Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

Os Paralamas do Sucesso receberão o Mérito Cultural PUCRS 2026

21 junho 2026 |

 


Uma das bandas mais influentes da história da música brasileira e latino-americana, Os Paralamas do Sucesso serão os homenageados com o Mérito Cultural PUCRS 2026. A cerimônia ocorre no dia 30 de outubro, após a apresentação do show Paralamas Clássicos, que inicia às 21h, no Salão de Atos da PUCRS. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 1º de julho, às 14 horas, na plataforma Sympla e na bilheteria do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.  


Em sua nona edição, o Mérito Cultural será entregue pela primeira vez a uma banda. Segundo o diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena, a escolha dos Paralamas se dá a partir da premissa da distinção de valorizar artistas que pensam a Arte como instrumento de transformação social. “Os Paralamas cantaram e seguem cantando o nosso país. Para além da música, eles são uma voz sobre o Brasil e sua diversidade, e é isso que queremos celebrar”, afirma. 


Ao longo de mais de quatro décadas, o trio formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone construiu uma obra que ultrapassa gerações e estilos musicais. A partir dos anos 80, incorporando referências do reggae, da música latina, do pop e diversos outros gêneros, os Paralamas redefiniram os rumos do rock nacional e construíram uma identidade artística singular, capaz de dialogar com diferentes públicos e momentos da história brasileira. 


O espetáculo que será apresentado na cerimônia do Mérito Cultural PUCRS revisita a história da banda por meio de 33 canções que percorrem diferentes fases da sua carreira, desde o álbum de estreia, Cinema Mudo (1983), até trabalhos mais recentes.   


Sobre o Mérito Cultural 


Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade e está inserido nas ações que consolidam a Instituição como um polo de promoção da cultura. A homenagem reconhece personalidades que transformaram sua trajetória artística em contribuição significativa para a valorização da cultura como instrumento de educação, reflexão e humanização.  


Nas últimas edições, o reconhecimento foi concedido a Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Lima Duarte, Alcione, Alceu Valença, Martinho da Vila, Tony Ramos e Fafá de Belém, artistas cuja atuação deixou marcas profundas na cultura brasileira. 


Evento: Mérito Cultural PUCRS | Os Paralamas do Sucesso – Paralamas Clássicos  


Data: 30 de outubro de 2026 – sexta-feira  


Horário: 21h  


Local: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 4)  


Ingressos: Ingressos disponíveis a partir de 1º de julho, às 14h, na plataforma Sympla ou na bilheteria do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 40 – de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h).  


Foto: Markos Fortes

 



Da tradição caipira às experimentações atuais, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) sediará durante seis semanas, entre 15/07 e 19/08, a Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo. Com entrada gratuita, o evento terá apresentações musicais, masterclass, oficina e roda de prosa para celebrar a viola caipira como patrimônio cultural brasileiro vivo, dinâmico e em constante transformação. 


A capital paulista foi escolhida para abrir a 2ª edição da Mostra Violas Brasileiras que seguirá depois para o Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. A realização é do Projeto Violas Brasileiras, Ministério da Cultura e Banco do Brasil, com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 


Idealizado pelo produtor cultural e coordenador do Projeto Violas Brasileiras, Júlio José, e com direção artística do violeiro, compositor e pesquisador Ivan Vilela, a programação da Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do interior, mas também presente nas mãos de músicos urbanos de várias cidades brasileiras, diferentes gêneros e influências.


"A proposta é mostrar que existe uma família de violas brasileiras, com várias linguagens, como a viola de cocho, no Pantanal, a viola machete no recôncavo baiano com seus sambas, a de Buriti nas comunidades quilombolas, sempre mantendo a tradição, resistindo nas comunidades desse Brasil. Podemos dizer que elas ‘são irmãs’ que se unem na Mostra Violas Brasileiras, representando a tradição e as novas linguagens no mesmo palco”, pontua Júlio José.


Para ele, estrear o projeto em São Paulo é uma felicidade imensa e muito significativa. “Especialmente porque voltamos ao espaço onde iniciamos nossa trajetória, em agosto de 2024, quando realizamos a 1ª Mostra Violas Brasileiras: O Som do Brasil, também no CCBB. Então, nos sentimos em casa. Realizaremos ótimos encontros numa verdadeira celebração da viola”, afirma Júlio.


Programação


Mais que um instrumento musical, a viola é símbolo de identidades regionais, expressão de saberes ancestrais e ponte entre tradição e inovação. E para levar esse universo ao público, a programação com curadoria de Ivan Vilela, referência nacional no estudo e na difusão da viola caipira, prestará homenagens aos mestres históricos, como Tonico e Tinoco, dividindo espaço com representantes das novas gerações. 


A abertura no dia 15/07, às 13h, terá uma homenagem emocionante a Tonico e Tinoco, interpretada por Gerson Curió, Tarcísio Manuvéi e Zeka Peres, e segue com show de cantor e compositor Luiz Salgado, do cerrado mineiro, às 19h. 


A diversidade do instrumento ganha força no dia 22/07 com Rodolfo Vidal, guardião da viola caiçara do litoral sul paulista, ao lado de Cleyton Torres e o Grupo Manema que aproxima a viola do reggae. O encerramento deste dia, às 19h, fica por conta do duo de viola caipira e acordeom Valdir Verona e Rafa de Boni apresentando a sonoridade sulista.


No dia 29/07, às 13h, o multi-instrumentista carioca Renato Anesi mistura gêneros em sua apresentação de viola solo. Já Francisco Andrade (viola caipira) e Leticia Torança (voz) representam a nova geração ao lado de Rainer Patriota (viola da gamba)., às 19h.


Vanguarda e diversidade em agosto


A segunda metade da Mostra aposta na vanguarda e na diversidade de vozes. Vini Muniz sobe ao palco dia 05/08, às 13h, ao lado das Rendeiras da Aldeia, unindo a viola caipira aos cantos de trabalho da tradição popular de Carapicuíba. Às 15h, Rodrigo Caçapa lidera uma oficina e roda de prosa intitulada “Um inventário das violas, das cantorias e dos sambas nortistas”. Para fechar o dia, às 19h, o Grupo Madureira Armorial evoca o universo estético de Ariano Suassuna com a música nordestina de raiz erudita. 


A jovem violeira Mel Moraes, destaque do Revelando São Paulo, abre a programação do dia 12/08, às 13h, representando a nova geração. O violeiro paulistano e pesquisador Junior da Viola promove uma masterclass às 17h. A Família Garfunkel une poesia, literatura e múltiplos instrumentos num espetáculo intergeracional às 19h.


O encerramento da Mostra Violas Brasileiras fica por conta de Betto Poncianno, no dia 19/08 às 13h, e da dupla formada por Neymar Dias e Claudio Lacerda — dois dos nomes mais premiados da viola brasileira contemporânea —, numa conclusão à altura da celebração proposta pela Mostra a partir das 19h. 


Programação completa da Mostra Violas Brasileiras:


15/07/2026 – Quarta-feira


13h00: Show Tonico e Tinoco: uma história cantada com Gerson Curió, Tarcísio Manuvéi e Zeka Perez (Espetáculo em homenagem a quem marcou a música caipira, com clássicos e histórias do gênero).


19h00: Show de viola solo de Luiz Salgado (Cantador e compositor mineiro com repertório inspirado nas tradições populares, na natureza e nas manifestações culturais do interior)


22/07/2026 – Quarta-feira


13h00:  Rodolfo Vidal, Cleyton Torres com o Grupo Manema (Rodolfo Vidal - mestre de Fandango Caiçara de Cananéia se une ao grupo Manema, liderado por Cleyton Torres, de Iguape e apresenta repertório variado de Fandangos Caiçaras do Litoral Sul de São Paulo)


19h00: Valdir Verona e Rafa de Boni (Duo de Viola Caipira e Acordeom de Caxias do Sul - RS, trazendo interpretações de músicas autorais e repertórios diversos com o sotaque gaúcho)


29/07/2026 – Quarta-feira


13h00: Show de viola solo de Renato Anesi (Multi-instrumentista carioca, compositor e pesquisador da música brasileira. Sua obra mistura choro, samba, jazz e outros gêneros em apresentações solo).


19h00: Francisco Andrade (viola caipira) e Leticia Torança (voz) e Rainer Patriota (viola de gamba) (Violeiro paulista Francisco Andrade, radicado na Paraíba, se apresenta com a cantora Letícia Torança, apresentando repertório ligado à música armorial, unindo tradição e elementos eruditos acompanhados pela viola da gamba de Rainer Patriota)


05/08/2026 – Quarta-feira


13h00:  Vini Muniz (viola caipira) com as Rendeiras da Aldeia (coral) (Encontro entre música e cultura popular, valorizando saberes tradicionais e expressões coletivas, cantos de trabalho e muita sensibilidade)


17h00: Oficina e Roda de Prosa com Rodrigo Caçapa - Um inventário das Violas, das Cantorias e dos Sambas Nortistas


19h00: Grupo Madureira Armorial (Show do grupo com viola, violão, flauta e percussão que interpreta a música armorial, tradição inspirada no Nordeste que une elementos eruditos e populares)


12/08/2026 – Quarta-feira


13h00:  Mel Moraes (Show da violeira paulistana do interior de SP, premiada e representante da nova geração que mistura viola tradicional e sonoridades contemporâneas)


17h00: Masterclass com Junior da Viola (Violeiro paulistano, professor e pesquisador da história da viola. Com mais de 20 anos de carreira, apresenta a evolução do instrumento em encontro didático e musical) 


19h00:  Família Garfunkel (Os paulistanos da Vila Madalena Jean e Paulo Garfunkel fazem parte da história da MPB e se unem para cantar repertório autoral em família com viola caipira, violão, flauta, percussão e vozes)

 

19/08/2026 – Quarta-feira


13h00:  Betto Poncianno (Show com o violeiro com repertório autoral que fala de lembranças, família e influências da música brasileira)


19h00:  Neymar Dias e Cláudio Lacerda (Show com os dois importantes nomes da viola contemporânea: o multi-instrumentista Neymar Dias e o cantor e compositor Cláudio Lacerda unem tradição e inovação no palco) 


Representatividade


A Mostra Violas Brasileiras é aberta ao público em geral e tem como proposta ampliar o acesso à cultura popular, mobilizando especialmente instituições focadas em cultura, inclusão social e terceiro setor. Dessa forma, reforça o convite para a presença de Organizações Não Governamentais (ONGs) situadas na capital paulista. Informações com Júlio (11) 98855-0135.


Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo 

Local: CCBB SP – Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Temporada: 15 de julho a 19 de agosto de 2026 – todas as quartas-feiras

Classificação indicativa: Livre 

Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis uma hora antes de cada apresentação na bilheteria física e no site do CCBB

Masterclass e oficina: Ingressos disponíveis no site do CCBB a partir de 01/08.


Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Telefone: (11) 4297-0600 

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h. 

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h. 

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m). 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal. 


bb.com.br/cultura

instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura 

E-mail: ccbbsp@bb.com.br


***Na Foto em destaque, Show Tonico e Tinoco: uma história cantada com Gerson Curió, Tarcísio Manuvéi e Zeka Perez


Foto: Divulgação

 


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado de professores que queiram atuar na educação técnica profissional da rede pública estadual. A seleção, organizada pela FGV Conhecimento, visa criar um cadastro de reserva de docentes a serem contratados durante o ano letivo de 2027. Os candidatos podem se inscrever em até dois eixos, sendo R$ 60,00 a taxa de inscrição para cada um deles, até as 16h do dia 19 de junho de 2026, no site da banca organizadora.


O processo seletivo para a educação técnica profissional está dividido em seis eixos: Gestão e Negócios; Saúde e Meio Ambiente; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Recursos Naturais; e Controle e Processos Industriais.


Serão quatro etapas: prova objetiva, contendo 30 questões de múltipla escolha; prova discursiva, com uma questão dissertativa a ser respondida em até 20 linhas, sendo ambas de caráter eliminatório e aplicadas no mesmo dia; prova prática, que consistirá na gravação de uma videoaula pelo próprio candidato, com duração de 5 a 7 minutos, cujos critérios de correção serão clareza da explicação, uso de exemplos e antecipação de dúvidas dos alunos; e avaliação de títulos, que considerará a formação acadêmica complementar e a experiência profissional na área, sendo as duas últimas etapas de caráter exclusivamente classificatório.


Acesse o edital completo e o link para a página de inscrição podem ser acessados em Link, que traz também mais informações sobre o processo seletivo.

 


O Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil (MCTer/SGB) inaugura, nesta quinta-feira (11/06), a exposição itinerante “Brasil Glacial”, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis (RJ). A mostra integra o Programa Museu em Movimento e é realizada em parceria com a Fiocruz Petrópolis, fortalecendo a cooperação entre as instituições e ampliando o acesso do público ao conhecimento científico. 


