Museu Janete Costa de Arte Popular recebe convidados em encontro sobre ESG

23 janeiro 2023 |

 


ESG vem de Environmental Social and Governance, em português, ambiental, social e governança. Um tema atual e importante para as empresas e para a sociedade. Baseado neste contexto, o casal Taiana Jung e Rui Marcos realizaram a primeira edição do Experience, uma nova forma de harmonizar vinho, cultura e conteúdo, no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói.

 

O tema foi debatido de forma leve e descontraída, com exemplos de casos de sucesso sobre ESG em vinícolas, associados ao livro da dupla “Contos de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos, lançado em 2021.  A inciativa teve como objetivo juntar pessoas, oferecer conhecimento e provocar novas formas de entender um conteúdo.

 

“O encontro é uma maneira de sair um pouco da caixa, perceber com um olhar diferenciado a composição desse conteúdo. ESG é quando o propósito da empresa e sua cultura têm princípios e práticas ancoradas na sustentabilidade”, disse Taiana.

 

Ela também falou que há uma mudança no comportamento do consumidor, no qual o valor, para algumas pessoas, não justifica por si o consumo de uma marca. As pessoas estão mais atentas aos princípios ambientais, sociais e de governança.  

 

A diretora do Museu, Daniela Magalhães Moraschini, acrescentou que a ocasião é uma ótima oportunidade de expandir o conhecimento sobre ESG e aumentar a visibilidade do museu. “O perfil do museu segue uma linha voltada para projetos, eventos, atividades educativas, além das exposições”, explicou.

 

“Uma proposta inédita para gerar novas formas de se relacionar por meio de um conteúdo relevante com discussões que possam trazer transformação. Acredito que juntos podemos potencializar ações e unir forças em prol do ESG”, comentou Thaís Garcia, da Gráfica Printmill e patrocinadora do evento. 


 

Na apresentação, o primeiro destacado foi sobre ações de ESG na vinícola Casa Valduga, do Rio Grande do Sul, que possui certificação por uso de energia limpa e adoção de modelo sustentável para a movimentação de produtos. Em seguida, foi a vez da vinícola VIK, no Chile, que faz uso de energia 100% de fontes renováveis e tem pegada de carbono negativa.

 

Por último, Taiana e Rui mostraram como a Bodega Trivento, subsidiária argentina da Família de Vinícolas Viña Concha y Toro, certificada como empresa B, que visa como modelo de negócio o social e ambiental, aderiu ao Pacto Global da ONU e tem uma visão integrada em ESG utilizando todas as siglas, com práticas no cuidado com a terra, o ambiente; na educação, o social; e de integridade, a governança. Também foi a primeira vinícola a apresentar o relatório de sustentabilidade.

 

“É cada vez mais urgente começar a incluir e priorizar as práticas de ESG em todas as ações e também fazer com que as pessoas se conscientizem dessas questões. Tem que começar de dentro para fora das empresas, para o público final começar a perceber que é possível aplicar ESG também no dia a dia de cada um”, enfatizou Thiago Britto, da Enel.

 

Para Rui Marcos, curador do evento, mostrar a contribuição do mundo do vinho na área de ESG para outros segmentos é uma ótima oportunidade. “Hoje, existe uma demanda grande de aprendizado sobre práticas de sustentabilidade e poder contribuir com informações sobre o assunto sempre é muito bom. A ideia do Experience é continuar propagando exemplos de práticas de ESG e de como empresa e sociedade podem se relacionar melhor com o meio em que vivem”. 


Foto1: Thaís Garcia, Taiana Jung e Daniela Moraschini

Foto2: Taiana e Rui com covidados Experience

Fotos: Adriana Oliveira


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