muito raro acontecer. Porém, hoje meus orçamentos são mais para eventos presenciais. Foi uma onda que passou. Creio que as pessoas estão cansadas e querem voltar ao que era antes. Neste último final de semana tive três shows, todos presenciais. Eu adoto todos os protocolos de segurança, como máscara, álcool em gel e distanciamento. 

 

C.V.: No dia 31 de janeiro comemora-se o Dia do Mágico. O setor tem muito o que comemorar?

B.B.: É muito bom saber que a sua profissão tem um dia para que as pessoas possam lembrar de você. Porém, aqui no Brasil, muitas pessoas não sabem deste dia. Em minha opinião, isso é culpa dos próprios mágicos que não se valorizam, não se dão o trabalho de prezar pelo seu nome. Creio que a comemoração é mais individual mesmo. 


 

C.V.: Que futuro prevê para a mágica?

B.B.: Olha, posso responder pelo futuro do mágico Brunno, pois a mágica sempre vai existir. Eu só tenho que agradecer e sinto que estou em um caminho que deu certo . A mágica me trouxe muitas conquistas pessoais e profissionais, conquistas que pessoas demoram anos para conseguir. Já aconteceu diversas vezes de eu ficar o dia inteiro sem comer, pois saia de um show e ia para o outro e sou muito grato por isso. É você provar para as pessoas que o que você faz é eficiente, é incrível é  fazer de coração porque gosta do que faz e que isso muda a vida das pessoas. Me desliguei dos mágicos principalmente aqui de São Paulo. Não me importo com o que falam ou pensam de mim. A vida me ensinou que o nosso tempo é raro e ele deve ser dedicado a quem merece a nossa atenção. Me dediquei às pessoas que me deram oportunidades, que acreditaram em mim, das diversas famílias que conheço, crianças que viram fãs, que me abraçam e que torcem pelo meu sucesso.

 

C.V.: Quais são suas redes sociais?   

B.B.: O Instagram @brunnomagico, a página no Facebook “Mágico Brunno”, o Youtube “Mágico Brunno” e o site www.magicobrunno.com.br. Também tenho como contato o Whatsapp (11) 98502-5855.

 

Fotos: Divulgação

 


Beca Milano faz venda especial de Natal e reúne personalidades em São Paulo

22 dezembro 2020 |

 


A top confeiteira Beca Milano, dos programas Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil, recebeu amigos para sua venda especial de Natal no último sábado (19). Em parceria com o florista André Pedrotti, o evento aconteceu na loja física da We Flores e reuniu diversas personalidades, dentre elas, o estilista Lucas Anderi e o empreendedor, Donny De Nuccio.
Reconhecida por suas criações saborosas de bolos com designs arrojados e inovadores, a chef está com uma produção especial de releituras refinadas de receitas natalinas tradicionais. O clássico panetone recebe novos sabores, assim como o popular chocotone, que se torna ainda mais apetitoso com o toque de Beca.



Sobre Beca Milano


A chef confeiteira Beca Milano é um fenômeno entre crianças e adultos. Com seu jeito meigo, cheio de bom humor e muita doçura, ela vem cativando o público nos programas Bake Off Brasil - Mãos na Massa e Fábrica de Casamentos, ambos do SBT. Natural de Curitiba, no Paraná, a jovem chamou a atenção na primeira temporada do programa "Fábrica de Casamentos", onde era responsável por desenvolver os bolos de casamento com a missão de surpreender em cada episódio. Sua participação foi sucesso e abriu as portas para uma nova empreitada, ser jurada do programa que sempre foi fã, Bake off Brasil - Mão na Massa. Desde então vem emendando vários trabalhos consecutivos na emissora.



Acesse as redes sociais:


Instagram @becamilano | Facebook @becamilano

 

Foto: Divulgação


Rodrigo Frassini e a arte que alimenta grande público, em São Paulo

|

 


Nascer para o ofício e fazer dele uma arte que satisfaz a um grande público. Esse é o cotidiano do chef Rodrigo Frassini, em São Paulo. Seus pratos fazem muito sucesso no local e hoje concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA.

 

Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: Como foi seu início na carreira como chef? Fez algum curso de especialização ou aprendeu praticando?

RODRIGO FRASSINI: Comecei na gastronomia em 2010. Não sou formado, mas estudo muitas receitas e pratico fazendo as receitas.

 

C.V.: Qual a sua maior preocupação quando vai preparar uma receita?

R.F.: A preocupação maior é saber se o cliente vai ficar satisfeito com aquilo que foi servido a ele.


C.V.: E quando a receita é nova? Algo já deu errado alguma vez?

R.F.: Toda receita nova pode dar errado.

 

C.V.: Sua especialidade são somente os pratos salgados ou os doces também fazem parte do seu cardápio?

R.F.: Trabalho somente com salgados.


C.V.: Qual o prato que mais saiu nesse período da pandemia?

R.F.: Nessa pandemia saiu muita carne defumada e baião de dois. Ambos os pratos foram servidos juntos, e pediram bastante.


C.V.:  E, por falar em pandemia, esta afetou muito seu trabalho? 

R.F.: Afetou muito, pois eu trabalho com eventos.


C.V.: Como você lida com a concorrência?

R.F.: Para mim, não existe concorrência. A concorrência serve para você buscar ser melhor que o outro; meu maior concorrente é meu amigo e sempre que crio algo novo ele quer fazer melhor e vice e versa.


C.V.: Além da comida você também prepara sucos? Quais os mais solicitados?

R.F.: No restaurante sai muito suco de laranja.


C.V.: Onde o público pode saborear seus pratos em São Paulo?

R.F.: Hoje estou à frente do Homer bebidas em Osasco. Lá você pode provar algumas receitas. 


C.V.: Além do seu espaço físico, as pessoas podem contratar seu trabalho e você ainda faz entrega. Quais são os seus contatos?

R.F.: Sim, meu trabalho é chamado “Cozinha Show”, onde as pessoas me contratam para cozinhar para elas em todo tipo de evento. Não estamos fazendo entregas no momento. Pode me achar no Instagram @rodrigofrassini e no Facebook “Chef Rodrigo Frassini”.


Foto: Divulgação

 


Adilson Bopsin e o sucesso do programa ‘Brasil Gospel’

12 dezembro 2020 |

 


O apresentador do programa “Brasil Gospel” exibido pela emissora de TV Com Brasil, Adilson Bopsin, sempre foi um batalhador e, através do seu esforço em todas as atividades profissionais que já desempenhou, alcançou grandes conquistas. “Aos 13 anos saí da cidade de Maquiné para estudar em Osório (ambas cidades do Estado do Rio Grande do Sul). Me formei aos 17 anos em Técnico Contábil e em Administração de Empresas. Nessa época, construí uma fábrica de doces, onde trabalhei até meus 34 anos. Posteriormente, me tornei gerente comercial de uma empresa de equipamentos, na qual tive a oportunidade de conhecer o Brasil, América Latina e a Europa”, contou. 

 

Em 1999, o apresentador tornou-se evangélico, em meio a grandes dificuldades de saúde e questões financeiras. Em maio do mesmo ano, foi batizado nas águas no município de Capão da Canoa. “Lembro-me bem de que um louvor mudou a história da minha vida, ‘Quando Deus se Cala’”, recordou. “Eu congregava em uma igreja extremamente humilde, mas com muitos irmãos que louvavam a Deus. Nessa época, minha empresa fazia propaganda em uma emissora. Lá tive a oportunidade de conhecer e entender como funcionava a produção de um programa de TV. E falei comigo mesmo: ‘um dia levarei estas músicas com mensagens às casas das pessoas através de um programa de televisão’, já que se uma música mudou o rumo da minha vida, com certeza, mudaria a vida de muitas outras e, assim também, cumpriria promessas na vida dos irmãos que louvassem e adorassem a Deus”.