A iniciativa dá continuidade às ações de difusão das geociências promovidas pelo MCTer durante o período de obras de revitalização de sua sede, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ). A parceria com a Fiocruz Petrópolis possibilita que parte do acervo e do conteúdo científico do museu permaneçam acessíveis à sociedade em um espaço de grande relevância cultural e educacional.


Para a coordenadora de administração e logística do Museu, Nathalia Roitberg, a exposição reforça o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento científico: “Além de seu valor científico, o Museu de Ciências da Terra representa um pedaço da história brasileira, especialmente da pesquisa geopaleontológica e da mineração, marcado por sua importância na evolução da ciência no país. Manter nossas atividades em circulação durante o período de obras é uma forma de continuar ensinando sobre nossa conexão com o planeta e ampliando o acesso da população ao patrimônio geocientífico brasileiro”, destaca.


 Brasil Glacial


A exposição apresenta evidências dos principais eventos glaciais registrados no Brasil e convida os visitantes a conhecerem um capítulo pouco conhecido da história geológica do país. Embora a expressão “Era do Gelo” seja frequentemente associada a paisagens congeladas de outras regiões do planeta, o território brasileiro também preserva registros de períodos de intenso resfriamento global que marcaram a evolução da Terra. 


Por meio de painéis informativos e recursos visuais, a mostra oferece uma imersão educativa sobre as glaciações e seus impactos na formação das paisagens, dos ecossistemas e da própria história da vida. Ao explorar as transformações ocorridas ao longo dos 4,5 bilhões de anos do planeta, os visitantes poderão compreender como fenômenos naturais, como mudanças climáticas, atividade vulcânica e movimentação dos continentes, influenciaram a dinâmica terrestre ao longo do tempo geológico.

 

Com a exposição Brasil Glacial, o MCTer apresenta ao público evidências desses fenômenos preservadas em território brasileiro, promovendo reflexões sobre a dinâmica do planeta, as mudanças ambientais ao longo do tempo geológico e a interconexão entre os processos naturais e a vida na Terra.


 O Palácio Itaboraí já recebeu anteriormente uma exposição do MCTer, experiência que contou com ampla participação da comunidade local. A nova mostra reforça os laços entre as instituições e reafirma o compromisso compartilhado com a divulgação científica e a valorização do patrimônio geológico brasileiro. 


Exposição: Brasil Glacial

Abertura ao público: 11 de junho de 2026

Local: Palácio Itaboraí – Fiocruz Petrópolis

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188, Petrópolis (RJ)

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30; sábados, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

O espaço conta com acessibilidade e estacionamento para visitantes.


Foto: Divulgação/Fiocruz Petrópolis.

 


Carapebus conquistou um importante reconhecimento nacional e passou a integrar o grupo de municípios que se destacam pelas boas práticas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final da Medalha Paulo Freire 2026 e concedeu ao município a Menção Honrosa, colocando a cidade entre as referências do Estado do Rio de Janeiro na promoção de uma educação pública inclusiva e transformadora.


A conquista ganha ainda mais relevância por fazer de Carapebus o único município do Norte Fluminense a alcançar a distinção. Dos 92 municípios fluminenses, apenas dois receberam a Medalha Paulo Freire, maior honraria da premiação, enquanto somente 20 cidades atingiram os critérios de excelência para receber a Menção Honrosa.


O reconhecimento valoriza iniciativas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, modalidade que oferece uma nova oportunidade para pessoas que desejam concluir os estudos e ampliar suas perspectivas de vida, trabalho e cidadania.


O secretário municipal de Educação, Dudu Pontes, destacou que o resultado é fruto de um esforço coletivo e fez questão de reconhecer o apoio da gestão municipal e o empenho de toda a comunidade escolar.


"Essa conquista enche Carapebus de orgulho e mostra que investir em educação é investir no futuro das pessoas. Quero agradecer ao prefeito Bernard Tavares, que acredita na força da educação e oferece as condições necessárias para que possamos desenvolver um trabalho sério, com planejamento, valorização dos profissionais e investimentos que fazem a diferença no dia a dia das nossas escolas. Esse reconhecimento não pertence apenas à Secretaria de Educação, mas a toda uma rede que trabalha com dedicação e amor pelo ensino público", afirmou o secretário municipal de Educação, Dudu Pontes.


Na sequência, o secretário ressaltou que "essa Menção Honrosa é de cada professor, gestor, coordenador, funcionário administrativo, merendeira, auxiliar de serviços, motorista, equipe de apoio e de todos os profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento da nossa educação. E, principalmente, dos nossos alunos, que são exemplos de determinação e superação. Cada história transformada pela Educação de Jovens e Adultos reforça a certeza de que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar oferecendo um ensino público cada vez mais humano, inclusivo e de qualidade para a população de Carapebus.


"Essa homenagem é de cada professor, gestor, coordenador, funcionário administrativo, merendeira, auxiliar de serviços, motorista, equipe de apoio e de todos os profissionais que contribuem diariamente para o funcionamento da nossa educação. E, principalmente, dos nossos alunos, que são exemplos de determinação e superação. Cada história de vida transformada pela Educação de Jovens e Adultos fortalece a certeza de que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir oferecendo um ensino cada vez mais humano, inclusivo e de qualidade para a população de Carapebus", completou Dudu Pontes.


Além de reconhecer a qualidade das ações desenvolvidas no município, a premiação evidencia a importância da Educação de Jovens e Adultos como ferramenta de inclusão social, combate às desigualdades e promoção da cidadania.


Para Carapebus, o reconhecimento do MEC representa mais do que uma conquista institucional. É a confirmação de que o trabalho conjunto entre gestão, profissionais da educação, estudantes e comunidade está construindo uma rede de ensino cada vez mais forte, acolhedora e comprometida com a transformação de vidas por meio do conhecimento.


Foto: Kaná Manhães

 


A edição inédita do Sem Censura que a TV Brasil leva ao ar nesta sexta-feira (5), às 16h, traz uma entrevista com Juliana Picoli Agatte, secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminino de 2027. O Brasil sediará pela primeira vez a competição entre os dias 24 de junho e 25 de julho do ano que vem. 

 

Durante o bate-papo com a apresentadora Katy Navarro, Juliana antecipa como estão os preparativos para a 10a edição do torneio. A Copa acontece nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

 

A bancada também conta com a presença da jornalista e radialista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Mara Régia para falar de sua trajetória profissional. Há 26 anos, Mara apresenta o programa Natureza Viva, transmitido em rede nacional pelas emissoras de rádio da EBC Nacional da Amazônia, Nacional do Alto Solimões, Nacional AM de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro. A atração é veiculada também por outras duas importantes emissoras públicas: a Rádio Difusora Acreana, no Acre, e a Rádio Timbira, no Maranhão. 

 

A escritora, palestrante e apresentadora Cíntia Chagas é outra entrevistada desta edição do programa e comenta sobre o livro “A Dor Comum”, escrito em coautoria com a jornalista Manuela D’Ávila. A obra é um diálogo em que as duas abordam questões que atravessam o universo feminino.

 

Ainda na edição desta sexta, o Sem Censura recebe o escritor Marcelo Moutinho para falar sobre seu novo livro, “Gentinha“, seus processos de escrita e o olhar sensível a respeito das relações humanas e da vida urbana contemporânea. A publicação reúne personagens, afetos e contradições do cotidiano em histórias marcadas por humor, ironia e humanidade.

 

O Sem Censura desta sexta tem como debatedora a jornalista Marília Arrigoni.  

 

Sobre o programa

 

O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

 

A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.

 

Vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão em 2024 e finalista no ano passado, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas nos anos de 2024 e 2025.

 

A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

 

Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

 

Serviço

Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil

Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil

Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

 

TV Brasil na internet e nas redes sociais:


***Na Foto em destaque, a apresentadora Katy Navarro

Foto: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

 


O Museu da Língua Portuguesa terá uma programação bem diversa no mês de junho. Poesia, visitas especiais abordando temas como a relação de nosso idioma com o espanhol e uma performance musical que mescla R&B e samba estão na agenda. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu, que celebra 20 anos em 2026, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  


O Museu funcionará normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista entre os dias 4 e 7 de junho. Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) de quarta-feira a sábado. Às terças e aos domingos, a entrada é gratuita. Crianças de até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana. Às segundas-feiras, o Museu fecha para manutenção.  


Sarau no Museu  


No dia 13 de junho (sábado), às 16h, o Museu realiza mais uma edição do Sarau no Museu. Sob comando do poeta e tradutor Matheus Guménin Barreto, a atividade terá como convidados os escritores Ismar Tirelli Neto, Simone Brantes e Ana Martins Marques. Os três já têm uma série de livros publicados e reconhecimento em importantes premiações, como a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Jabuti. 


Além de lerem poemas de suas autorias, Matheus, Ismar, Simone e Ana vão falar sobre processos de escrita, revelar quais são algumas de suas influências artísticas e comentar o momento da poesia contemporânea brasileira. O microfone ficará aberto para quem quiser mostrar a própria arte, e haverá tradução em Libras. Com entrada gratuita, o Sarau ocorre no Pátio B. 


Plataforma Conexões  


O Plataforma Conexões, também no dia 13 de junho (sábado), terá a apresentação da cantora Bebé. O repertório do show será composto por faixas dos discos lançados por ela, o Bebé, de 2021, e o SALVE-SE!, de 2024, e algumas canções inéditas, a serem gravadas em seu próximo projeto. São músicas que mesclam ritmos como pagode, samba, R&B e trap, cujos versos flertam com a vivência urbana. Ela estará acompanhada dos músicos Lys Ventura e Felipe Salvego.  


Na edição 2026 do Plataforma Conexões foram selecionados trabalhos com o tema Culturas Urbanas, englobando, também, os ritmos musicais da cidade e sua diversidade cultural.  


Visitas especiais com Núcleo Educativo 


O Núcleo Educativo prepara uma série de visitas especiais à exposição principal (aos sábados e domingos, às 10h e às 13h) e ao prédio da Estação da Luz (aos sábados e domingos, às 11h e às 15h) em junho. Os grupos são formados 15 minutos antes do início de cada passeio. Os ingressos para as visitas mediadas à exposição custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) aos sábados – aos domingos, é grátis. Os passeios ao prédio da Estação da Luz são gratuitos tanto no sábado quanto no domingo. 


Nos dias 6 (sábado), às 15h, e 27 (sábado), às 11h, o tema da visita ao prédio da Estação da Luz será Presenças LGBT em São Paulo. A ideia é abordar as presenças e ausências da população LGBTQIAPN+ no território da Luz, onde o Museu está localizado. 


No dia 13 (sábado), às 11h, a visita será especialmente para as crianças (acima dos 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis). O objetivo é apresentar a história da Estação da Luz por meio de um exercício de atenção aos detalhes do prédio, extraindo desenhos e texturas em um caderno de frottage. Ao fim do passeio, cada criança poderá levar o que foi produzido para casa. 


No dia 20 (sábado), às 10h, ocorre a visita especial intitulada Joias de Crioula à exposição principal. O Núcleo Educativo vai evidenciar as várias representações de mulheres negras dos séculos 18 e 19 e as suas formas de resistência por meio de símbolos que carregavam. Entre eles, as próprias joias de crioula. 


Por fim, no dia 21 (domingo), às 10h, a visita A Distância que a Língua Encurta à exposição principal vai destacar as relações entre o português brasileiro e o espanhol. Ambas as línguas compartilham raízes latinas e semelhanças na estrutura gramatical, aproximando seus falantes. 


Museu da Língua Portuguesa  

Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  

R$ 25 (inteira); R$ 12,50 (meia)  

Grátis às terças-feiras e aos domingos  

Grátis para crianças até 7 anos  

Acesso pelo Portão A  

Venda de ingressos na bilheteria e pela internet  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar o seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  


O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


PATROCÍNIOS E PARCERIAS  

A Temporada 2026 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva, por meio do Instituto Motiva; patrocínio do Instituto Votorantim e da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, da CAIXA e do Governo do Brasil. Conta, ainda, com as empresas parceiras Machado Meyer, Porto, Unipar e Alcaçuz. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  


***Na Foto em destaque, a escritora Ana Martins Marques é uma das convidadas do Sarau no Museu

Foto: Mauro Figa

Coliseu: Exposição Imersiva estende temporada em São Paulo

|

 


O interesse do público pela história da Roma Antiga ganhou um capítulo extra em São Paulo. Após dois meses de grande procura e diversos dias com ingressos esgotados, a Coliseu: Exposição Imersiva teve sua temporada prorrogada e segue em cartaz até o dia 31 de julho, no Shopping Vila Olímpia.


Desde a estreia, a exposição se transformou em um dos programas culturais mais comentados da capital paulista, reunindo famílias, estudantes, turistas e visitantes de diferentes faixas etárias em uma experiência que combina história, inteligência artificial, metaverso e interação. O sucesso da temporada confirmou o interesse crescente do público por formatos que unem conhecimento, tecnologia e inovação.


A mostra apresenta um passeio pela Roma Antiga por meio de cenários temáticos, inteligência artificial, experiências interativas e um ambiente de metaverso que transporta os visitantes para o século I. Para muitos, o passeio representou também o primeiro contato com tecnologias imersivas de última geração.


A exposição se estrutura a partir do conceito figital, que integra o mundo físico ao digital em uma experiência contínua. O visitante percorre ambientes construídos com base em pesquisa histórica e, ao mesmo tempo, acessa camadas digitais que ampliam a compreensão do período. O resultado é uma experiência em que presença, interação e narrativa acontecem de forma conectada.


Um dos aspectos que mais chamou atenção ao longo da temporada foi justamente a diversidade do público. Crianças, jovens, adultos e idosos compartilham a mesma experiência, cada um encontrando diferentes formas de se conectar com a narrativa.


A exposição é dividida em sete salas que conduzem o visitante por uma sequência narrativa construída a partir de imersão e detalhamento cenográfico. Cada ambiente foi desenvolvido com atenção à iluminação, paleta de cores, ambientação sonora e elementos visuais, criando transições que reforçam a sensação de deslocamento no tempo. 


O metaverso, considerado um dos momentos mais marcantes da visita, tornou-se um ponto de descoberta para as pessoas. Equipados com óculos de realidade virtual de alta definição, visitantes exploram uma reconstrução digital da Roma Antiga, interagem em tempo real e vivenciam uma tecnologia que, para muitos, era até então desconhecida.


"Ver famílias inteiras participando da experiência e pessoas de diferentes gerações descobrindo o potencial das tecnologias imersivas tem sido uma das maiores conquistas da exposição. Recebemos muitos visitantes que tiveram seu primeiro contato com realidade virtual e metaverso aqui. A extensão da temporada é resultado direto dessa conexão que a mostra conseguiu criar com o público", destaca Hugo Teixeira, diretor da exposição.


A prorrogação da temporada reforça o interesse crescente do público por experiências que unem cultura, tecnologia e entretenimento de forma acessível e envolvente. “Receber uma atração internacional como a Coliseu: Exposição Imersiva e acompanhar a excelente resposta dos visitantes demonstra como o shopping tem se consolidado como um destino que vai além das compras, oferecendo experiências capazes de conectar diferentes gerações por meio da inovação e do conhecimento. A extensão da mostra é uma oportunidade para que ainda mais pessoas vivenciem essa jornada pela história da Roma Antiga de uma forma inédita e surpreendente”, afirma Emerson Lucas, gerente de marketing do Shopping Vila Olímpia.


Ao longo dos últimos dois meses, a exposição registrou alta procura em diferentes períodos da semana, incluindo datas com ingressos completamente esgotados. O desempenho reforça o interesse do público por experiências culturais capazes de unir entretenimento, aprendizado e participação ativa.


Mais do que apresentar fatos históricos, a exposição propõe uma aproximação entre passado e futuro. Em um momento em que a tecnologia ocupa espaço cada vez maior na vida cotidiana, a mostra utiliza ferramentas contemporâneas para revisitar uma das histórias mais fascinantes da humanidade.


Com produção da empresa Bluebees, Coliseu: Exposição Imersiva tem a sua primeira temporada na América Latina após a estreia internacional em New York, Barcelona e Paris.


Com a temporada estendida até o fim de junho, a expectativa é receber um número ainda maior de visitantes nas próximas semanas, consolidando a passagem da Coliseu: Exposição Imersiva por São Paulo como um dos destaques culturais do semestre.


Coliseu: Exposição Imersiva

Temporada prorrogada até 31 de julho

Local: Shopping Vila Olímpia – São Paulo


Endereço: Rua Olimpíadas, 360 – 2º andar – Vila Olímpia


Ingressos: Ticketmaster Brasil: https://www.ticketmaster.com.br/event/coliseu-exposicao-imersiva.


Valores: A partir de R$ 35,00


Horários: Terça-feira à sexta-feira: 10h às 20h | Sábado: 10h às 21h | Domingo e feriados: 12h às 19h. 


Foto: Divulgação

 


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro inicia o mês de junho com uma programação educativa especial, com opções para todas as idades. As atividades incluem uma oficina para crianças inspirada no universo do futebol, uma imersão na técnica de pintura alla prima e uma conversa sobre fotografia documental e fotojornalismo. Todas as ações do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira são gratuitas, com vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. 


Em clima de Copa do Mundo, a oficina No universo do futebol parte de uma contação de história do livro Gol de placa, de Pedro Bandeira, para unir as crianças no Time dos Pequenos Arteiros. Na atividade, cada participante fará registros com uma câmera Polaroid e poderá personalizar as fotografias com desenhos, pinturas e colagens. Uma das imagens integrará um álbum coletivo; a outra será levada para casa como lembrança. Indicada para crianças de 4 a 8 anos, a oficina será realizada nos dias 6 e 13 de junho (sábados), das 14h às 15h30. 


Ainda para os pequenos, a oficina Arte no corpo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente por meio de uma experiência de leitura e criação artística inspirada no livro Curumins arteiros, de Melissa Coelho Xakriabá. A partir do contato com tintas naturais produzidas com pigmentos extraídos da natureza, as crianças serão estimuladas a criar cores, formas e desenhos relacionados à narrativa do livro. Indicada para crianças de 4 a 8 anos, a atividade será realizada nos dias 20 e 27 de junho (sábados), das 14h às 15h30.


Telas, museus e ruas:


A oficina Do esboço à tela propõe uma imersão no processo de criação em pintura com tinta acrílica. Ao longo de quatro encontros, os participantes serão apresentados a conceitos como composição, perspectiva, luz e sombra, e orientados na construção do desenho e escolha das cores. As últimas aulas terão foco na experimentação e expressão artística, com uso da técnica alla prima. Ao final da oficina, cada participante levará a sua tela para casa. Indicada para maiores de 16 anos, a atividade será realizada nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho (terças-feiras), das 18h às 19h. 


Em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes, o encontro Assuntos museais, processos e parcerias promove uma conversa sobre os caminhos da arte contemporânea no Brasil e sua relação com museus e centros culturais. Com participação dos artistas Ursula Tautz e Heleno Bernardi, da exposição Paisagens em suspensão, o encontro abordará temas como trajetórias artísticas, formação de acervos e o papel das instituições culturais. Indicado para maiores de 16 anos, o encontro será realizado no dia 18 de junho (quinta-feira), das 18h às 20h. 


Ministrada pelo artista e arte-educador Marcelo Ment, da Sala do Artista Popular (SAP), a atividade A rua como linguagem convida o público para um mergulho na arte urbana. Em uma conversa aberta e interativa, Ment compartilhará experiências, referências visuais e processos criativos desenvolvidos de forma autodidata, tendo a cidade como espaço de aprendizado e experimentação. Indicada para maiores de 14 anos, a atividade será realizada no dia 28 de junho (domingo), das 14h às 15h30.


Fotografia em debate:


A exposição World Press Photo 2026 dialoga com duas atividades da programação educativa deste mês. No encontro Entre o fato e o humano, o educador e fotógrafo Gabriel Saar conduzirá uma conversa sobre fotografia documental, fotojornalismo e questões humanas contemporâneas. A proposta é refletir sobre como as imagens registram acontecimentos, constroem narrativas e estimulam debates sociais e éticos. Indicado para maiores de 16 anos, o encontro será realizado no dia 21 de junho (quinta-feira), das 14h às 16h. 


Já a atividade Diversidade em imagens parte da análise de fotografias premiadas pela World Press Photo para refletir sobre como as populações LGBTQIAPN+ são representadas nas imagens. A oficina busca incentivar o olhar crítico sobre as imagens, discutindo quem as produz, quais mensagens transmitem e quais histórias são mostradas ou deixadas de lado. Indicada para maiores de 16 anos, a atividade será realizada no dia 26 de junho (sexta-feira), das 18h às 19h30.


Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:


O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é uma iniciativa da CAIXA que visa aproximar a programação cultural do público. Com diversas ações, desde experiências de visitação para escolas e instituições sociais até oficinas, cursos e projetos de arte-educação para diferentes públicos, o programa busca promover o acesso à cultura de forma inclusiva e educativa. 


Essas ações educativas recuperam e atualizam uma longa história, que celebra em 2026 os 46 anos desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília e os 39 anos da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país, com unidades também em São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA).


Programa Educativo CAIXA Gente Arteira


Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Unidade Passeio (Rua do Passeio, 38, Centro)


Datas e horários: Consultar programação


Inscrições gratuitas: Chegar com 15 minutos de antecedência. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada


Classificação Indicativa: Consultar programação


Informações: (21) 3083-3610 | site da CAIXA Cultural| caixaculturalrj


Acesso para pessoas com deficiência


Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil


***Na Foto em destaque, o clima de Copa do Mundo: oficina “No universo do futebol”  

Foto: Divulgação

 


“A luta pela democracia foi a causa da minha geração”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em mais de uma ocasião. Também foi a do ex-primeiro-ministro Felipe González, que governou a Espanha de 1982 a 1996, período em que a democracia se consolidou no país.

 

Líderes de partidos social-democratas, González e FHC tiveram papel importante nos processos de redemocratização da Espanha e do Brasil nas décadas de 1970 e 1980, quando participaram da luta contra a ditadura franquista (1939-1975) e o regime militar brasileiro (1964-1985). Posteriormente, como governantes de seus respectivos países, tiveram papel fundamental para a consolidação do regime democrático e a modernização do Estado e das economias espanhola e brasileira. “Meu objetivo é fazer com que a Espanha funcione”, disse González, na época.

 

Com o objetivo de mostrar paralelos entre os dois líderes, a Fundação FHC e a Fundación Felipe González lançaram hoje a sua primeira exposição conjunta em formato digital: “Fernando Henrique Cardoso e Felipe González: dois líderes, dois países, um compromisso democrático” (clique aqui para acessar).

 

A mostra virtual inédita propõe um diálogo entre experiências políticas distintas, mas conectadas por valores compartilhados, como a defesa das instituições, o fortalecimento da cidadania e a busca por estabilidade em cenários de transição. Discursos, correspondências, fotografias e outros registros documentais revelam não apenas decisões de governo, mas também visões de mundo e projetos de futuro.

 

“A exposição revela a amizade e a cumplicidade de dois líderes que foram fundamentais para a transição democrática e a modernização de seus países. Um de nossos objetivos é mostrar às gerações mais jovens que a democracia tem valor e temos que cuidar dela”, diz Rocío Martínez-Sampere, vice-presidente da Fundación Felipe González, em vídeo sobre a parceria.

 

Assista ao vídeo ‘Aprender com o passado para contribuir com o futuro’.


“As trajetórias políticas de Felipe González e Fernando Henrique Cardoso têm muito a dizer às pessoas que se preocupam com a democracia e com os desafios que ela enfrenta no momento atual. Por isso, faz todo o sentido unirmos esforços”, disse Sergio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC.

 

Esta é a 20ª mostra online realizada pela Fundação FHC desde 2020, quando a instituição lançou uma plataforma de exposições virtuais para continuar a divulgar o Acervo sob sua custódia durante a pandemia. Em 2025, as exposições virtuais tiveram 130 mil acessos. 

 

União ibero-americana – Em 9 de junho de 2026, a Fundação FHC e a Fundación Felipe González estarão novamente juntas, ao lado da Universidad Diego Portales (Chile), para apresentar a Rede Ibero-americana de Arquivos Presidenciais (RIAP): uma nova plataforma internacional de cooperação dedicada à preservação, pesquisa e divulgação de arquivos de ex-presidentes e chefes de Estado da Ibero-América.


Saiba mais sobre exposições virtuais da Fundação FHC.

 

Sobre a Fundação FHC – A Fundação Fernando Henrique Cardoso é um think tank brasileiro apartidário e sem fins lucrativos, inaugurado em 2004, que tem um duplo propósito: produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no país em sua relação com o mundo; e preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso, além de outros familiares e amigos do casal, contribuindo para a preservação de parte da história política e intelectual nacional.

 

Sobre a Fundación Felipe González – La Fundación Felipe González trabaja para preservar, difundir y poner a disposición de la ciudadanía el archivo personal y político de Felipe González. A través de proyectos de memoria democrática, iniciativas de reflexión sobre el futuro, programas educativos y actividades de investigación, la Fundación impulsa el conocimiento sobre la historia reciente de España y promueve el debate público informado.


Foto1: Rod Quina / Sintrópika

Foto2: Vinícius Doti / Fundação FHC

 


O Museu da Língua Portuguesa vai funcionar normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista entre os dias 4 e 7 de junho. O público terá acesso à exposição principal, que permite um mergulho na variedade da língua portuguesa falada no Brasil por meio de experiências interativas, e a visitas especiais mediadas pelo Núcleo Educativo. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 


Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) de quarta a sábado. Aos domingos e às terças-feiras a entrada é gratuita para todos os públicos. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana. Às segundas, o Museu fecha para manutenção. 


Quem vier ao Museu terá a oportunidade de conhecer a exposição principal, que destaca a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil por meio de experiências audiovisuais e interativas. Na instalação Palavras Cruzadas, o público descobre a origem e o significado de termos de nosso vocabulário como cafuné, mandioca, baderna e futebol. 


No Português do Brasil, uma linha do tempo que narra a história da língua portuguesa falada no país do Império Romano até os dias atuais, há uma série de vídeos com pesquisadores e artistas. Neles, são abordadas as marcas e as influências das línguas indígenas, africanas e europeias no português brasileiro. 


A Praça da Língua é um dos pontos altos da visita. Em uma sala imersiva, textos em língua portuguesa, de nomes como Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Gregório de Matos e Carolina Maria de Jesus, são projetados no teto e declamados por artistas como Maria Bethânia, Tom Zé e Zélia Duncan. 


Visitas especiais com o Núcleo Educativo 


Os educadores e educadoras do Museu também oferecem visitas mediadas especiais, oferecendo olhares específicos sobre os conteúdos apresentados pela instituição. As visitas à exposição principal ocorrem aos sábados e domingos, às 10h e às 13h. Os grupos são formados 15 minutos antes do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria. Aos sábados, os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada). Aos domingos, a entrada é gratuita. 


Há, ainda, visitas especiais ao prédio da Estação da Luz, que ocorrem aos sábados e domingos, às 11h e às 15h, permitindo que o público conheça espaços da sede do Museu aos quais não tem acesso no dia a dia. No dia 6 de junho (sábado), às 15h, a visita terá como tema Presenças LGTB em São Paulo, abordando as presenças e ausências LGBTQIAP+ no território da Luz, onde o Museu está localizado. As visitas ao prédio são gratuitas – os grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria. Limite de 20 pessoas. 


Museu da Língua Portuguesa – Funcionamento no feriado prolongado do Corpus Christi  

Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  

R$ 25 (inteira); R$ 12,50 (meia)  

Grátis às terças-feiras e aos domingos  

Grátis para crianças até 7 anos  

Acesso pelo Portão A  

Venda de ingressos na bilheteria e pela internet  


 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  


Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar o seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  


O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  


A Temporada 2026 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva, por meio do Instituto Motiva; patrocínio do Instituto Votorantim e da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, da CAIXA e do Governo do Brasil. Conta, ainda, com as empresas parceiras Machado Meyer, Porto, Unipar e Alcaçuz. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  


***Na Foto em destaque, a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa

Foto: Nilton Fukuda

Museu do Rock reforça atuação como espaço educativo em Curitiba

25 maio 2026 |

 


Inaugurado em Curitiba, o Museu do Rock recebe visitas de escolas e estrutura uma frente educativa que amplia o papel do espaço como instrumento de formação cultural e acesso à história da música. A iniciativa consolida o posicionamento do museu para além da experiência expositiva, estruturando o espaço também como ambiente de aprendizagem e reflexão. A programação para escolas inclui visitas que conduzem os estudantes por um percurso imersivo, articulando conteúdos históricos, culturais e tecnológicos a partir da trajetória do rock como linguagem.


“A proposta educativa se materializa por meio de visitas mediadas e conteúdos acessíveis, mas principalmente pela construção de sentido. Os estudantes são convidados a refletir sobre a música como linguagem cultural, conectando estética, comportamento, tecnologia e contexto histórico”, explica Michelle Gutmann Hesketh, responsável pela coordenação geral do projeto. 


Diferente de uma visita tradicional de lazer, o percurso educacional é conduzido com foco em provocar reflexão e contextualizar os conteúdos apresentados. A mediação amplia o olhar sobre os temas abordados, relacionando a exposição a questões mais amplas, como transformações sociais, comportamento e produção cultural.


A abordagem dialoga diretamente com diferentes áreas do conhecimento. A experiência permite conexões com disciplinas como história, sociologia, artes, comunicação e tecnologia, contribuindo para a ampliação do repertório dos estudantes de forma interdisciplinar.


Outro eixo central da proposta é a acessibilidade. O museu incorpora recursos como audiodescrição e desenvolve sessões voltadas a estudantes da rede pública, ampliando o alcance das atividades educativas e reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.


“A acessibilidade é estruturante no projeto. Quando oferecemos audiodescrição, garantimos autonomia ao visitante cego. Quando abrimos espaço para estudantes da rede pública, estamos estimulando o interesse pela cultura em novos territórios. Nosso objetivo é que cada visitante se reconheça como parte desse espaço”, afirma Michelle.


As ações educativas e inclusivas funcionam como pontes entre o patrimônio cultural e o presente, permitindo que a história da música seja acessada de forma mais ampla e diversa. Ao integrar diferentes públicos e promover experiências acessíveis, o museu fortalece seu papel como agente de formação cultural e construção de pensamento crítico.


A iniciativa conta com patrocínio master da Philco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e integra o projeto do Museu do Rock de se consolidar como um espaço vivo, com atuação contínua nas áreas de cultura, educação e acesso. Para agendar a visita para grupos, basta entrar em contato pelo museudorock.wlive@gmail.com

Foto: Divulgação

Arte e música despertam memórias e emoções na terceira idade

22 maio 2026 |

 



Envelhecer com qualidade de vida vai muito além dos cuidados físicos. Cada vez mais, especialistas apontam que atividades culturais e artísticas são fundamentais para o bem-estar emocional, social e cognitivo da população idosa. Música, pintura, dança, teatro e outras formas de expressão ajudam a estimular a memória e proporcionar experiências capazes de resgatar emoções e histórias de vida.


Em instituições de acolhimento e grupos da terceira idade, ações culturais têm se mostrado importantes aliadas no combate ao isolamento, à depressão e ao declínio cognitivo. Mais do que entretenimento, a arte se torna um instrumento de conexão humana.


A psicóloga Valderez Guilherme Marques, especialista em saúde mental e que atua com idosos, explica que o contato com atividades artísticas favorece diferentes aspectos emocionais, cognitivos e sociais da terceira idade. Segundo ela, a arte funciona como um importante estímulo para a criatividade e para a autonomia dos participantes. “Essas atividades estimulam a criatividade, a livre expressão e o contato com experiências e materiais muitas vezes desconhecidos pelos idosos, proporcionando novas descobertas e aprendizados”, destaca.


De acordo com a psicóloga, os benefícios também aparecem diretamente na saúde emocional e mental. “Há um aumento significativo da autoestima, além da redução do stress, da insegurança e de transtornos psíquicos, como quadros depressivos e até indícios de demências”, afirma.


Os impactos positivos podem ser percebidos na rotina das instituições que acolhem idosos. Lívia Pavan, que é gerente geral do Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo de Rio Claro, interior de São Paulo, observa diariamente como experiências culturais modificam o comportamento e o estado emocional dos residentes. “Trabalhamos diariamente para oferecer não só cuidados essenciais, mas também experiências que promovam bem-estar emocional, social e cognitivo”, ressalta.


Uma das atividades recebidas pelo Abrigo foi o projeto Arte do Coração, desenvolvido pelo Instituto Lumiarte. Segundo Lívia, as ações do projeto deixaram impactos perceptíveis entre os residentes. “Para nós do Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, atividades como o projeto Arte do Coração têm um impacto muito significativo na vida dos nossos idosos. Elas estimulam a memória, reduzem a sensação de isolamento, fortalecem vínculos, melhoram o humor e trazem um brilho diferente ao dia a dia de cada residente”, afirma.


Ela também destaca o aspecto afetivo presente nas apresentações. “O Arte do Coração foi especialmente marcante, justamente por trazer sensibilidade, presença e afeto através da arte. Sempre observamos mudanças muito positivas após as apresentações, os idosos ficam mais animados, participativos e conectados”, comenta.


O músico e violonista Welton Nadai, que participa das apresentações do projeto, afirma que os encontros proporcionam experiências marcantes tanto para o público quanto para os artistas. “Cada apresentação do Arte do Coração é uma troca muito intensa. A música desperta lembranças, emoções e cria conexões verdadeiras com os idosos. Muitas vezes percebemos pessoas cantando junto, se emocionando e compartilhando histórias depois das apresentações. É uma experiência transformadora tanto para quem recebe quanto para quem leva a arte”, relata.


Arte do Coração


O projeto “Arte do Coração” é uma iniciativa que une arte, cultura e solidariedade em ações voltadas a idosos, pacientes hospitalares e pessoas em situação de vulnerabilidade social ou de saúde. Desde sua criação, o projeto leva apresentações musicais, atividades artísticas e experiências culturais a asilos, hospitais, grupos da terceira idade e projetos sociais. A proposta é democratizar o acesso à cultura e criar pontes entre artistas locais e comunidades que normalmente possuem pouco contato com esse tipo de atividade.


Mais sobre o projeto:


https://www.institutolumiarte.org/artecoracao


***Na Foto em destaque, Projeto Arte do Coração realizado no Abrigo São Vicente, em Rio Claro (SP)

Foto: Divulgação

Projeto Cine Petrobras chegará em Macaé (RJ), com cinema gratuito para a população

18 maio 2026 |

 


A carreta que se transforma em sala de cinema de alta tecnologia levará cultura e diversão gratuitamente para a população de Macaé. A cidade recebe o Cine Petrobras nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de maio). Ao todo, o projeto passará por 30 municípios de 10 Estados do Brasil, cortando as estradas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A iniciativa, 100% gratuita para a população, é aprovada pelo Ministério da Cultura e viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, execução da Cepar Comunicação e apoio das prefeituras dos municípios.


Os Estados contemplados pelo projeto são Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul (veja a programação abaixo). 


No estilo transformer, a carreta cinema se expande e vira uma sala de cinema climatizada com poltronas confortáveis, sistema de som e imagem digitais, além de cabine para distribuição de pipoca e refrigerante. A acessibilidade inclui recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso. 


O projeto permanece dois dias em cada município. Durante o dia, quatro sessões gratuitas e previamente agendadas são direcionadas exclusivamente a escolas e instituições públicas da localidade. 


Há uma sessão noturna por dia, às 18h30, também gratuita e aberta ao público, com grandes sucessos da telona: “Divertida Mente 2” e “Smurfs”. Devido às vagas limitadas, os interessados em participar devem ir até a carreta antecipadamente, no dia do evento, para garantir a retirada de seus ingressos. Lembrando que todos os participantes terão direito a pipoca e refrigerante gratuitamente.


Em Macaé, a carreta estaciona na Cidade Universitária (av. Aloízio da Silva Gomes, 50)


O Cine Petrobras é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, execução da Cepar Comunicação e apoio das prefeituras dos municípios. Para acompanhar novidades e as próximas etapas do projeto, basta seguir o Instagram: @ceparcultural. 


Programação – Cine Petrobras 


CidadeDatas
Macaé, RJ21 e 22 de maio
Arraial do Cabo, RJ25 e 26 de maio
Itaboraí, RJ28 e 29 de maio
Magé, RJ1 e 2 de junho
Duque de Caxias, RJ4 e 5 de junho
Tremembé, SP10 e 11 de junho
São José do Norte, RS17 e 18 de junho
São Lourenço do Sul, RS22 e 23 de junho
Camaquã, RS25 e 26 de junho
Esteio, RS29 e 30 de junho

 

 

Sobre a Petrobras


A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros. 


Sobre a Cepar Comunicação


A Cepar iniciou no ano de 1998 a captação de recursos para projetos culturais com base em suas relações comerciais, dentre elas os filmes "Tiradentes", de Osvaldo Caldeira e o documentário "Mehinaku", sobre um dos povos do alto do Xingu, além dos livros "Cem Anos Luz", comemorativo do centenário da Estação da Luz, "Paulista Avenida - A Síntese da Metrópole" e "Sorocabana - Uma Saga Ferroviária". Após estas experiências, começou a produzir Projetos Culturais junto às empresas, oferecendo assessoria em marketing cultural, desde a elaboração, aprovação até a implantação definitiva de projetos.


***Na Foto em destaque, as crianças se divertem com uma experiência completa de cinema

Foto: Cepar