Simone Tortato: talento e compromisso na TV Gazeta

17 abril 2015 |


Simpatia, desenvoltura e beleza numa só pessoa. Assim, a tela da TV fica bem agradável e a programação mais interessante. É justamente isso que acontece com a jovem Simone Tortato, 29 anos. Apresentadora do programa “Conheça São Paulo” da TV Gazeta, em São Paulo, aumenta seu público a cada edição que comanda. Formada em Rádio e Televisão pelo Faculdade Cásper Líbero, a moça simples e muito educada é prova verídica de quem nasceu para trabalhar frente às câmeras. Essa menina vai longe!
Atenciosa – mais uma de suas qualidades! –, Simone fez um bate papo com o CULTURA VIVA. Acompanhe!
CULTURA VIVA: Sempre foi antenada à área cultural? A história de São Paulo sempre te aguçou curiosidade?
Simone Tortato:
 
Eu sempre fui ligada à área cultural. Acho que é minha paixão. Tenho uma grande queda por tudo o que vem da arte, das formas de expressão.
 
Adoro história também e a de São Paulo é muito bacana, muito rica. Se olhar a cidade com atenção, encontrará coisas incríveis. Pode ser uma construção, sua arquitetura, uma praça, um museu ou alguma tradição. Sempre tem algo legal para vir e conhecer.
C.V.: Como surgiu a oportunidade para apresentar o programa “Conheça São Paulo” da TV Gazeta e quando foi?
S.T.: O Conheça São Paulo é um projeto meu.  Tive a ideia em 2012; a desenvolvi em conjunto com o Luiz Julio Neto, que assinou a direção do programa até 2014, e, mais para frente, também com o Marcelo Izquierdo, meu produtor até hoje.
Inicialmente, eu não ia apresentar. Ficaria atrás das câmeras, dirigindo. Acontece que a Superintendência da emissora decidiu apostar nesse outro lado meu e então me convidou para fazer um piloto como apresentadora. Deu certo. Em 2013 o Conheça São Paulo entrou no ar.
Sou muito grata à Superintendência da TV Gazeta por ter enxergado em mim potencialidades que nem eu mesma havia percebido ainda.
C.V.: Família, parentes e amigos te apóiam nessa decisão? Mudou alguma coisa hoje quando você aparece publicamente em São Paulo?
S.T.: Minha família sempre me apoiou em tudo e nisso não foi diferente. Sempre me ensinaram que se você faz algo com amor e dá o seu melhor naquilo, está no caminho certo. Nada mudou na minha rotina desde que comecei meu trabalho na frente das câmeras. A única coisa diferente é que agora recebo inúmeras mensagens carinhosas de pessoas que gostam do meu trabalho. Fico muito feliz com isso!

C.V.: Das matérias que já fez para o programa qual a que mais achou interessante e jamais poderia imaginar que tivesse tanta informação?
S.T.: Olha, muito difícil escolher apenas uma matéria. A gente acaba desenvolvendo um grande carinho por todos os lugares em que passa. Mas, se eu tivesse que apontar algumas, seriam as matérias da Catedral da Sé, do Solar da Marquesa e a do Clube Juventus. Fiquei encantada em descobrir mais sobre a história da Marquesa de Santos. Ela foi muito mais do que a amante do Imperador, por exemplo. Uma mulher bem a frente de seu tempo.
C.V.: E a que mais te deu trabalho para gravar?
S.T.: As que dão mais trabalho, geralmente, são aquelas em que gravamos nas ruas do Centro, como, por exemplo, as matérias da 25 de março e da Estação da Luz. Porque estamos gravando em um ambiente que não dá para controlar, entende? Muita gente passando, muito ruído, oscilação de luminosidade e por aí vai. Essas são as mais desgastantes.


C.V.: Quais os principais critérios para realizar uma gravação do “Conheça São Paulo?
S.T.: Nossos principais critérios na escolha das pautas do Conheça São Paulo são: ser um lugar que tenha uma importância histórica, cultural, turística ou política, no sentido mais amplo da palavra, para a cidade de São Paulo.  E não ser uma pauta datada, ou seja, ela nunca vence. Posso gravar uma matéria hoje e reprisar daqui um ano que ela continuará atual. Não fazemos agenda cultural, por exemplo.
C.V.: E como tem sido o feedback do público? Dão sugestões? Comentam matérias que já foram ao ar?
S.T.: O feedback do público não poderia ser melhor. As pessoas, em geral, gostam muito do Conheça São Paulo. Recebo muitas mensagens com elogios ao programa, deixam sugestões de pauta. É realmente muito gratificante.
C.V.: O programa trará novidades para esse ano? Pode adiantar algumas?
S.T.: Por ser de um formato atual e moderno, e por não ter completado nem dois anos ainda, não mexeremos em nada do Conheça São Paulo, por enquanto. A única coisa é que pretendemos ampliar o projeto para outras cidades.
C.V.: Como avalia o trabalho desenvolvido pela TV Gazeta – uma emissora em que sua história se confunde com a história de São Paulo?
S.T.: Sou suspeita em falar da Gazeta, afinal de contas, me criei dentro dela (risos). Mas, fico muito feliz em fazer parte da emissora. Porque além de, como você mesmo já disse, ela ter uma história que se confunde com a história de São Paulo, minha cidade, e ter um peso muito grande por aqui, hoje em dia existe uma preocupação com a modernização da grade, com a busca de novos conteúdos, interessantes e informativos. Uma preocupação em trazer um público mais jovem para a Gazeta, mas sem se chocar com o público mais antigo, respeitando a ambos. Acho que estamos no caminho certo nesse sentido.
C.V.: Que recado você deixa para o público do “Conheça São Paulo”?
S.T.: Gostaria de deixar uma mensagem apenas de carinho e gratidão. É para o público que fazemos o Conheça São Paulo. E pelo público. É pelo telespectador que acordamos todos os dias com um sorriso no rosto e enfrentamos o dia a dia de gravações. Pelo nosso telespectador é que continuamos o nosso trabalho, aprimoramos a cada dia e ficamos felizes e honrados em cumprir nossa missão de levar cultura, informação e o melhor de São Paulo em cada episódio. Um grande beijo a todos!
Fotos: Arquivo pessoal de Simone Tortato


2 comentários:

Luiz disse...

Bonita, inteligente e humilde, merece todo o sucesso.

TIO JESUS DO NAIR VALLADARES OK disse...

OS ARARUAMENSES DE OLHO EM CV. OK AMIGA
BOM DE MAS
JORNAL ARARUAMA ESPORTIVO
22.98265336