Flavia Souza e o talento da multiartista que conquistou o mercado nacional e internacional

21 abril 2022 |


Atriz, cantora, escritora e coreógrafa. Formada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem curso de extensão pela Universidade das Quebradas e pós-graduação em Docência no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes. Participou de filmes e novelas, como: “Um Suburbano Sortudo”, de Roberto Santucci, “Pequena África”, de Zòzimo Bulbul, "Medida Provisória", de Lazaro Ramos, "Cidade dos Homens", de Fernando Meirelles. Atuou na novela “Viver a vida” e em mais de vinte peças de teatro e musicais. Além disso, já fez temporadas internacionais com grupos diversos, passando pelos países: Itália, Alemanha, França, Rússia, Colômbia, Bolívia, dentre outros.


Enfim, essa é a Flavia Souza, 42 anos. Uma mulher negra, forte, talentosa e que acredita que o trabalho que desempenha na arte e na cultura está direcionado como uma missão em sua vida.


Hoje, ela concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA e falou, um pouco, sobre sua carreira. Que honra!

 

Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: Por que escolheu a vida de atriz como profissão? Já era um sonho?

FLAVIA SOUZA: Na verdade sou multiartista. Acredito que seja missão desde criança. Sempre foi minha escolha e percebo que é uma forma de levar informação ao público. 

 

C.V.: De tudo o que já fez, no tocante à atuação, qual a personagem que mais se identificou?

F.S.: Tia Teresa, no musical “Dona Ivone Lara” porque ela era jongueira igual a mim. 

 

C.V.: E a que deu mais trabalho? 

F.S.: Dandara da Cia. dos Comuns, no espetáculo “Roda do Mundo”. Por que tinha muitas nuances, coreografias de saltos e alturas. 

 

C.V.: Teatro e televisão. Qual se identifica mais com você?

F.S.: Gosto dos dois! Não consigo escolher um. Mas, a TV paga melhor.


 

 

C.V.: Como foram as temporadas que fez trabalhando no exterior?

F.S.: Tranquilo. Estava em grupo e sempre alguém traduzindo, fora que sendo muito bem recebidos, até mais do que no Brasil.  

 

C.V.: Você tem formação acadêmica em Dança pela UFRJ e tem cursos de extensão na área. Foi difícil essa conquista?

F.S.: Sim. Porém, mantive o foco e sempre na busca. 

 

C.V.: E qual a sensação que você tem quando está dançando? Dá para traduzir?

F.S.: Parece que estou transcendendo, liberando as tensões e me harmonizando com meu eu.

 

C.V.: Você fará a preparação corporal do elenco do filme "Nosso Sonho", que contará a história da dupla Claudinho e Buchecha e também participará do elenco. Como está a sua expectativa?

F.S.: Com este presente estou muito feliz e grata, pois o meu objetivo, desde 2020, é ir para o cinema e o universo está me atendendo. Fora que sou fã da dupla e curti muito os bailes funks! Emoção demais reviver essa época!



 

C.V.: Você é uma profissional super talentosa, negra e tem um trabalho respeitado no mercado. Mas, sabemos que o preconceito existe tanto por ser mulher, assim como por ser negra. Como lida com essa questão?

F.S.: É muito preconceito e, a todo momento, engolindo sapos porque somos descredibilizadas o tempo todo, até mesmo entre os irmãos e irmãs, que acabam reproduzindo esta cobrança para agradar a casa branca e ser aceito. Isso adoece. Hoje, com muita meditação e perdão estou lidando bem. Porém, observando e esperando mudanças. 

 

C.V.: Quais são suas redes sociais? 

F.S.: Meus trabalhos estão neste link:

https://linklist.bio/https_youtu.be_7AEs2kK4NW8

Curta e comente minhas redes sociais, se gostar:

https://instagram.com/flavia_souza_1980?igshid=1fw3rouzn2k4z

https://instagram.com/tempestuosa_depressagem?utm_medium=copy_link

https://www.instagram.com/grupo_afrolaje/

https://youtube.com/channel/UCEVkZk148mU2iWK4qRR8sLA


***Alguns momentos da carreira da Flavia Souza:





 

Fotos: Arquivo pessoal de Flavia Souza

 


0 comentários: