Competição acontece entre os dias 29 de junho a 3 de julho 
em nove polos do Estado

Entre os dias 29 de junho e 3 de julho, vinte e oito alunos e ex-alunos do SENAI Niterói e SENAI São Gonçalo participam da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional da América Latina.

As áreas de competição são: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Automação Industrial, Caldeiraria, Confeitaria, Construção em Alvenaria, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Encanador Industrial, Estruturas Metálicas, Instrumentista Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Mecânica de Usinagem, Operações em Logística, Panificação, Projetos Mecânicos, Segurança do Trabalho, Soldagem, Tornearia a CNC, Tornearia Mecânica, Web Design.

Para o gerente do SENAI Niterói, Jorge Rezende, a Olimpíada do Conhecimento é o coroamento de toda a atividade de treinamento dos alunos e a fase escolar e muito importante. “Fizemos uma mobilização em toda a escola e todos ficaram motivados. Agora vamos ter os melhores competidores na fase estadual, muito produtiva e interessante, que representarão a região no Estado”.

Já o gerente do SENAI São Gonçalo, Anderson Carolo, disse que a Olimpíada do Conhecimento “é o melhor sistema de avaliação para os alunos colocarem em prática o que aprenderam durante o curso e serem inseridos no mercado de trabalho. Esse é o diferencial”.

No SENAI Niterói, um dos polos de competição distribuídos no estado, será disputado as ocupações de Calderaria, Encanador Industrial e Estruturas Metálicas. Os outros polos são: SENAI Automação e Simulação, SENAI Solda, SENAI Espaço da Moda Nova Friburgo, SENAI Maracanã, SENAI Nova Iguaçu, SENAI Resende, SENAI Rodrigues Alves e SENAI Tijuca. A Olimpíada do Conhecimento terá ainda as fases nacional e internacional.

O torneio - que tem as etapas escolar, estadual, nacional e internacional – funciona como uma vitrine para o mercado de trabalho. Nele, os participantes são desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia no mundo do trabalho.

O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

A etapa escolar, realizada de 8 a 12 de junho contou com a participação de 800 participantes em todo o estado. Os competidores, selecionados por meio de avaliação comportamental e prova teórica, têm, entre outras intenções, mostrar suas habilidades e ser reconhecido no mercado de trabalho. Os jovens disputaram vagas em 25 ocupações, que foram definidas estrategicamente de acordo com o mercado do Rio de Janeiro.



0 comentários: