Rodrigo El-Hayck Ferreira destaca suas paixões na vida, a Odontologia e o rock: opostos que o atraem

16 junho 2021 |

 



Apaixonado por tudo o que se propõe a fazer, o Dentista com especialidade em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Rodrigo El-Hayck Ferreira, atuante no Rio de Janeiro com uma carreira de sucesso, onde dedica seu tempo integral, praticamente, à profissão com bom êxito, também leva uma vida de artista.

Músico, o Dr. Rodrigo é amante do rock e tem uma carreira paralela à Odontologia também brilhante, diga-se de passagem.

Um exemplo de rapaz batalhador, ele serve de inspiração para jovens que vivem sem encontrar seu lugar ao sol. E disso ele entende muito bem!

Em entrevista exclusiva concedida ao CULTURA VIVA hoje, ele falou sobre ambos os trabalhos e sua constante dedicação a eles, simultaneamente. Faz parte da “Liga da Justiça”, não é possível!

Acompanhe esse super bate papo!

 

CULTURA VIVA: Ser dentista sempre foi uma meta?

RODRIGO EL-HAYCK FERREIRA: Por incrível que pareça, não. Eu sempre brinco com os pacientes que falam: “você nasceu para isso!”. Sou apenas um cara sortudo e apaixonado. Apesar de ter feito a área biomédica no segundo grau do Colégio Santo Agostinho, eu estava perdido ao tentar o vestibular. Estava louco por música e esporte. A Odonto foi por acaso e acabei me apaixonando por ela.

 

C.V.: Com os avanços na área da Odontologia, o que considera mais interessante e prático no cotidiano do consultório, por exemplo?

R.E.F.: Sem sombra de dúvida o rápido acesso aos exames complementares (radiografias, tomografias, exames laboratoriais, pré-operatórios...), prontuário digital e anamnese integrada em rede, agilizam e tornam o planejamento mais preciso e confiável, tendo em vista que podemos ter um apoio multidisciplinar.

 

C.V.: Se tornar um especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial foi um desafio? O que esse avanço na profissão te trouxe de melhor?

R.E.F.: Sim, sem dúvida. Após me formar em Odontologia fiz minha pós-graduação em CTBMF na UFRJ e era dedicação exclusiva por três anos, praticamente. A principal conquista foi saber que eu realmente iria trabalhar com a área que eu amava. Após 21 anos de formado, vejo que isso é uma benção!

 

C.V.: Os traumas na face só acontecem por motivo de acidente?

R.E.F.: As fraturas faciais podem ser oriundas de um acidente de trânsito, trauma esportivo, agressões, complicações transoperatórias e também por patologias (em que uma lesão cística ou tumoral, por exemplo, reabsorvem ou fragilizam o osso e o mesmo acaba fraturando).


 

C.V.: Qual foi o caso de algum paciente que o senhor resolveu problemas de fraturas na boca e te deu mais trabalho? 

R.E.F.: Já tive alguns que deram bastante trabalho. Mas, posso dar o exemplo de um paciente que foi atingido por um retrovisor de ônibus e teve múltiplas fraturas na face. Fraturas complexas que envolvem órbita (região dos olhos), terço médio da face (nariz, maxila, zigoma) e mandíbula cominuída, exigem um bom planejamento e paciência.

 

C.V.: Depois da cirurgia o rosto do paciente muda, geralmente?

R.E.F.: Esta pergunta é bem ampla, assim como minha área de atuação... (risos). A Cirurgia Bucomaxilofacial vai desde uma cirurgia oral menor (extração de terceiros molares / sisos, enxertos e implantes), onde a mudança em face é somente temporária devido ao edema pós-operatório até uma mudança expressiva de face como a Cirurgia Ortognática, por exemplo, onde alguns pacientes são obrigados a mudar a Carteira de Identidade.

 

C.V.: Resolvido o problema local (na face) é necessário realizar uma cirurgia plástica ou não necessariamente?

R.E.F.: Não necessariamente, mas alguns casos de trauma por arma de fogo em que há perda de substância, ou que fogem de nossa área de atuação são sim indicados para a cirurgia plástica.

 

C.V.: Quais são os principais cuidados que alguém deve ter depois de resolver uma fratura na boca?

R.E.F.: Seguir as orientações do especialista responsável pelo caso. Normalmente, elas englobam repouso absoluto por determinada quantidade de dias (vai depender da complexidade do procedimento), muito gelo no local operado por 48h, boa higienização e administrar a medicação na hora certa.


 

C.V.: Além de Dentista, o senhor também é músico. Foi um caminho natural?

R.E.F.: A música me acompanha desde os 14 anos, quando comecei a aprender violão com um grande amigo chamado Ricardo Gomes e que, hoje, é produtor musical. Estudávamos juntos no mesmo colégio.

 

C.V.: Na música sua especialidade é o rock. Qual a sua relação maior com ele? Alguém te inspirou ao estilo?

R.E.F.: Amo rock! Sem sombra de dúvida é o meu estilo! Quando ouço um bom rock, tudo muda, o momento se transforma. Acredito que quem tenha me inspirado, tenha sido meu irmão que sempre ouviu música boa. Ouvíamos desde Lynyrd Skynyrd, Eric Clapton, Rolling Stones até Hoodoo Gurus, Pearl Jam e Metallica.

 


C.V.: Tem algum trabalho profissional na música em que o público possa te acompanhar?

R.E.F.: Sim! Por favor! Estamos com um belo trabalho tentando resgatar o rock nacional com pegada e letra viscerais. A banda se chama Fim da Farsa e já temos duas músicas lançadas nas plataformas digitais. A primeira leva o nome da banda “Fim da Farsa” e a segunda se chama “Blindar”. Não deixem de ouvir. Mais dez estão a caminho...

 

C.V.: Quais são suas redes sociais?

R.E.F.: Me acompanhem no Instagram @fimdafarsa e pelo site http://www.bucobarra.com/ .

 

Fotos: Arquivo pessoal de Rodrigo El-Hayck Ferreira


15 comentários:

Anônimo disse...

Inspiração de vida! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

Anônimo disse...

Que matéria bacana! Por mais profissionais assim, que ama o que faz!

Unknown disse...

Ídolo !!! Vamos que vamos !!!

Unknown disse...

Show!!! Aproveita o momento,você merece parabéns!!!

Unknown disse...

Um profissional dedicado e exemplar e um ser humano sensacional. Parabéns pela matéria!

Gricilda disse...

Simplesmente incrível... Dr. Rodrigo uma benção de profissional e de pessoa ...nunca vi alguém que se preocupa tanto com seus pacientes ...atenção e cuidados " se importa" como Músico ele e a banda muito talentosos, muito bom mesmo " qualidade da letra e melodia músicas...incrível, Deus abençoe vocês e parabéns...

Breno LopeL disse...

Esse me inspirou bastante em me desenvolver na música!

Edmilson. disse...

Tenho Gratidão, por ter trabalhado como seu auxiliar na implantodontia do CBMERJ. É um dos melhores dentistas que a Odontologia Militar tem no corpo de bombeiros.
Como músico ele e a banda arrebentam, as músicas, melodias tudo muito show. Parabéns meu amigo, és merecedor. Batalhou com empenho. Próximo show estarei presente. Forte abraço.

Marcelo Antunes disse...

Mitoooooo

Unknown disse...

Além de ser um dos melhores cirurgiões buco maxilo que conheço, canta muito...
Parabéns Rodrigão!!

Marcos Gabriel disse...

Como médico, um dos melhores profissionais que já conheci. Fez a cirurgia mais importante da minha vida, e sou muito grato a ele! Como músico, também o admiro demais! A banda Fim da Farsa tem um baita som!

Unknown disse...

Um grande artista

Renata Guilherme disse...

Fico encantada como um profissional tão estudioso e dedicado na área da odontologia ainda encontra tempo e empolgação para viver outros sonhos. Parabéns Dr Rodrigo! Ouvi o som da banda no Deezer e lembra bastante a pegada dos anos 80/90.🎶🎸🤘🎤

Renata Guilherme disse...

Fico encantada com um profissional tão estudioso,dedicado na área da odontologia ainda encontrar tempo e empolgação para viver outros sonhos. Parabéns Dr Rodrigo!🤘🎶🎸🎤

Peter França disse...

Quanto profissional, sem dúvidas, um dos melhores na sua especialidade, dedicado, de uma capacidade ímpar. Um cara que não mede esforços para realizar o seu melhor. E agora, compositor, cantor... Ou seja, nao importa o que faça, simplesmente arrebenta. Sucesso, irmão!