Arte Acessível: CCBB Educativo - Arte e Educação oferece atividades em libras

15 março 2021 |

 


Para garantir a acessibilidade, a inclusão e a ampla democratização e acesso à cultura, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação realiza atividades que contribuem com um ambiente propício à pesquisa e à criação. Para acolher e oferecer uma experiência compartilhada para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, neste mês, são realizadas em formato digital, os cursos ‘Transversalidades’ e “Processos Compartilhados”  voltados para professores e educadores, que abordam temas transversais aos campos da educação e da arte.

Ministrados por profissionais convidados de áreas diversas, os cursos acontecem em formato digital e sempre contam com intérpretes de Libras. O primeiro acontece no dia 10/03, quarta-feira, às 19h, com o tema ‘Literatura e escrita reflexiva:  aproximação para formação de educadores’. Nesse dia, Luiza Helena da Silva Christov, doutora e mestre em Educação, mostra como a literatura, marcada por complexidade e emocionalidade, presentes na vida humana, apresenta um discurso fértil para processos formativos de educadores, além de ser inspiradora para uma escrita reflexiva.

O segundo acontece em 24/03, quarta-feira, às 15h, com o tema ‘Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade’. Ana Paula Campos, diretora de arte e sócia-fundadora do Estúdio Voador, explora aspectos estéticos e éticos envolvidos na criação e seleção de livros ilustrados não ficcionais para crianças e propõe uma conversa a partir de exemplos escolhidos por sua capacidade de informar e encantar na mesma medida.

No dia 18/03, quinta-feira, às 14h, acontece o curso ‘Processos Compartilhados: O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania’. Nesse encontro, Isabel Pitta Ribeiro Machado, graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios, compartilha suas experiências sobre arte e cultura com o público. A proposta é trazer novos diálogos sobre o acesso à arte não somente para pessoas com deficiência visual, mas também para pessoas que enxergam, visto que a tradução visual das artes traz, por meio do recurso da audiodescrição, novas formas de percepção da imagem.

O CCBB Educativo também possui um acervo disponível com todos os conteúdos  da programação online, tais como: Lugar de Criação, Múltiplo, Pílulas, relatos, todos os Transversalidades, para acessar clique aqui. Para mais informações e inscrições para as atividades, acesse o site do CCBB Educativo

 

Foto: Divulgação


0 comentários: