FÁBIO BICALHO ORIENTA QUANTO AOS CUIDADOS COM A LIMENTAÇÃO

05 fevereiro 2010 |

O nutricionista Fábio Bicalho, de Brasília, deu entrevista exclusiva ao “Cultura Viva”. Entre outros assuntos, orientou aos pais quanto à alimentação das crianças no retorno às aulas. Confira o bate-papo!

 

FABIO CONSULTORIO

 

CULTURA VIVA: Dr. Fábio, a obesidade é um problema que preocupa e assusta muitas pessoas. Como prevení-la?

FÁBIO BICALHO: Aumentado o consumo de frutas, legumes e verduras. Diminuir alimentos industrializados e calóricos, usar proteína animal com moderação e consumir menos carboidratos simples (pão e massas brancas) e também as gorduras saturadas. E claro, ter alguma atividade física.

 

C.V.: Quais as principais complicações de saúde que a obesidade pode trazer para o nosso corpo?

F.B.: Aumento das doenças crônicas não transmissíveis, ou seja, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, além de problemas de articulação e distúrbios psicológicos.

 

C.V.: O que o senhor orienta quanto a alimentação durante esse período de verão?

F.B.: Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras , substituir a proteína de origem bovina por pescados ricos em ômega 3 ( salmão, atum, arenque, sardinha, etc.) e não se esquecer de uma boa ingestão hídrica.

 

C.V.: De volta às aulas, muitas crianças e adolescentes ingerem alimentos não aconselháveis na escola. Como orientar os pais nesse sentido?

F.B.: Tentar, na medida do possível, preparar ou solicitar a ingestão de lanches com pão integral, queijos brancos e hortaliças e sempre sugerir a ingestão de frutas, sucos naturais e água de coco. E ainda como dica, indicar a substituição do consumo de sorvetes por picolés de frutas. Menos calóricos e sem gorduras maléficas.

 

C.V.: O carnaval também se aproxima e, geralmente, nesse período os foliões se alimentam mal. Isso é preocupante. O que o senhor diria a essas pessoas?

F.B.: Se alimentar de 3 em 3 horas, preferindo alimentação leve, sempre associada à hortaliças, frutas e sucos naturais. E nunca esquecer de ter uma hidratação farta, ingerindo no mínimo dois litros de líquidos ao longo da jornada (água, sucos e água de coco) . No verão essa quantidade geralmente deve ser aumentada.

 

C.V.: Quais advertências o senhor faria no tocante à importância da água?

F.B.: A hidratação é muito importante para todo organismo e necessária para renovação celular, metabolismo adequado, enfim para um bom funcionamento de todos os nossos sistemas. Deve-se ingerir, no mínimo, 30 ml para cada quilo de peso, em média, de 2 a 2,5 litros ao longo do dia.

 

C.V.: Por fim, sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Contrapartida, a maior parte do nosso povo brasileiro não tem condições de manter uma mesa tão rica em vitaminas. Apesar disso, o que não pode faltar na mesa?

F.B.: Todas as refeições são importantes e devemos fracioná-las em 5, no mínimo. Ingerindo em pequenas quantidades, favorecendo o uso de arroz com feijão, carne branca, hortaliças das mais variadas possíveis e nunca se esquecer de consumir, ao menos, 3 a 4 porções de frutas.

 

*Foto: Arquivo pessoal de Fábio Bicalho

0 comentários: