Galvão Bueno narra campanha em comemoração aos 30 anos do Instituto Ayrton Senna

22 junho 2024 |

 


Em comemoração aos 30 anos de fundação, o Instituto Ayrton Senna lança uma campanha de celebração narrada pelo jornalista e amigo de longa data de Ayrton Senna, Galvão Bueno. O filme destaca o legado deixado pelo tricampeão de Fórmula 1, cuja paixão pelo Brasil e vontade de transformar a sua realidade,  inspirou a criação do Instituto.

A amizade entre Ayrton Senna e Galvão Bueno foi marcada por muitas histórias e vitórias. Galvão, além de ser um confidente, sabia da dedicação de Ayrton em ajudar instituições de caridade e causas de forma anônima. Dois meses antes de sua morte, Senna confidenciou à sua irmã, Viviane Senna, seu desejo de fundar uma organização para oferecer mais oportunidades às crianças e jovens brasileiros.

Fundado em novembro de 1994 pela família de Ayrton Senna, o Instituto celebra três décadas de impacto social, promovendo iniciativas inovadoras e transformadoras na educação. Senna dominava as pistas, e o Instituto, por sua vez, domina a criação de soluções educacionais que promovem mudanças significativas.

Em 30 anos, o Instituto Ayrton Senna se tornou um centro de inovação em educação, atuando em três principais frentes: pesquisa e inovação, mobilização e advocacy, e disseminação de projetos educacionais em larga escala. Entre os projetos desenvolvidos estão iniciativas voltadas para a alfabetização, melhoria dos níveis de aprendizagens e melhora das soft skills dos estudantes, como resiliência, foco, empatia e criatividade. Ao longo de sua história, o Instituto realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em mais de 3 mil cidades brasileiras.

 Nossa missão é não só superar obstáculos históricos, como a alfabetização e o combate à evasão escolar, mas também preparar as novas gerações com as habilidades necessárias para viver, conviver e trabalhar com sucesso no século 21”, afirma Viviane Senna, presidente do Instituto.

Conheça mais sobre o inspirador trabalho do Instituto Ayrton Senna, que é sustentado por doações, recursos de licenciamento e parcerias com a iniciativa privada, acessando www.institutoayrtonsenna.org.br.

Conheça os filmes da campanha:

 Video - 90s   

Vídeo versão completa 2m30s

 

Foto: Divulgação


Mika Yui jovem talento lança primeiro livro

|

 


No dia 20 de junho de 2024, a escritora Mika Yui celebrou o lançamento de seu mais recente livro, "Sonhos e Conexão", na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi Alphaville. O evento foi um sucesso absoluto, reunindo um público entusiasmado e ávido por conhecer de perto a autora e sua nova obra. 

 

 

 Mika Yui passou a noite autografando diversos exemplares do livro, criando momentos inesquecíveis com cada leitor. O ambiente estava repleto de energia positiva, com conversas animadas e muitos sorrisos, refletindo o espírito acolhedor e inspirador da escritora.

 

 A presença do vereador Reinaldo Campos de Barueri foi um destaque especial, evidenciando a parceria e o apoio fundamentais para o sucesso do evento. Além disso, a participação de Juliane Clicks, e o apoio dos representantes do restaurante Osaka e do One Brother, enriqueceram ainda mais a noite, proporcionando uma experiência única para todos os presentes. 

 

 

 Mika Yui expressou profunda gratidão a todos que compartilharam esse momento especial com ela. "Ter vocês aqui significa o mundo para mim. Cada um de vocês contribuiu para tornar este lançamento inesquecível", afirmou a autora, visivelmente emocionada. 

 

 

 Um agradecimento especial foi dirigido ao amigo e mentor Henrique Specht, cujo apoio e orientação foram inestimáveis ao longo da jornada. Mika também agradeceu ao Studio GA, que cuidou com esmero da maquiagem e do cabelo, e à The Bliss, responsável pelo look deslumbrante da noite. "Sonhos e Conexão" promete cativar os leitores, oferecendo uma narrativa envolvente e cheia de significado. O evento de lançamento foi uma verdadeira celebração dessa conexão especial entre Mika Yui e seu público, marcando o início de mais um capítulo emocionante na carreira da escritora.

 

 

Um pouco mais do evento:


 


 

 


Fotos: Divulgação


Vicentini Gomez negocia distribuição de filmes premiados em festivais internacionais

20 junho 2024 |

 


Em  negociações com distribuidoras para os filmes "Doutor Hipóteses, Justiça! Uma história" e "Ayrton Meninices no Coração do Brasil", produzidos durante a pandemia que arrebataram prêmios em festivais de cinema nos cinco continentes, o cineasta e ator Vicentini Gomez está em contato com potenciais patrocinadores para os novos longa-metragens e série, em fase de produção. 


Os novos filmes carregam o potencial para continuar a trajetória de sucesso e  fortalecer a cultura nacional, ampliando o alcance do cinema brasileiro no exterior, possibilitando aos futuros patrocinadores agregarem valores  ao associarem suas marcas à produções de alta qualidade, e alimentando a magia do cinema.


Para compreender a importância desses projetos, melhor destacar alguns tópicos da obra recente do multifacetado  ator, diretor, produtor, escritor, roteirista e cineasta.


DUZINDA – Um contundente relato sobre a violência contra a mulher, com história que se passa entre os anos 1930 e 1950 no Brasil. Livre adaptação do premiado romance da escritora Clotilde Chaparro, (Projeto aprovado na Lei do audiovisual).


BERIMBAU – filme para crianças, com uma divertidíssima história discutindo e jogando a fantasia e o lúdico. (aprovado na Lei do audiovisual).


CO_METER OU NÃO CO_METER - uma comédia romântica abordando temas polêmicos do relacionamento como o poli amor e suas consequências. (aporte direto).


REGRAS & ETIQUETAS – Em parceria com a Ilumina Serviços Culturais. Série de humor, alicerçada em quiproquós, gags e nonsense, onde, sem perder o marco da fórmula psicológica de tempo e espaço, satirizará tudo aquilo que acontece com ações inconsequentes, regras sociais, etiquetas e foras do dia a dia de uma dupla divertidíssima. (aprovado na lei do audiovisual)


A magia do cinema está prestes a receber novas obras das mãos de premiado cineasta Vicentini Gomez. Após um período desafiador marcado pela pandemia, onde suas obras tiveram destaque internacionalmente nos festivais de cinema, o artista está pronto para dar vida a novos projetos que prometem emocionar, divertir e inspirar o público, tanto adulto quanto infantil. Por sinal, como sempre faz.
Para conhecer e ter mais informações sobre os projetos e como se tornar um parceiro/patrocinador, visite o site da produtora www.palhaecia.com.br, ou pelas redes sociais @vicentinigomez.

 

Foto: Divulgação


Instituto Ayrton Senna participa do Festival LED com oficina sobre combate ao bullying

19 junho 2024 |

 


O Instituto Ayrton Senna participa pela terceira vez do Festival LED, um movimento da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, lançado em 2022. O evento, dedicado à inovação na educação, contará com uma oficina focada no combate ao bullying organizada pelo Instituto. A oficina acontece no dia 22 de junho, das 13h45 às 15h45, no segundo andar do Museu de Arte do Rio, na Sala LED Cria. Com o tema "Como Lidar com Bullying na Escola", o encontro é uma parceria de conteúdo do Instituto Ayrton Senna com o LED, e tem como objetivo discutir e apresentar formas eficazes de prevenção e intervenção contra o bullying no ambiente escolar. A atividade será conduzida por Ana Carla Crispim, psicóloga e gerente de pesquisas do eduLab21, laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, e Maria Lucia Voto, pedagoga e gerente de projetos da organização.  

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2022, realizada pelo IBGE, aproximadamente 20% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental relataram ter sido vítimas de bullying.   O próprio Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo, realizou um estudo socioemocional no estado no qual foi constatado que 13,4% dos mais de 170 mil estudantes avaliados afirmaram ser vítimas de bullying devido à aparência de seus corpos, enquanto 11,6% relataram sofrer bullying por causa da aparência de seus rostos. É um problema sério que afeta a dinâmica escolar, aumentando o sentimento de insegurança entre alunos e elevando as chances de vítimas desenvolverem sintomas de ansiedade e depressão. Diante desse cenário, é fundamental discutir e implementar estratégias para prevenir e mitigar os efeitos do bullying.

A oficina abordará as manifestações do bullying e como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode ser aliado fundamental nas práticas de prevenção e intervenção, seja do aluno, seja do educador. “Algumas competências socioemocionais têm se mostrado fortemente relacionadas à prevenção e redução do bullying, como a responsabilidade e o respeito que ajudam os estudantes a construir vínculos mais saudáveis e respeitosos com seus colegas. Além disso, promove a compreensão de que suas ações são fundamentais para que os outros se sintam seguros no ambiente”, explica Ana Carla Crispim, pesquisadora do eduLab21, laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna.

A participação do Instituto Ayrton Senna no Festival LED reforça o compromisso com a educação de qualidade e com a promoção de um ambiente escolar saudável e seguro. O Instituto tem uma longa trajetória de desenvolvimento e implementação de projetos que visam melhorar a educação no Brasil, com um enfoque especial nas competências socioemocionais, também conhecidas como soft skills. Essa atuação vai ao encontro dos objetivos do LED, que busca inovação e soluções eficazes para os desafios educacionais contemporâneos. 

Não perca essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo e seguro! 

 

Data: 22 de junho

Horário: 13h45 às 15h45

Local: Sala LED Cria - segundo andar do Museu de Arte do Rio

Com Ana Carla Crispim (psicóloga e gerente de pesquisas do eduLab21, no Instituto Ayrton Senna) e Maria Lucia Voto (pedagoga e gerente de projetos no Instituto Ayrton Senna).

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna  

Há 30 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. Somos um centro de inovação em educação impulsionados pela vontade do ídolo Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, de construir um Brasil melhor e criar mais oportunidades para todos.  

Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro e promover todo seu potencial, preparando-o para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas públicas e projetos educacionais baseadas em evidências científicas. Também advogamos pela causa e mobilizamos toda a sociedade em prol da educação de qualidade.  

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Em três décadas de história, desenvolvemos projetos em todos os estados brasileiros, realizando mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens.  

www.institutoayrtonsenna.org.br.  

 

Foto: Divulgação


O 'Selo Institucional Alcione 50 Anos' é lançado hoje

14 junho 2024 |

 


 


O "Selo Institucional Alcione 50 Anos", visando  comemorar o cinquentenário de carreira da artista, será lançado pelos Correios amanhã, dia 14/6, em Vitória, no ES. A solenidade será realizada a partir das 20h, no Espaço Patrick Ribeiro, o mesmo local em que a cantora irá realizar mais um espetáculo de sua vitoriosa turnê na capital capixaba.



A emissão, com imagem do fotógrafo Vinícius Mochizuki, celebra os 50 anos de trajetória da intérprete maranhense que, ao longo de sua história, gravou 42 álbuns, ganhou 26 discos de ouro,7 de platina  e dois de platina duplos.



É mais uma - e importantíssima - premiação recebida  por uma artista que  orgulha a cultura brasileira e sempre fez questão de propagá-la  mundo afora. 


Foto: Vinícius Mochizuki

Ator Pedro Bosnich muda visual para filme

11 junho 2024 |

 


Prestes a começar a rodar o filme “O retrato de Sarah”, o ator Pedro Bosnich desembarcou no Brasil no último sábado, fazendo mudança radical no visual para dar vida ao personagem Tomás do seu novo filme. 

  

 Nos stories o ator compartilhou seu novo cabelo que já tem uma nova data para mudança, devido a mais um personagem que está por vir no segundo semestre. 

 

 No click, Pedro posou ao lado do renomado visagista Marcelo Zetta, no salão Studio Tez, em Moema (São Paulo).

 

Foto: Divulgação


Sandro Bento e o resultado de grandes inspirações na música gospel

|

 


Ele nasceu para a música. Sempre ligado nas canções do meio gospel, um dia se tornou compositor na buscar de ouvir novas melodias que retratassem a verdadeira adoração a Deus. Desde, então, trilhou novos campos dentro do ramo e, hoje, é reconhecido como um dos melhores na área onde atua. Só poderia ser mesmo o cantor e compositor Sandro Bento, de São Paulo, que, hoje, concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA.

Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: Como foi seu início no ministério musical? Houve influências?
SANDRO BENTO: Quando adolescente comecei a tocar na igreja que frequentava (Igreja Batista). 
Ouvia músicas evangélicas na igreja e me sentia bem, prazer em ouvir o estilo musical cristão e em geral, pop.


C.V.: E quando se descobriu como Compositor? Houve algum fato que te levou a compor a primeira canção?
S.B.:
A descoberta foi aos 7 anos.
Na ocasião não tinha acesso à música. Quase não existia música gospel nas rádios e os discos eram caros. Computadores estavam chegando no Brasil. Os celulares ainda não eram realidade útil. Na igreja cantavam as mesmas músicas e não existiam cifras para eu reproduzi-las. Eu só conhecia algumas notas no violão que aprendi com o pastor José Amâncio da Igreja Batista. Quando sentia vontade de adorar a Deus com cânticos eu criava meus versos. A primeira canção foi feita quando tinha 7 anos e foi, exatamente, por não ter acesso a outras músicas. Também não era eclético e as músicas mais tocadas nas rádios da época não me agradavam.

C.V.: Quais são as suas principais referências musicais?
S.B.: Músicas do Cantor Cristão eu ouvia sempre. Na infância quase não tive acesso a outras músicas e a maioria das músicas que ouvia ao meu redor eu não gostava e chegavam a me irritar.

No período da adolescência tive contato com músicas nacionais do Cantor Adhemar de Campos e das bandas Novo Som, Catedral, Ofcina G3, que eu gostava e ouvia repetidamente.

C.V.: Percebe muitas dessas influências em suas músicas?
S.B.: Hoje, nas minhas músicas atuais, existe bastante dessas influências que unem a letra a um estilo pop cristão. Mas, acabei, ao longo dos anos, criando uma maneira própria de compor e expressar minhas emoções através das músicas.

C.V.: Geralmente, como surgem suas composições?
S.B.:
Geralmente, surgem de maneira espontânea quando fico por horas no meu espaço musical. Sempre prefiro criar um novo verso, uma nova música e não gosto de repetir as músicas de ontem.

C.V.: Também compõe para outros artistas gospel? Como tem sido o resultado desse trabalho, em sua análise?
S.B.:
Não faço músicas para outros artistas. A música, para mim, era muito pessoal e particular. Quando comecei a interpretar minhas próprias canções, e divulgar, foi surpreendente. Percebi que muitas pessoas se identificavam com essas canções. O resultado foi uma satisfação muito grande e uma expansão, como artista, dentro e fora do território nacional. Os resultados foram incríveis e eu não esperava.




C.V.: Você mantém seu ministério somente em Minas Gerais ou já expandiu para outros Estados?
S.B.:
Embora nasci e morei muitos anos em Minas Gerais,  esse ministério profissional começou em São Paulo. Hoje, existem pessoas de vários estados acompanhando esse trabalho.

C.V.: Seu trabalho tem um trabalho amplo de divulgação em suas redes sociais. Que retorno o público tem dado?
S.B.:
Tenho recebido o carinho de um público enorme. As pessoas têm orado por esse trabalho de  louvor e adoração. Tenho recebido presentes e convites frequentes. Existem pessoas que relatam ouvir as músicas todos os dias ao ir para o trabalho ou ao realizar as atividades do dia a dia, e dizem sentir paz ao ouvir as canções.

C.V.: Que nota daria para a música gospel hoje e para os cantores gospel, em paralelo?
S.B.: Nota 10 para os cantores! Mas, a música gospel tem entrado em um ciclo de "música worship" que busca causar emoções com repetições e linearidade musical.  Perdendo, assim, a variedade e criatividade, embora, existam exceções dentro do worship. Contudo, a linearidade das canções traz uma sensação de mesmice e cansaço auditivo, na minha opinião.  


C.V.:  Quais são as suas redes sociais?
S.B.: Meu Instagram (
https://www.instagram.com/sandrobento.oficial/reels/?__coig_restricted=1)

 

 

Fotos: Divulgação


‘Lô Borges - 50 anos de música’ nos Teatros Firjan Sesi

|

 


Um dos compositores mais renomados da MPB, que fez parte do lendário Clube da Esquina, fidedigno representante da chamada "música mineira" que dominou a cena artística a partir dos anos 70, Lô Borges acaba de completar 50 anos de uma carreira exitosa e não atrelada aos descompassados do tempo. E, para celebrar uma data tão emblemática, de tanta beleza reunida, Borges chega aos palcos dos Teatros Firjan SESI Duque de Caxias (14); Centro do Rio (19); Macaé (20); Campos dos Goytacazes (21) e Itaperuna (22) em junho, com o espetáculo “Lô Borges - 50 Anos de Música". O artista, igualmente reconhe cido como cantor e instrumentista, permanece ativo, gravando seus álbuns, realizando shows que lotam temporadas e, principalmente, encantando uma legião de fãs não apenas com os mega hits da época do "Clube", mas também, com as suas novas e belas composições.

 

 

Lô Borges - 50 Anos de Música

 

 

Lô Borges ultrapassa 50 anos de música (2022), trajetória que começou com o icônico álbum duplo "Clube da Esquina" e o "Disco do Tênis", ambos lançados em 1972. E mais ! Lô chegou aos 70 anos de idade, vivenciando uma fase de intensa produtividade, exercitando como nunca o ofício de compositor: são cinco discos de inéditas em 5 anos! Neste show em formato DUO, juntamente com o músico Henrique Matheus, na guitarra e vocais, um espetáculo inédito no Rio de Janeiro, Lô Borges apresenta sucessos do "Clube da Esquina" - como "O Trem Azul", "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "Paisagem da Janela" entre outras; relembra uma ou outra faixa do cl&aacute ;ssico "Disco do Tênis" e, traz à tona novidades de cinco discos de inéditas: "Rio da Lua" (2019), com letras de Nelson Angelo, "Dínamo (2020)", em parceria com o letrista Makely Ka, "Muito Além do Fim (2021)" - no qual retoma a parceria com o irmão Márcio Borges, após 10 anos; "Chama Viva" (2022), com a compositora paulista Patrícia Maês e, por fim, do seu mais recente álbum (lançado em Janeiro-2023), “Não me Espere na Estação”, indicado ao Grammy Latino 2023, com letras de Cesar Mauricio.

 

“Lô Borges – 50 Anos de Música” – Teatros Firjan SESI

Teatro Firjan Sesi - Duque de Caxias - 14/06 - 20 horas

Rua Arthur Neiva, 100 - Duque de Caxias -Baixada Fluminense (RJ).

 

Teatro Firjan Sesi - Centro- 19/06 - 19 horas

Avenida Graça Aranha, 1, Rio de Janeiro/RJ

 

 Teatro Firjan SESI Macaé – 20/06 – 20 horas

Alameda Etelvino Gomes, 155 - Riviera Fluminense – Macaé/RJ

 

Teatro Firjan Sesi - Campos dos Goitacazes - 21/06 - 20 horas

Rua Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 - Guarus – Centro/RJ

 

 Teatro Firjan SESI Itaperuna – 22/06 – 19 horas

Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, 895 – Presidente Costa e Silva, Itaperuna/RJ

 

Ingressos: Sympla - https.://bileto.sympla.com.br

Inteira - R$ 40,00// Meia-entrada -  R$ 20,00 (estudantes, idosos, professores das redes pública e privada do Município e do Estado do RJ, PNE/ acompanhante, menor de 21 anos)

Duração: 70 min // Classificação: livre

Produção - Rita Vilani  / Veras Produções Artísticas (Verastar)

Realização: Firjan SESI

Foto: Crédito na foto

Saiba mais e garanta seu ingresso: @firjansesicultura"

 

Foto: João Diniz