 

A Comunicação dá os primeiros passos

 

Oito anos se passaram, até que, num dia, já morando em Novo Hamburgo, Bopsin resolveu se dedicar a essa questão e, logo, procurou orientações de especialistas da área. “Contatei a ‘TV Ulbra’, onde através de uma produtora consegui realizar o programa-piloto, do que se tornaria o sucesso que é o programa ‘Brasil Gospel’. Após a efetuação do piloto, esmiucei diversas emissoras com o intuito de conseguir um espaço. Todavia, com o alto custo, tornou-se inviável a produção, pelo menos naquele momento. Como tudo tem o seu próprio tempo, lá, desisti. Mas, o sonho permanecia de pé”, relatou.

 

Ao passar alguns anos, Bopsin deslocou-se da grande cidade para Maquiné, sua cidade natal, onde se tornou agricultor e, ainda assim, continuou como gerente comercial por mais três anos. “Período em que, na vida ministerial, em setembro de 2014, fui consagrado a pastor pela igreja Evangélica Assembléia de Deus Internacional”, disse.

 

Depois de muito tempo com o projeto do programa de TV engavetado, Bopsin, agora pastor, chegou a pensar que nada mais iria acontecer. “Contudo, toda promessa tem seu tempo e, um dia, Deus falou comigo através de um profeta, que havia chegado a hora de executar o tão sonhado projeto”, revelou.

 

Os dias foram passando e, ao abrir sua página no Facebook, apareceu seu amigo Ângelo Galiardo que, segundo o apresentador, depois de uma conversa, acabou lhe falando a respeito da “TV Litoral”. Ao mencionar o programa, imediatamente, Galiardo lhe pediu que enviasse o piloto que fizera há 12 anos. “Encantado com o programa, o mesmo não poupou esforços para ter a novidade em sua programação”, destacou. 

 

O “Brasil Gospel” no ar

 

Bopsin contou que, quando gravou o primeiro programa para ir ao ar, teve muitas dificuldades. “Mas, aí veio o segundo, terceiro, quarto programa... E aí Deus foi preparando ao mesmo tempo em que nos moldava”, detalhou. 

 

E a história não parou por aí. “Seis meses depois, Deus continuou falando que o programa ainda seria maior, foi quando surgiu a ‘Com Brasil’ na história. Pensei: ‘um programa em rede nacional justo em horário nobre, aí seria loucura!”. (risos)

 

No entanto, em março de 2020, Bopsin e sua equipe fecharam contrato com a emissora para exibição do programa para todo o país conseguindo, assim, colocar o programa à disposição de 50 milhões de brasileiros. “Nesse meio tempo, a chegada da pandemia, causada pelo COVID-19, fizera com que perdêssemos nossos patrocinadores. Mesmo diante das dificuldades, Deus levantou os nossos ‘Valentes’, pessoas nas quais ajudam a manter nosso programa ativo. Seguimos firme, levando a mensagem de Cristo através do louvor e dando voz a cantores amadores e profissionais”, finalizou o pastor voluntário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Maquiné (RS).


Foto: Divulgação


Baby do Brasil e cinema ganham destaque no Metrópolis desta sexta-feira (11/12)

08 dezembro 2020 |

 


Metrópolis desta sexta-feira (11/12) recebe, via telão, a cantora Baby do Brasil. Com novo visual, Baby fala sobre seu show e a reedição do livro Caminhos de Santiago, lançado há 25 anos, além de preparar disco de inéditas para o primeiro semestre de 2021. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., o programa vai ao ar na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e aos domingos, a partir das 20h.

Com o tema #Cinéfolis, especialmente para os amantes da sétima arte, o Metrópolis apresenta conversas leves sobre curiosidades a respeito do que acontece por trás das câmeras durante a produção e filmagem de longas. O bate-papo com o cineasta Kleber Mendonça Filho foca no lançamento do livro Três Roteiros, no qual traz aspectos da produção criativa de roteiros de filmes recentes que retratam a realidade política e social do Brasil - Bacurau, Aquarius e Som ao Redor.

 


Diogo Mattos, um dos criadores da página do Instagram Sabe Aquela Cena, conta a proposta do perfil que reúne fotografias de cenas de filmes, clipes e séries sobrepostas ao cenário onde foram gravadas, como É Proibido Fumar, O Beijo da Mulher Aranha, Sintonia, entre outros. A edição traz ainda um making of na rua de uma das gravações do coletivo.   

 

Foto1: Victor Affaro  

Foto2: Divulgação

 


 De 7 a 13 de dezembro, a SESI-SP Editora estará na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo para apresentar os últimos lançamentos e promover lives, com participações de autores no Salão de Ideias e na Arena Virtual. Neste ano, o evento, será totalmente digital e gratuito, conectando livros e pessoas.

Fernanda Takai, autora do livro O cabelo da menina, abre a programação da SESI-SP Editora no dia 7 de dezembro, primeiro dia da Bienal Virtual do Livro de São Paulo. O encontro virtual será sobre “Literatura infantil e fortalecimento da identidade”, às 10h, no Salão de Ideias. O livro será pano de fundo para uma abordagem sobre temas da sociedade na literatura infantil. O bate-papo será conduzido por Evelyn Ruani de Souza, bibliotecária da rede SESI-SP de ensino, e terá participação da influenciadora digital Lorena Carvalho, do Instagram @professoracoruja.

Ainda no dia 07, a segunda live terá como tema “Azeite e receitas veganas: uma combinação de sucesso”, a partir das 10h30. Será um encontro virtual, no Salão de Ideias, com os autores Roberto Juliano, de Receitinhas para você - A culinária vegana; e Laura Reinas, de Receitinhas para Você – Azeite, com dicas, curiosidades e informações importantes sobre veganismo e azeite. A intermediação será realizada por Amanda, fundadora do blog Minha cozinha com afeto.

“A ficção previu o futuro?”. Esse será o tema do painel que acontece na Arena Virtual da Bienal Virtual do Livro no próximo dia 11, às 11h. Esta live terá a participação do organizador de Fractais tropicais, Nelson de Oliveira. A obra reúne o melhor da ficção brasileira: são 30 autores e 30 diferentes contos. O livro Fractais tropicais é dividido em três ondas que fazem um panorama do gênero desde os anos 1960 até os dias atuais.  

Já no dia 12, será a vez da autora Lucyane Crosara, dos livros Alimento, movimento e alma – Receitas funcionais para o seu dia a dia (vol.1) e Receitas para o equilíbrio (vol. 2), participar de um painel sobre nutrição na Arena Virtual da Bienal do Livro. A autora une sabor, ciência e arte, por meio de receitas descomplicadas, originárias de diferentes filosofias para uma nutrição funcional e saborosa. A live terá início às 11h na programação oficial da Bienal.

 

1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo

De 07 a 13 de dezembro 

Site: https://www.bienalvirtualsp.org.br/  

 

Programação Sesi-SP Editora

 

Temática: Literatura infantil e fortalecimento da identidade 

Participações: autora de O cabelo da menina, Fernanda Takai; e influenciadora digital Lorena Carvalho, do Instagram @professoracoruja 

Data: 07 de dezembro de 2020  

Horário: 10h  

Intermediação: Evelyn Ruani de Souza, bibliotecária da rede SESI-SP de ensino 

Salão de Ideias

 

Azeite e receitas veganas: uma combinação de sucesso 

Participações: autor Roberto Juliano, de Receitinhas para você - A culinária vegana; e autora Laura Reinas, de Receitinhas para Você - Azeite. 

Data: 07 de dezembro de 2020  

Horário: 10h30 

Intermediação: Amanda, fundadora do blog Minha cozinha com afeto. 

Salão de Ideias

 

A ficção previu o futuro?  

Participação: organizador de Fractais tropicais, Nelson de Oliveira. 

Data: 11 de dezembro de 2020  

Horário: 11h 

Arena Virtual

 

Nutrição  

Participação: autora Lucyane Crosara, dos livros Alimento, movimento e alma – Receitas funcionais para o seu dia a dia (vol.1) e Receitas para o equilíbrio (vol. 2). 

Data: 12 de dezembro de 2020  

Horário: 11h 

Arena Virtual

 

Sobre a SESI_SP Editora


 A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com obras em diferentes formatos (impresso, e-book e audiobook), é referência na edição de livros educacionais, premiados, infantojuvenis, de alimentação, de histórias em quadrinhos nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.  

 



 A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio divulgou nesta quinta-feira (3) a agenda do mês de dezembro para a campanha de vacinação antirrábica na cidade. Desde o mês de setembro, agentes da equipe de Controle a Endemias vêm percorrendo bairros dos dois distritos da cidade para vacinar cães e gatos com idade mínima de três meses.


Conforme determinação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha segue sendo feita de modo volante, com um veículo circulando pelos bairros, sempre das 9 às 14h. Desde que começou a campanha, mais de 15 mil animais já foram vacinados em toda a cidade.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do uso de focinheira para animais de médio e grande porte durante a aplicação da vacina. Os agentes solicitam que, se possível, o morador sinalize com um pano branco em seu portão no caso de existir animais para serem vacinados naquela residência.

O calendário para o mês de dezembro é o seguinte:

Dia 5 (sábado) - Nova Califórnia
Dia 8 (terça-feira) - Boca do Mato, Porto do Carro, Parque Veneza e Chavão 
Dia 10 (quinta-feira) - Gamboa e Jacaré
Dia 15 (terça-feira) - Monte Alegre I, Monte Alegre II e Botafogo 
Dia 17 (quinta-feira) - Peró, Cajueiro, Angelim e Pacheco

 

 

Búzios continua com plantio de mudas nativas

|

 


A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, realizou plantio de mudas nativas em diversos pontos da cidade. Dos dias 18 a 30 de novembro, o plantio foi na Lagoa da Usina, no bairro Centro, onde foram cultivadas 134 mudas. Já nos dias 01 a 04 de dezembro, ocorreu na Praça Tia Uia (Praça do INEFI), no bairro Rasa, onde 40 árvores foram semeadas.

Todas as mudas plantadas são nativas do município, como Ipê, Sibipiruma, Paineira, Farinha Seca, Ingá, Pau Brasil, Pau Dálio, Pau Ferro, Embauba, entre outros. E, além disso, possuem DAP (Diâmetro acima do peito) de 5 a 8. Os técnicos do Meio Ambiente estão analisando novas áreas públicas que carecer de arborização.

Foto\; Divulgação


‘Relatos da Quarentena’: literatura no confinamento social

|

 


Durante os meses em que as pessoas se recolheram em suas casas por causa da Covid-19, 112 escritores, entre contistas e poetas, produziram trabalhos de escrita inspirados nessa reclusão social e na 'doença do século'. O nome da obra literária é ‘Relatos da Quarentena’, da editora carioca Autografia. Entre os autores, está o cronista macaense Alexandre Bordalo, que escreveu a crônica ou conto curto, intitulado ‘Coronavírus”. 

 

“No livro, há 81 autores de contos curtos ou crônicas e 31 poetas. A crônica pode ser jornalística, esportiva, humorística, política, histórica, narrativa entre outras. Quando é narrativa, ocorre que também se produz  o que se chama de crônica literária ou conto curto. Nela, há personagens imaginários, contando história ficcional, que pode acontecer com qualquer pessoa. O principal autor deste tipo de crônica atualmente no Brasil é Luís Fernando Veríssimo”, conta  Bordalo, que também é jornalista.

Em março de 2020, houve o lançamento em Macaé do livro ‘Crônicas do Bordalo”. Nele, Alexandre se utiliza da crônica narrativa, chamando o leitor para ver o mundo sob seu prisma.

“Leitura é sempre  bom, colabora para nos sentirmos bem, promove terapia, prazer, desenvolvimento intelectual e realização. Inclusive nesta pandemia, ela se torna apoio para afastar a angústia”, finaliza Alexandre Bordalo.

 

Texto: Equipe Secom


Foto: Divulgação

 


Xuxa torna-se embaixadora da Veit Smile, empresa de produtos sustentáveis para higiene bucal

03 dezembro 2020 |

 


Xuxa sempre foi uma defensora do meio ambiente e, por isso mesmo, tornou-se embaixadora da recém-lançada VeitSmile, marca de produtos sustentáveis para higiene bucal criada pelo dentista Avelino Veit, mais conhecido por Dr. Veit. Juntos, eles divulgam, em especial, a nova versão da pioneira escova de dentes biodegradável Bio Veit Smile, agora em bambu. “Sempre abracei ações que cuidam do meio ambiente, precisamos apoiar cada vez mais causas sociais e produtos sustentáveis”, disse a apresentadora. A empresa também dissemina a campanha “Buy one, give one” (compre uma, doe uma): a cada Bio Veit Smile vendida, outra escova será revertida a uma criança carente de instituições atendidas pelo Projeto Natal Azul e pela ONG Aldeia Nissi.  


Foto: Brunno Nogueira


Memorial da América Latina promove Mostra Latino-Americana de Curtas

24 novembro 2020 |

 


O Memorial da América Latina, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançam a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte. A proposta é exibir curtas metragens dos países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região. Os filmes serão exibidos pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro.  


Cada noite da Mostra será dedicada a um país latino-americano, com a exibição de até no máximo cinco títulos por país. Já estão confirmadas as participações de curtas do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil. A seleção dos curtas latinos contou com a participação de embaixadas e consulados desses países.


Os filmes brasileiros que integram a Mostra são seleções de produções acadêmicas de alunos das universidades Unesp, UFMG, UFF, ESPM – RJ, UnB, USP, Senac, Ufscar, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e Unicamp. Eles serão exibidos nos finais de semana ou em dias alternados com os demais países participantes.


Na abertura e no dia 8 de dezembro, serão exibidos filmes do Festival Internacional de Curtas de São Paulo Kinoforum.


Entre as produções a serem exibidas, estão os curtas do diretor paraguaio Marcelo Martinessi que ganhou diversos prêmios entre eles Dois Ursos de Prata no Festival de Cinema de Berlim e cinco indicações ao Platinum Awards. Entre seus principais trabalhos estão os curtas: Karai Norte e La voz perdida, que foi premiado no Festival de Veneza.


A Mostra prevê também um Ciclo de Palestras, sempre às 14h, com temas voltados para a produção audiovisual e a cultura de cada país,  sob os cuidados do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), responsável pela organização do evento.


O festival, disponível pela plataforma virtual, surge como mais uma opção de lazer para a população. Embora muitos espaços já estejam funcionando, os protocolos de emergência sanitária estão mantidos e reduzem o acesso presencial do público aos espaços.



Sobre a Plataforma Cultura em Casa



Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, no início da pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa já teve mais de 1,2 mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos. O projeto ganhou visibilidade e tem sido acessado por pessoas em diversos estados e países.


A expectativa é que a #CulturaEmCasa permaneça em atividade mesmo depois da completa reabertura de todos os equipamentos culturais do Estado. 


Mostra Latino-Americana de Curtas
De 1º a 20 de dezembro
Exibição dos filmes a partir das 19h, gratuito
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br 


Ciclo de Palestras, 14h, gratuito
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br   

 

#mostralatinoamericanadecurtas