ZÉ ZUCA FAZ SUCESSO NA RÁDIO NACIONAL

05 fevereiro 2009 |


O cantor e compositor Zé Zuca, 56 anos, trabalha há 22 anos para e com o público infantil. Atualmente, apresenta o programa ‘Rádio Maluca’, na Rádio Nacional AM 1130Khz, aos sábados, às 11h, no auditório da emissora com a participação expressiva de crianças e famílias.
De acordo com a mãe Lúcia Coelho, 38 anos, que levou a filha de 10 anos para participar do programa, “é um programa alternativo que não se vê na grande mídia. É um espaço cultural que promove atividades culturais que não estão lá”. E o pai João Lobo, 31 anos, que também levou sua filha de 10 anos, acredita que “a criança entra num universo mais criativo, se envolve mais com as apresentações e fica mais interativa”.

CULTURA VIVA: Pelas diversas atividades que desempenha, o chamam de “multimídia”. Mas, quais são suas principais funções no momento?
ZÉ ZUCA: A minha função quase sempre é um misto do trabalho de artista, como ator, cantor, compositor e o trabalho de comunicação, de radialista, e também meu trabalho como educador.

CULTURA VIVA: Certo. Além do programa ‘Rádio Maluca’, você já fez um monte de coisas: já deu aula na faculdade, não é isso?
ZÉ ZUCA: Eu sou pedagogo. Sou educador de formação mesmo. Sempre dei aulas em escolas, dou aulas para professores, faço oficinas, dou palestras, participo de congressos. Faço um trabalho cultural que serve à educação também.

CULTURA VIVA: Onde você percebe que “rende” melhor: compondo músicas, cantando, escrevendo livros ou apresentando o programa “Rádio Maluca”?
ZÉ ZUCA: Eu já tenho cinco CDs de músicas para crianças, é um trabalho continuado e como apresentador encontro muita satisfação nesse trabalho com a Rádio Maluca. Não costumo separar. Não me importa muito qual é o veículo, importa a finalidade, o objetivo a alcançar.

CULTURA VIVA: Sim, mas quando você está apresentando o programa, em casa compondo uma música ou de repente cantando num show, você acha que se entrega melhor aonde?
ZÉ ZUCA: Para mim tudo isso é um mesmo trabalho: a gente só usa veículos diferentes. Os meus trabalhos se interligam, então, na Rádio Nacional estou apresentando o programa, daqui a pouco eu canto.

CULTURA VIVA: É engraçado que aonde você está é tudo a mesma coisa: você canta, conta história e...
ZÉ ZUCA: É exatamente: canto, conto história, escrevo roteiro, o programa é um programa cultural, educativo e eu sinto muito prazer em fazer exatamente essa miscelânea, essa misturada. Eu não gostaria de ficar só em uma dessas coisas. Se eu ficasse só compondo e cantando, talvez eu ficasse meio tediado.

CULTURA VIVA: Falta alguma coisa?
ZÉ ZUCA: Eu gosto muito é de cantar, adoro cantar como adoro apresentar o programa “Rádio Maluca”. Aqui eu acho que encontrei uma síntese, nesse programa especificamente.

CULTURA VIVA: Realmente o programa “Rádio Maluca” é muito legal. Qual o objetivo central dele?
ZÉ ZUCA: São alguns os objetivos. Eu acho que um deles é formar novos ouvintes porque como é que o rádio quer novos ouvintes se não faz programa para os ouvintes de tenra idade: as crianças e os jovens? Então, a tendência dos ouvintes de rádio é ir morrendo: as pessoas vão envelhecendo e vão morrendo, então, investir nessa nova geração é uma coisa importante.

CULTURA VIVA: Pois é. Sem contar nessa interatividade das pessoas virem ao estúdio, poderem participar do programa, não é? Eles entendem o processo, participam do mecanismo, estão vendo o que está acontecendo.
ZÉ ZUCA: É verdade. Eles ajudam a gente a fazer rádio.

CULTURA VIVA: Há algum desejo, Zé, que você ainda tem com relação ao programa “Rádio Maluca”?
ZÉ ZUCA: Sim. A gente está sempre sonhando adiante. Estou sempre com as minhas utopias e eu acredito que se a gente não sonha, não tem como realizar. Objetivamente na Rádio Maluca, como programa de rádio que eu também penso em levar para a televisão, eu acho que se eu pudesse ter um grupo musical fixo no programa, melhorar o cenário, quer dizer, se tivesse um apoio cultural, seria uma coisa legal, eu acho que a gente faria muito mais ainda.

CULTURA VIVA: Você disse que pensou em levar o programa para a televisão e não levou ainda por quê?
ZÉ ZUCA: É um projeto que está sendo estudado por uma emissora de televisão; tem um outro pessoal também de uma produtora independente que já ofereceu para eu gravar e apresentar às emissoras.

CULTURA VIVA: Qual a maior dificuldade quando se trabalha para crianças?
ZÉ ZUCA: A maior dificuldade que eu acho é uma dificuldade que se vem encontrando em tudo quanto é programa que se faz voltado para a cultura, para a criança e para educação: é você fazer o tempero certo, alcançar a dose certa, oferecer uma coisa de qualidade e que enriqueça culturalmente os ouvintes, mas ao mesmo tempo, ela seja divertida, seja uma coisa que as crianças curtam e brincam.

Foto: Edson Soares

1 comentários:

Dr.Edmundo Paulino Pinto disse...

eu sou cantor infantil se quiser me procurar me meu hot mail é do msn é lui.zfpp@hotmail.com eu canto em eventos do cei colegio de barra do pirai (estado do rio de janeiro )canto maysa , tom , vinicius , nelson e tal >>>..