O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, celebra o centenário de José Saramago ao longo de todo o ano de 2022. As atividades incluem uma exposição temporária, bate-papos virtuais sobre os principais livros do escritor português e cursos para professores sobre a obra infantil do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. A programação acontece por meio da parceria do Museu com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras. Nascido em 1922, o autor português morreu aos 87 anos, em 2010. 

As homenagens a Saramago iniciam neste mês de março com a Jornada Saramago 100 Anos, que promoverá encontros virtuais nos quais escritores contemporâneos vão falar sobre alguns dos principais livros do autor. Na estreia, no dia 10, o convidado é Julián Fuks, que vai comentar “Ensaio Sobre a Cegueira”. Leyla Perrone-Moisés, Andréa del Fuego e Jeferson Tenório são outros autores que participam da atividade, que discutirá questões de livros como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “A Jangada de Pedra”. Vale também mencionar a participação da jornalista Pilar del Río, viúva de Saramago, que conversa com o também jornalista Ricardo Viel sobre o pensamento humanista do marido.  A transmissão das lives vai acontecer simultaneamente pelo YouTube e o Facebook da Companhia das Letras e do Museu da Língua Portuguesa. 

Já o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa prepara ações tendo como guia as obras infantis de Saramago. Um curso, que visa fazer com que professores incentivem a leitura de livros do autor português, será oferecido em abril de maneira virtual. 

No dia 5 de maio será inaugurada a mostra temporária Ocupação Saramago, que ficará em cartaz no saguão B do Museu da Língua Portuguesa. Com entrada gratuita, a exposição terá como fio condutor “O Conto da Ilha Desconhecida”, um dos principais trabalhos voltados para o público infantil do escritor português. A ideia é aproximar, por meio de uma experiência cenográfica imersiva, a rica criação do autor lusófono a um público não familiarizado com o Saramago.  

Entre maio e novembro, outros escritores terão a oportunidade, ainda, de falar sobre a influência de José Saramago em suas respectivas carreiras. Nos encontros intitulados Legados Saramaguianos, eles vão debater a ficção contemporânea, salientando a herança literária deixada pelo escritor português. 

Tal programação se une ao conteúdo da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que, em instalações como o Nós da Língua, aborda a obra de José Saramago. 

Jornada Saramago 
10/3 - Julián Fuks fala sobre “O Ensaio Sobre a Cegueira” 
16/3 - Leyla Perrone-Moisés - Um sobrevoo da obra de Saramago * 
24/3 - Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre “O Evangelho Segundo Jesus Cristo  
28/3 - Pilar del Río conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de Saramago  
31/3, Jeferson Tenório fala sobre "A Jangada de Pedra” 
Às 19h, no Facebook e no YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Companhia das Letras; * no dia 16/3, a live começa às 17h 

Ocupação José Saramago 
Entre maio e junho 
Grátis 
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 

Legados Saramaguianos 
Entre maio e novembro 

Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)  
Grátis aos sábados  
Grátis para crianças até 7 anos  
Ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA


O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão. 

A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.    

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

Foto: Divulgação


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