Réveillon 2025: prefeitura oferece Espaço 60+ na Praia dos Cavaleiros

31 dezembro 2024 |


Para proporcionar mais conforto aos idosos, a Prefeitura de Macaé (RJ), por meio do Programa Cidade da Melhor Idade, irá oferecer o “Espaço 60+” no Réveillon 2025, na Praia dos Cavaleiros. A área reservada, que não precisa de cadastros, está sujeita a lotação e funcionará a partir das 19h, em frente ao palco principal. A programação começa no mesmo horário com esquenta do DJ, seguida de queima de fogos à meia-noite, e show de pop rock do cantor Lulu Santos.

 

O palco está montado na altura da Rua Mar del Plata e não será permitido a entrada de cooler, copos e garrafas. A orientação é levar cadeira de praia para maior comodidade. A festa da virada terá 12 minutos de queima de fogos, com a redução de 80% dos ruídos para o público com hipersensibilidade ao barulho.

 

A coordenadora do Programa Cidade da Melhor Idade, Magali Machado Oliveira, informou que o espaço está sendo oferecido pelo segundo ano consecutivo. “Em todos os eventos oficiais da prefeitura, a administração municipal reserva esta área para os idosos. A ideia é proporcionar conforto, comodidade e segurança aos idosos. O público gosta muito e se diverte. Os moradores elogiam e os turistas também”, afirma Magali.  

 

Foto: Divulgação 



Natal Magia: programação volta nesta quarta (25), em Macaé

25 dezembro 2024 |

 




A programação do Natal Magia, em Macaé (RJ), retorna nesta quarta-feira (25) com o espetáculo das Águas Dançantes a partir das 21 horas, na Lagoa de Imboassica. As demais apresentações seguem nos dias 26, 27, 28, 29 e 30/12/2024 e 1º/1/2025. Em dias de semana o espetáculo começa às 21h e, aos finais de semana, às 20h.

Na próxima sexta-feira (27), a sessão será para pessoas com hipersensibilidade auditiva como autistas, bebês, idosos e animais de estimação. O show será às 21 horas completamente sem fogos. As músicas permanecem.

O cadastro online para PCDs e idosos acessarem nos dias de preferência devem ser feitos três dias antes do evento, segundo a preferência por dia no link https://linktr.ee/smmurb.

 

A estrutura integrada completa do show, de cerca de 70 metros de comprimento, é composta por dois painéis de led com cerca de 20 metros de comprimento cada.

 

São 50 refletores. A árvore de Natal também tem led com imagens. São seis pontos de efeito de fogo. Os refletores estão localizados nos seguintes pontos: seis em cada painel, dez de cada lado, além de seis na árvore e os demais na frente.


 

O evento combina elementos visuais e sonoros; águas, fogos, iluminação e lasers. O show completo tem duração de 20 minutos. Um dos pontos altos da apresentação é um filme de Natal, projetado nos dois painéis de LED. Após esse espetáculo, as águas dançantes permanecem em atividade por mais uma hora, com coreografias sincronizadas a músicas de trilhas natalinas.

 

São utilizadas duas balsas, cada uma pesando 50 toneladas, que dão suporte para os painéis de LED. Além disso, 200 metros de flutuantes foram construídos para suportar os diversos equipamentos responsáveis pelas águas dançantes, fogos, fumaça, lasers e iluminação do espetáculo.

 

Vila do Papai Noel

 

Os macaenses e turistas também podem curtir a Vila do Papai Noel, montada na orla da Praia Campista. A estrutura conta com uma árvore de Natal de 25 metros de altura, toda em pixel led, o que garante um resultado luminotécnico.

A Casa do Papai Noel disponibiliza fotos gratuitas com o bom velhinho das 18h às 22h30, todos os dias. Já o presépio possui elementos em fibra de vidro em tamanho natural. Outra atração que também retorna nesta quarta-feira (25) é o carrossel, que deixa a garotada encantada.

 

A partir da próxima sexta-feira, o palco montado no espaço promove uma vasta programação musical e artística. No dia 27, a programação na Vila do Papai Noel, terá clássicos natalinos, às 17 horas; cerimonial, às 17h20; palhaço Zé Cueca, às 17h30; a cantora cristã Jhuly, às 18h30; e Verônica, Érika, Sarah e Kynnie, às 20h30. 

No dia 28, clássicos natalinos, às 17 horas; cerimonial, às 17h25; Verônica, às 17h30; coral de Natal em Libras, às 18 horas; e Orquestra de Sopro Nova Aurora, às 20 horas.

Dia 29 a Vila do Papai Noel terá clássicos natalinos, às 17 horas; cerimonial, às 17h20; Companhia Chirulico, às 17h30; violino, às 18h30; e Orquestra de Sopro Nova Aurora, às 19h30.

O último dia de programação extensa (30 de dezembro) terá clássicos natalinos, às 16h30; cerimonial, às 17h25; Chirulico, às 17h30; Lyra dos Conspiradores, às 18h30; e Verônica, Érika, Sarah e Kynnie, às 19h40.


Foto1: Ana Chaffin

Foto2: Divulgação



Para celebrar as conquistas do time Arezzo em Recife e reforçar as diretrizes para 2025, a CEO da unidade de calçados e acessórios femininos, Luciana Wodzik, junto com outras lideranças da marca, esteve presente em um roadshow na capital pernambucana.

 

O ponto alto do evento contou com a presença da executiva, que teve a oportunidade de conhecer de perto a mega flagship store da Arezzo no Shopping Recife, que oferece uma nova experiência de compra para os clientes. Com 212m², a loja foi projetada para oferecer um ambiente único, com um projeto arquitetônico assinado por Bel Lobo, que reflete a inovação e sofisticação da marca.

 

“Essa nova mega flasghip vai proporcionar uma experiência diferenciada para as nossas clientes. Queremos que as consumidoras aqui de Recife tenham a oportunidade de explorar as múltiplas possibilidades de estilo, design e qualidade”, afirmou a executiva, que celebrou o novo marco de Arezzo ao lado dos vendedores e clientes, além dos franqueados.

 

“Nossa nova unidade não só traz um espaço incrível,  onde nossas clientes podem encontrar o melhor da moda, mas também reflete o nosso compromisso com a experiência. A mega flagship store foi pensada para que cada visita seja única”, comenta Tatiana Motta, franqueada da Arezzo. 

 

A nova mega flagship store da Arezzo busca ser um novo destino para quem busca qualidade e um ambiente onde a moda se reinventa constantemente, criando novas formas de expressão e de viver o estilo.

 

Sobre a Arezzo&Co

 

Idealizada em 1972 na garagem da casa da família Birman em Belo Horizonte (MG), a Arezzo&Co, é conhecida hoje como a unidade de negócios de calçados e acessórios femininos da AZZAS 2154, maior plataforma fashion da América Latina, formada pela fusão com o Grupo SOMA. Com o propósito de interpretar tendências e despertar desejos, a BU oferece uma ampla linha de calçados, bolsas e acessórios que atendem diversos estilos e diferentes ocasiões de consumo e reúne hoje marcas icônicas em seu portfólio, como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Alme, Carol Bassi, Vans, Vicenza e a italiana Paris Texas. 


Foto: Divulgação


Hermeto celebra conquista do Grammy nas Areninhas Culturais do Rio

11 dezembro 2024 |

 


Em dezembro, a Areninha Cultural Gilberto Gil (dia 18/12) e a Areninha  Cultural Hermeto Pascoal  (dias 20 e 21) irão receber o espetáculo "Hermeto Pascoal 88 Anos Transcende o Tempo". O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, um show idealizado para celebrar a vida e a obra magistral do "mago dos sons" Hermeto Pascoal, que foi chamado por Miles Davis de "o músico mais impressionante do mundo".


 Um dos shows realizados na Areninha  que leva seu nome será gravado e  transmitido em formato “ao vivo” e ficará disponível  na internet, gratuitamente, sendo acessado no YouTube da VERASTAR, produtora proponente do projeto (audiovisual podendo também ser compartilhado no  canal do artista e portal do patrocinador do evento). 


 
Ancorado pela "Nave Mãe",  grupo que o acompanha há muitos anos,  Pascoal  irá apresentar um roteiro inédito ( na verdade, todos os seus shows podem ser considerados como inéditos porque  sempre faz questão de apresentar repertórios diferenciados). No roteiro, Hermeto transita entre o regional, o contemporâneo,  a chamada "música universal" (nomenclatura  utilizada por ele para definir sua obra). 



Com 8 décadas, Hermeto Pascoal parece um adolescente quando se trata de música. Canta, dança, salta nos palcos. Mas tem um vasto currículo e  biografia invejável. São  mais de 35 discos gravados; participações em  álbuns nacionais e internacionais,  premiações importantes. Disponibilizou graciosamente sua obra, para gravações, aos músicos do planeta! Multi-instrumentista, arranjador, compositor. Capacidade inventiva, criação de conceitos como música universal, da aura, dos ferros; irreverente e mutante. Com um inco ntestável talento, mantém a vitalidade artística e uma impressionante paixão pela música. Não à toa é chamado de "mago dos sons".



Celebrar essa longevidade em  palcos da Prefeitura do Rio,  cidade  onde o artista  reside,   pode ser considerado como as "flores em vida" que poderíamos ofertar a esse artista  que é sinônimo de qualidade, originalidade e, também, de impressionante contemporaneidade. Afinal, Hermeto continua empenhado em estar em cena e inspirado pelas sonoridades extraídas da natureza.


Ancestralidade,  brasilidade traduzida em sons e ritmos que fazem questão de ignorar gêneros, estilos ou modismos, essas são algumas das principais marcas desse mestre  que transcende as barreiras do tempo e continua a inspirar as novas gerações de músicos pelo planeta. "Hermeto Pascoal  Transcende o Tempo" mesmo!


Nos 03 dias de shows (presenciais) e na ação online, o projeto contará com ação de acessibilidade - Língua Brasileira de sinais; os ingressos serão totalmente populares, e  haverá arrecadação  de alimentos não-perecíveis para doações à instituições sociais que atendem às comunidades de Realengo e Bangu.


"Hermeto Pascoal 88 Anos – Transcende o Tempo"

ARENINHA CULTURAL GILBERTO GIL – REALENGO
18/12/2024  – show presencial às 19h (quarta-feira)
Av. Marechal Fontenele, 5000 – Realengo - Tel: 21- 3462-0774



ARENINHA CULTURAL HERMETO PASCOAL
20 e 21/12/2024 –show presencial às 20h  (sexta-feira e sábado)
Praça 1º de Maio s/nº - Bangu - Tel: 21- 2437-2651



AÇÃO ONLINE(de um dos shows que será gravado na Areninha Cultural Hermeto Pascoal) com transmissão em formato “ao vivo” no Youtube da proponente VERASTAR (podendo colaborativo no canal do ARTISTA e PATROCINADOR do projeto) – 04/01/2025 às 20h(sábado), gratuito.



Duração dos shows -  70 minutos
Classificação etária –  livre
VALOR DOS INGRESSOS PARA OS SHOWS PRESENCIAIS DE AMBOS OS ESPAÇOS:



Meia - R$5,00 (considerar a meia entrada, nas Areninhas não se aplicam à entrada inteira); 2,00 com 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão revertidos para as instituições sociais locais LEÃO DENI(REALENGO/18/12); AÇÃO CRISTÃ VICENTE MORETTI (Bangu/20/12)  e ASSOCIAÇÃO OBRA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA (Bangu/21/12)



Produção: Rita Vilani Veras Produções Artísticas (VERASTAR)
Apoio:  Pão da Beth, Monaro Camisetas
Apoio Institucional: Areninha Cultural Gilberto Gil (Realengo), Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Bangu)
Patrocínio: Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.


“NÃO PRATIQUE QUEIMADAS!”, “COLABORE PLANTANDO ÁRVORES!”, “MANTENHA A CIDADE LIMPA!” “PREFIRA TRANSPORTE PÚBLICO!”

 

Foto: Edu Camargo


Circo Crescer e Viver recebe o espetáculo 'Puxada de Rede' nesta quarta (11/12)

10 dezembro 2024 |

 


Prepare-se para uma noite mágica! O espetáculo de formatura da turma 2024.2 do PROFAC celebra a culminância de um ciclo de aprendizados e conquistas com uma apresentação inesquecível. O evento acontece nesta quarta-feira (11/12), às 19h, no Circo Crescer e Viver.


Em "Puxada de Rede", sereias e jangadeiros se encontram em cena para trazer à tona o encanto e o mistério dos mares. Ritmos banhados de brasilidade embalam acrobacias dançadas que transformam o picadeiro em um mergulho profundo na beleza do mar.

Venha celebrar com a gente!

 

Espetáculo: Puxada de Rede

Data: 11/12 (quarta-feira)

End: Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143, em frente a estação do metrô Praça Onze, Cidade Nova)

Abertura dos portões: 19h

Ingressos: Inteira: R$ 30 e meia R$ 15

https://www.sympla.com.br/evento/formatura-profac-puxada-de-rede/2753148

Classificação: Livre. Menores de 10 anos só entram acompanhados dos responsáveis legais.

 

Foto: Divulgação

 


O ator José Loreto será Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

|

 


Em 2025, José Loreto será o protagonista, interpretando Jesus. Letícia Sabatella dará vida a Maria, enquanto Leopoldo Pacheco será Pilatos e Werner Schünemann assume o papel de Herodes.

 

Os ingressos para a temporada 2024 já estão à venda com valores a partir de R$ 50,00. Eles podem ser adquiridos no site oficial do evento, www.novajerusalem.com, com a opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão.


Com uma carreira marcada por papéis intensos na TV, cinema e teatro, José Loreto destacou-se em novelas como Pantanal, na qual deu vida ao peão Tadeu, papel que lhe rendeu grande reconhecimento. Além da televisão, Loreto tem experiência no cinema, com destaque para sua atuação no filme Mais Forte que o Mundo, no qual foi o protagonista. Seus últimos trabalhos na TV foram nas novelas “Vai na Fé” (Lui Lorenzo) e "No Rancho Fundo" (Marcelo Gouveia). No teatro sua última peça foi “Paz perpétua “.


Reconhecida por sua elegância e versatilidade, Letícia Sabatella é uma das grandes atrizes da teledramaturgia brasileira. Em sua trajetória, brilhou em novelas como Caminho das Índias e Velho Chico. Recentemente teve atuações destacadas na novela "Nos Tempos do Imperador", na série "Carcereiros" e no filme "Legalidade". Seu último trabalho no teatro foi na peça "Ilíada" encenada em várias capitais em 2023.



Com um currículo extenso e diversificado, Leopoldo Pacheco é um ator consagrado por suas em novelas, teatro e cinema. Este ano fez sucesso no papel de César Montebello na novela  Fuzuê e está revivendo o vilão Leôncio na versão de 2004 de “A Escrava Isaura”, que está no ar novamente. Ele também pode ser visto na série “Sutura”, do Prime Video e no longa “Bala sem nome”. No teatro, atua na peça “Sangue”.

 


Ator de cinema, TV e teatro, Werner Schünemann foi destaque nacional no papel como general Bento Gonçalves da Silva, na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003). Ao longo da carreira, teve atuações marcantes em inúmeros trabalhos como no filme “Bens confiscados” e na novela “Passione”. Em 2025 estará no elenco da novela Dona Beja, da HBO Max. No cinema atuou recentemente nos filmes “Algo de Errado Não Está Certo” e “Primavera”. No ano passado, ele encenou no teatro o monólogo “O espantalho”.


 

Encenado desde 1968 no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é reconhecida mundialmente por sua grandiosidade. O espetáculo acontece em uma cidade-teatro que reproduz cenários bíblicos, como o Palácio de Herodes e o grandioso templo de Jerusalém, espalhados por uma área de 100 mil metros quadrados. São mais de 450 atores e figurantes envolvidos na montagem, que emociona o público com sua combinação de fé, arte e tecnologia.

 

Foto1: José Loreto, que viveu Marcelo Gouveia na novela Rancho Fundo, será o protagonista na Paixão de Cristo (Foto do Instagram oficial Divulgação)

Foto2: Letícia Sabatella, uma das grandes atrizes da teledramaturgia brasileira, fará o papel de Maria (Foto do Instagram oficial Divulgação)

Foto3: O ator Leopoldo Pacheco, consagrado por suas atuações em novelas, no teatro e no cinema, interpretará Pilatos (Divulgação)

Foto4: Ator Werner Schünemann com atuações marcantes em inúmeros trabalhos na TV, cinema e teatro, foi convidado para interpretar Herodes (Divulgação)


Fotos: Divulgação


Alcione no Qualistage, na Barra da Tijuca

|



A Marrom está de volta ao Rio de Janeiro! Após uma série de homenagens e um ano de celebrações pelo cinquentenário de sua carreira, Alcione continua encantando seus fãs com sua música atemporal. Ela retorna às turnês e ao palco do Qualistage, Barra da Tijuca, com a apresentação marcada para 14 de dezembro de 2024, a partir das 21h30 (horário de Brasília).


Informações do Show:

  • Data da Apresentação: 14/12/2024
  • Abertura dos Portões: 19h30
  • Horário do Show: 21h30
  • Local: Qualistage – Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22775-004
  • Classificação: 18 anos. Menores de 18 anos somente acompanhados dos responsáveis legais.

Bilheteira Oficial:

  • Endereço: Shopping Via Parque, Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22775-003
  • Funcionamento:
    • Segunda a Sábado: 11:00 às 20:00
    • Domingos e Feriados: 13:00 às 20:00
    • Em dias de shows, o horário pode sofrer alterações.

Preços dos Ingressos:

Setor

Inteira

Meia-Entrada

Mesas Setor 1

R$ 290,00

R$ 145,00

Mesas Setor 2

R$ 260,00

R$ 130,00

Mesas Setor 3

R$ 200,00

R$ 100,00

Mesas Setor 4

R$ 180,00

R$ 90,00

Mesas Setor 5

R$ 160,00

R$ 80,00

Camarote A

R$ 290,00

R$ 145,00

Camarote B

R$ 260,00

R$ 130,00

Camarote C

R$ 260,00

R$ 130,00

Poltronas

R$ 180,00

R$ 90,00


Capacidade Total e Meia-Entrada (40% da capacidade):

Setor

Capacidade Total

Meia-Entrada

Setor 1

638

180

Setor 2

778

204

Setor 3

616

183

Setor 4

448

138

Setor 5

224

56

Camarote A

66

14

Camarote B

60

15

Camarote C

44

14

Poltronas

253

77


Informações Adicionais:

  • Meia-entrada: Disponível para estudantes, jovens até 21 anos, jovens de baixa renda, professores, pessoas acima de 60 anos, PCDs e funcionários da COMLURB.
  • Desconto Qualicorp: 10% sobre o valor da inteira, limitado a 2 ingressos por cliente.
  • Taxa de Serviço: 10% sobre o valor do ingresso.
  • Limite de Ingressos: Até 10 ingressos por CPF, sendo no máximo 2 meias-entradas.

Formas de Pagamento:

  • Online:
    • Cartões de crédito (até 10x, sendo 3x sem juros)
    • PIX (à vista)
  • Bilheteira Oficial:
    • Cartões de crédito (em até 3x sem juros)
    • Cartões de débito e dinheiro.

Ingressos para PcD:

  • A compra pode ser feita online ou na bilheteira.
  • Para PcD, há assentos acessíveis indicados como “PCD – Área acessível”.
  • Pessoas com Deficiência e um acompanhante têm direito à meia-entrada.

 

Foto: Divulgação


Grupo Solução se apresenta no programa 'Tarde Top', com Nani Venâncio

|

 


O Grupo Solução foi um dos convidados do programa “Tarde Top”, nessa segunda feira na Rede Brasil. 

 

O programa que é um dos preferidos da tarde dos telespectadores, vem repleto de entretenimento e variedades. 

 

Rafael, Jhow e Douglas além de baterem um papo descontraído com a apresentadora Nani Venâncio, cantaram dois sucessos “Quem pegar pegou” e “Todo amor do mundo”. 

 

Com a agenda repleta de compromissos, vieram para a TV direto uma turnê de shows do final semana. Estiveram em Minas Gerais e também Rio de Janeiro. 

 

Para 2025 o Grupo revela novidades entre elas muitos shows por todo o Brasil.

 

Foto: Divulgação


Jovem saquaremense conquista vaga na PM de São Paulo

04 dezembro 2024 |



Em um mundo onde a determinação e a perseverança são fundamentais para alcançar o sucesso, uma jovem negra de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, provou que coragem e foco podem superar qualquer obstáculo.  Alessandra Andressa Lima dos Santos Michels, mais conhecida como “Alê, líder do ministério de louvor” da igreja onde frequenta, o Ministério Avivamento Genuíno (MAG), liderada pelos Pastores Anderson Catharino e Daiane Catharino, desde que aceitou a Jesus, acaba de conquistar uma vaga na Polícia Militar de São Paulo, realizando um sonho que a motivou deixar sua cidade em busca de uma nova jornada.


Nascida e criada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Alessandra mora em Saquarema, atualmente, com seu esposo Aníbal Bruno, que já é servidor público e a inspirou continuar na busca de suas realizações. Ela sempre sonhou em servir à sociedade. "Desde pequena, eu queria fazer a diferença", afirmou Alessandra, recentemente.


Depois de se preparar intensivamente para o concurso da PM, enfrentando desafios e superando limitações, a jovem foi uma das contempladas pelo certame. "Perder o medo de errar e acreditar em mim mesma foram fundamentais", destaca Alessandra.



Em conversa com ela, a mesma alegou que deixar a família e os amigos para seguir seu sonho não foi fácil. "Foi difícil, mas sabia que era necessário", confessou.


De frente à realidade, Alessandra está ciente de que a adaptação em São Paulo também apresenta desafios, mas sua determinação a mantém firme.


Num concurso com 53.704 inscritos, a candidata conquistou uma das vagas disponíveis. Mais de 2.700 convocados tomarão posse, mas deste número, somente 411 são do sexo feminino. "Foi um momento indescritível. Todas as lágrimas e sacrifícios valeram a pena", comemorou.



Alessandra, com apenas 31 anos, se tornou um exemplo inspirador para a comunidade de Saquarema e para jovens negras em todo o país, pois ela relata que esta seria a sua última chance de aprovação devido ao limite de idade, que é de até 30 anos e 11 meses para inscrição. "Quero mostrar que é possível alcançar grandes feitos, independentemente da origem ou da cor", afirmou.


Agora, Alessandra se prepara para enfrentar novos desafios na PM. "Vou servir com orgulho e dedicação", comprometeu-se.


Seu objetivo é se tornar uma líder e inspirar outras mulheres a seguirem carreiras na área de segurança. “Por isso, é tão importante que outras mulheres queiram seguir essa e outras muitas carreiras e, assim, ocuparem novos espaços”, destacou. 


Enfim, Alessandra, com sua conquista, faz um tributo à resiliência e ao talento de uma jovem que provou que, com trabalho duro, determinação e fé, é possível alcançar grandes alturas. Ela é exemplo disso.


 

Texto: Thaise Ramos (Pedagoga e amiga da Alessandra Andressa Lima dos Santos Michels)

 

Fotos: Arquivo pessoal de Alessandra Andressa Lima dos Santos Michels


Heloisa Périssé está no "Arena dos Saberes" nesta quinta (5/12)

03 dezembro 2024 |

 


Nesta quinta-feira (5/12), Gabriel Chalita conversa, no Arena dos Saberes, com a atriz e humorista Heloisa Périssé sobre seu livro Cheia de Graça: Uma Jornada de Humor, Amor e Cura. E no quadro Terceiro Sinal, o bate-papo é com o ator Daniel Haidar, que está em cartaz com Elvis - A Musical Revolution. O programa vai ao ar na TV Cultura, às 20h.
 

Na edição, Heloisa conta que desde criança adora contar histórias, que foi uma criança muito criativa e sonhadora, e que a escola foi um problema, porque ela não é uma pessoa acadêmica. “Eu era muito insubordinada porque eu não tinha paciência para aquilo, ficar sentada em uma cadeira ouvindo (...) uma coisa que a gente precisa rever no mundo, é a forma de educar”, diz.
 

Chalita comenta sobre a autenticidade da atriz e sua capacidade em compartilhar seus medos, tristezas e fraquezas, como o dia em que não queria ir à sessão de radioterapia. “Eu falei: ‘então eu vou assim, de pijama, chinelo (...) cheguei no hospital e a atendente falou. ‘Tudo bem?’ E eu falei: ‘não. Hoje não tô bem’. E ela falou: ‘foi a radio ou a quimio’? Eu falei: ‘não sei, bebê, não deixou bilhete’”.
 

A atriz fala também sobre o sucesso da peça Cócegas, que fez ao lado da atriz Ingrid Guimarães; as personagens que viveu na Escolinha do Professor Raimundo; e a peça que está encenando no momento, ao lado do ator Marcelo Serrado, chamada Avesso do Avesso.
 

Por fim, no quadro Terceiro Sinal, o ator Daniel Haidar conta sobre o espetáculo Elvis - A Musical Revolution.

 

Foto Hélio Melo


Gabriel Fava se apresenta no programa 'Viva a Vida', da Rede Vida, e canta vários sucessos

14 novembro 2024 |

 



O cantor Gabriel Fava, foi um dos convidados do programa “Viva a Vida”, na Rede Vida na noite de terça feira.


O programa que é apresentado por Dalcides Biscalquin leva vários gêneros da musica, como MPB , pop e sertanejo. 


Gabriel cantou acompanhado da banda vários sucessos entre eles: Páginas de amigos, Maus bocados, Só essa semana, Tentei te esquecer, entre outros. 


“ Fiquei muito feliz pela oportunidade de apresentar o meu trabalho para todos os telespectadores da emissora Rede Vida. Espero ser convidado mais vezes” - ressalta Gabriel.

 

 

Sobre Gabriel Fava

 

 

Natural de São Paulo, Gabriel Fava é cantor e compositor. Começou sua carreira aos 8 anos de idade e sempre se destacou por seus talentos artísticos, sempre aprimorando os seus dons acompanhados por profissionais especializados. Agora, com 19 anos, vem conquistando o respeito e carinho do público e contratantes por onde passa.



Em 2020, foi aprovado para participar do reality musical Canta Comigo Teen, na Record TV. Em 2021, foi convidado para participar da web-série Conexão Teen – 2a Temporada.


Em 2023, resolveu embarcar de vez no mundo sertanejo, após seu vídeo viralizar com mais de 16 milhões de visualizações, no TikTok. Em julho desse ano, lançou sua primeira música autoral no segmento, “Só Essa Semana”. E em junho de 2024, lançou a música “Vai Parar Lá Em Casa”.


Seu repertório de shows possui, além de grandes sucessos do sertanejo, uma “pitada” de piseiro e pagode. Em suas redes sociais, não param de chegar novos fãs. Atualmente, juntas, passam de 800 mil seguidores orgânicos com um público bem diversificado. São 62% com idades entre 18 e 34 anos. Números que impressionam, engajam e garantem sucesso à Gabriel Fava por sua maturidade artística, engajamento com seu público e a publicidade, e a valorização e respeito à família.

 

Fotos: Divulgação


Bia Bedran fará show na Flis, em Saquarema, dia 20/11

12 novembro 2024 |

 


A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, realizará a terceira edição da Feira Literária de Saquarema (FLIS) entre os dias 11 e 20 de novembro de 2024. O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, acontecerá novamente no Campo de Aviação, no Centro, com uma programação diversificada para todas as idades.

 

Nesta edição, a homenageada será a escritora e ativista indígena Eliane Potiguara, reconhecida por sua incansável luta em prol dos direitos dos povos indígenas e finalista do prestigiado Prêmio Juca Pato. Ao longo da feira, a autora participará de atividades que destacam o papel da literatura indígena como ferramenta de transformação social.

 

Com uma expectativa de público de 90 mil pessoas e uma extensa programação, a FLIS contará com mesas redondas, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. Durante as manhãs e tardes, o público infantil e juvenil poderá conferir sessões de contação de histórias, oficinas literárias e atividades interativas. Nas noites, renomados autores participarão de debates sobre inclusão, bibliodiversidade e as múltiplas facetas da literatura brasileira contemporânea. Entre os destaques está a mesa redonda com Eliane Potiguara e Daniel Munduruku, que irão falar sobre a literatura indígena e os desafios enfrentados pelos povos originários. Além disso, autores como Ondjaki e Conceição Evaristo também estão confirmados.

 

Já a programação cultural da FLIS contará com o show de abertura do Mágico Patrick e a performance do grupo Violúdico. Na feira de livros, 80 editoras e 180 boxes estarão disponíveis, permitindo que estudantes da rede pública adquiram obras literárias por meio de vouchers oferecidos pela Prefeitura, incentivando a leitura entre os jovens.

 

A inclusão também terá destaque na FLIS deste ano. Entre os dias 13 e 14 de novembro, a “Oficina Musical Inclusiva” e a “Contação de Histórias com Acessibilidade” garantirão atividades adaptadas para todos os públicos.

 

O encerramento, marcado para o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, terá a participação da Intelectual “Diferentona” Bárbara Carine, que fará uma palestra sobre suas obras “Querido Estudante Negro” e “Como Ser um Educador Antirracista”, onde serão abordados a importância da educação antirracista e o fortalecimento da identidade negra no ambiente escolar, destacando como esses temas são essenciais para combater o racismo estrutural na sociedade. A cantora Bia Bedran promete um super show para encerrar a terceira edição da FLIS 2024 com chave de ouro.

 

Confira a programação completa da FLIS CLIQUE AQUI

 

*Link: https://www.saquarema.rj.gov.br/3a-edicao-da-flis-homenageara-a-escrita-e-a-cultura-indigena/#:~:text=A%20Prefeitura%20de%20Saquarema%2C%20por,20%20de%20novembro%20de%202024.

 

Foto: Divulgação

 


Rubem Baptista e a forma leve que conduz o magistério

|

 


Ele é a arte em pessoa. Também um intelectual que faz história na Educação. Um mestre que já ajudou a formar muita gente que atua no magistério com grande desenvoltura, enfim, um ser humano diferenciado, apaixonado pelo o que faz e sempre tem algo a acrescentar, isto é, o homem não para! Dá aulas, edita livros, lança livros, orienta, coordena e ajuda a construir um país melhor através da forma leve e descontraída que recebe a todos que recebem sua bênção na arte de lecionar, embora com tantos contratempos e motivos para desistir. Só poderia ser mesmo o professor Rubem Baptista, 57 anos, morador de Niterói (RJ).


Hoje ele concedeu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA e falou, principalmente, sobre o livro que acaba de lançar com o título “Nuvem Pretinha”, dedicado ao público infantil. Este bate papo está um charme só! Acompanhe!

 

 

CULTURA VIVA: Sua trajetória no magistério é longa. Como avalia esse trajeto até aqui?

RUBEM BAPTISTA: Essa pergunta é bastante determinante, pois costumo usar as palavras do inesquecível Imperador Alexandre - O Grande: “Vine vide vici” . Ou seja, “vim, vi e venci! Afinal de contas, são mais de trinta anos de docência, onde ajudei a formar uma “safra de sangue novo” para o magistério, dentro e fora da minha área. Não é todo tipo de profissional que pode esbarrar com um ex-aluno que, se dirigindo a você, tem a incrível alegria de te chamar de “colega de profissão”!

 

C.V.: Escrever um livro sempre foi um desejo profissional ou tem mais a ver com afeto pelas conquistas que agregou?

R.B.: Consegui cumprir os “3 desafios do Ser Humano” (plantar uma árvore; escrever um livro e ter um filho) com muita alegria e disciplina. Cada um deles foi no momento certo. Porém, a questão da escritura literária, atrelada às letras do profissional que sou, permitiu-me uma ampliação de lastro, inclusive como Ser Humano, visto que – inevitavelmente – o afeto, como a educação e a gratidão, são valores intrínsecos aos seres humanos. Basta que lhes sejam despertados e aprimorados modelarmente. Por conta disso, tive muitos exemplos de vida e muitas inspirações que viraram história.

 

C.V.: Como descreveria o livro "Nuvem Pretinha"? O que te motivou a elaborar tal obra?

R.B.: Um banho de inocência e muita emoção para tratar de um assunto que, atualmente, é considerado como bastante delicado. Porém, o impulso que tive para criar esse texto foi estar convivendo diariamente com criancinhas do ensino fundamental 1 (2º, 3º e 4º anos). Nessa idade, a energia viva delas fala muito mais alto para congregar sem qualquer distinção. Principalmente, daqueles tipos que os adultos criam para se afastar.

 

C.V.: E por que o público infantil foi alvo de suas discussões?

R.B.: Tive facilidade em transitar em alguns gêneros bastante distintos. Inclusive o de poemas. Todos como exercício da pura escritura. Especificamente, os infantis têm me permitido fugir da formalidade e da disciplina e do rigor literário. Escrever para um tipo de público cria uma “obrigação” para você pensar e sentir como aquele público, antes de “pintar” uma situação com uma determinada carga de emoção. Quando é para criança, existe uma permissão e liberdade maior. Com eles, quando escrevo, a “licença poética” é um eterno “sinal verde” para continuar.

 

C.V.: Falar de "inclusão" com crianças é mais complicado do que se imagina?

R.B.: Depende muito da sua liberdade de emoção naquele momento que estiver com elas. Lembra da “Terras do Nunca”, de Peter Pan? Uma história infantil que, com o passar do tempo, teve essa expressão usurpada por profissionais da liderança e motivação para treinar suas equipes, quando estão com questões problemáticas e (aparentemente) sem solução. Ou seja, vá (mentalmente) para a “Terra do Nunca” e encontre uma boa solução, pois lá, tudo é possível. Com essas joias em fase de lapidação (as crianças!) é mais fácil (e sem determinadas fugas), pois o seu acervo de vida é bem menor. Mas, temos que acreditar na emoção do “ourives”!

 

C.V.: Tratar o assunto "preconceito" com crianças parece assunto de adulto. O tema gera desconforto com elas também ou levam numa boa? 

R.B.: Certa vez, contei uma história para falar do “bom senso”. As personagens principais eram o Amor e a Educação. Toda criança aprende tudo que ela vê, ouve e sente constantemente. Principalmente, quando esse modelo é dado pelos pais. Nessa abordagem, não pode haver incongruência. E, sobremaneira, tem que haver uma estreita parceria entre família e escola, para que as crianças sejam as melhores sementes de transformação social, partindo daquilo que aprendem com seus pais e professores. O efeito, a médio prazo (10 anos) será similar ao daquela metáfora da pedra no lago. Ou seja, as ondas vão se multiplicando muito e constantemente.

 

C.V.: Qual o feedback vem tendo do público com esta obra?

R.B.: Ele foi lançado recentemente (novembro de 2024), para entrar em culminância com as comemorações pelo dia da consciência negra. Mas ele já estava sendo analisado e avaliado por profissionais da literatura infantil: escritores, contadores de história e professores de ensino fundamental 1 e pedagogos. Todos entenderam tratar-se de um assunto sério, porém embalado em um discurso ingênuo e emocionante, pois a valorização da família também se faz presente.

 

C.V.: Em algum momento na sua vida, embora seja um intelectual, já se encontrou em alguma situação onde se tornou alvo de preconceito? Como foi?

R.B.: Sim. Com a minha idade, isso foi possível. Porém, a visão de meus pais para a situação, no século passado, era bem diferente. Nós tínhamos que resistir, para superar os desafios. Até aqui, estou me referindo aos tipos de bullying que havia sofrido na infância e juventude. Do ponto de vista profissional, cheguei a ser “barrado” numa equipe, pois eu havia feito o curso de Letras. Porém, o mais incrível que vivi naquela circunstância foi quando me “adotaram” em outra equipe e a líder disse: “Que bom que vamos ter um professor em nossa equipe! Aquele que tem a capacidade de ensinar, aprende mais rápido o que teremos que fazer e pode nos ajudar com os detalhes!” Você não faz ideia de como aquele buraco havia se aberto embaixo de meus pés, momentos antes, se fechou para nunca mais se romper.

 

C.V.: O que a "Nuvem Pretinha" tem de mais valioso para nos deixar como lição de vida?

R.B.: Esperança por um mundo melhor e mais tranquilo, do ponto de vista do relacionamento entre as pessoas, partindo do melhor exemplo que os adultos possam transmitir às crianças.

 

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

R.B.: Instagran: @criacaodoslivros

 

Foto: Arquivo pessoal de Rubem Baptista