Tombado pelo patrimônio histórico estadual de Santa Catarina, o Teatro
Carlos Gomes é um símbolo da cultura
catarinense e referência de arte na região do Vale do
Itajaí. Sua edificação está em processo de renovação há
cerca de seis meses e a primeira parte do Projeto de Reparo
e Manutenção foi entregue oficialmente na quarta-feira
(31/1), em uma solenidade que apresentou também a nova identidade visual do
teatro e o projeto para remodelação de sua praça.
Nesta primeira fase, o Auditório
Heinz Geyer recebeu uma nova pintura, ressaltando seus
aspectos arquitetônicos e seu estilo Art Déco. “Em uma sala de espetáculos, é
muito importante que a área da plateia seja mais escura, para que o palco tenha
maior destaque durante as apresentações. Aliamos essa necessidade a uma
valorização da estética interna do auditório, cujo estilo Art Déco mescla um
racionalismo arquitetônico a ornamentações pontuais: ora com formas
absolutamente geométricas, ora com molduras suavemente arredondadas emprestadas
de estilos mais tradicionais”, explica o arquiteto Thiago Mondini, responsável
pelo projeto.
Toda a pintura teve o apoio da Tintas Coral e
Tintas Benedett, por meio do Movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural
sustentável que busca levar transformação e cidadania para milhares de
patrimônios culturais e espaços relevantes para comunidades em todo o Brasil, a
partir de ações de pintura, capacitação e restauração. Em Blumenau, a Coral
também marca presença junto à sociedade em ações na tradicional Oktoberfest e
na revitalização da Ponte dos Arcos, cartão-postal da cidade. “É gratificante
podermos contribuir com a renovação de um patrimônio histórico tombado de
grande relevância para a região, palco da vida cultural de Blumenau,
preservando a sua memória e estimulando novas experiências”, comenta Elaine
Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da
AkzoNobel para a América Latina, fabricante da Tintas Coral. Para esta obra,
foram utilizados mais de 500 litros de tintas.
Foi realizada ainda a renovação da iluminação
em parceria com a Blumenau Iluminação, oferecendo melhores efeitos de luz na
plateia. O projeto contemplou também investimento na climatização do palco, bem
como melhorias nos camarins e nos camarotes do grande auditório.
Mondini ressalta que um patrimônio só é
realmente preservado quando está em uso. E para isso, é necessário que seja
atrativo tanto para os empresários quanto para os artistas e o público. “E isso
se dá de diversas maneiras, desde boas políticas internas, acessibilidade de
seus ambientes, variedade de espaços disponíveis, retorno financeiro possível
para os espetáculos até a capacidade de atrair um público cada vez mais
diversificado”, explica. E complementa: “portanto, a renovação de um patrimônio
vai muito além de conferir uma nova roupagem estética. No caso específico do
teatro, estamos buscando todos os recursos possíveis para que ele esteja cada vez
mais vivo, acessível e presente no dia a dia da população. Queremos que tenha o
lugar de destaque que merece em Blumenau”.
Ele ainda lembra que o teatro possui uma
representação muito profunda na cultura da cidade, já que o interesse pelas
artes é um aspecto importante da cultura alemã trazida pelos imigrantes. “Desde
sua fundação, o Teatro Carlos Gomes tem sido palco de importantes eventos, além
de um ambiente de ensino de música, dança e teatro. Exemplar único e muito
especial não apenas de Blumenau, mas de Santa Catarina, ele se destaca por sua
data de construção e por seu porte, não havendo outro equipamento similar do
mesmo período em nosso Estado”, finaliza Mondini.
O presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo
Stodieck, acredita que a verdadeira vocação do teatro é acolher a produção
cultural de Santa Catarina, em suas diversas formas, e proporcionar eventos
expressivos e valorosos para a comunidade blumenauense. “O teatro é um
importante promotor cultural e deve sempre democratizar e ampliar o acesso à
arte de qualidade. Por isso, este projeto que possibilita aportar recursos para
custos operacionais e manutenção da edificação é de enorme importância para a
sobrevivência desta casa de cultura. No mais, a realização de reparos pontuais
garante a segurança do prédio e o conforto de seus usuários, bem como reduz a
demanda de restauros muito mais custosos”, pondera.
As reformas do Projeto de Reparo e Manutenção
são viabilizadas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), através do
Ministério da Cultura, com aporte das empresas AgroTimbó, Altenburg, Bermo,
Blukit, Blumenau Iluminação, Breitkopf, Cartondruck, Dicave, Gráfica 43, Havan,
LCR Motos, Malhas Wilson, Senior Sistemas, Tarpan e Weg, e o suporte de
indivíduos engajados, incluindo Dietmar Piske e Leonardo Zipf.
Nova identidade visual
Durante o evento, também foi apresentada a
nova identidade visual do Teatro Carlos Gomes. A logomarca, desenvolvida pela
arquiteta, designer e artista plástica Christiane Lindner a partir de um estudo
criterioso de seu rebranding, pretende estabelecer uma nova comunicação com o
público, partindo de um contexto moderno, clean e autoral.
O elemento visual que compõe o logotipo está
associado às formas encontradas na superfície da fachada do Teatro Carlos
Gomes. As cores escolhidas propõem elegância e modernidade e trazem uma
sensação de otimismo e idealismo. A repetição reforça a importância da forma
enquanto elemento referencial dessa arquitetura tão relevante para Blumenau.
Essa experiência unificada da forma e cor tem
o objetivo de transmitir profissionalismo, confiabilidade e uma mensagem
adequada ao momento de restruturação do Teatro Carlos Gomes. Nelson Santiago,
membro do Conselho do teatro e voluntário na organização do marketing da
entidade, explica que essa logomarca simboliza um novo ciclo que o teatro está
vivendo, mais aberto, próximo da comunidade e oferecendo uma experiência
diferenciada para os artistas e o público. “Nosso maior objetivo com esse
rebranding é deixar a comunicação mais fluida e conectada com o nosso público.
Ao modernizar nossa logomarca, atraímos novos olhares e mostramos que estamos
engajados e nos adaptando às mudanças e necessidades de um mundo cada vez mais
dinâmico”, ressalta Santiago.
Foto: Divulgação
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