Pedro Garrido e sua dedicação às palavras em poemas reflexivos

29 novembro 2023 |

 



A poesia veio suave e, sua mansidão, foi ganhando espaço, passo a passo, até que ganhou forma e, hoje, boa parte do seu tempo é dedicado a ela. Assim é o cotidiano do Poeta, Palestrante e Pedagogo Pedro Garrido, 36 anos. Mesmo trabalhando no atendimento de call center do Complexo Hospitalar de Niterói (RJ), ele, que mora em São Gonçalo, exala poesia e, ao declamar, consegue transmitir, aos espectadores, sua paixão pela arte das palavras. O público só tem a ganhar!

 

Hoje, o poeta concedeu entrevista ao CULTURA VIVA e comentou sobre sua trajetória e seu trabalho como responsável do Sarau (Uni) Versos Livres.

 

Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Percebeu seu talento para o Poema muito cedo?

PEDRO GARRIDO: Na verdade, sempre gostei de escrever, mas não achava que meus textos tinham qualidade suficiente. Postava, nas redes sociais, algumas coisas que escrevia e me falavam que o que eu escrevia fazia sentido. A poesia despertou mesmo em 2018, quando participei de uma coletânea e, a crônica, acabou, lentamente, chamando a atenção de outros autores, até que veio a primeira participação em sarau, em 2019, e, desde então, a poesia aflorou ainda mais na minha vida.

 

C.V.: Como surgem suas inspirações? Costuma vir da sua observação do mundo?

P.G.: Não tem momento certo para a inspiração vir. Vem a partir de uma leitura, de um filme, de dores e questionamentos internos que acabam surgindo e o texto vem como resposta.

 

C.V.: Ser Pedagogo te ajuda a concatenar melhor as ideias e unir as palavras para dar um acabamento melhor em seus textos?

P.G.: A pedagogia e a poesia fazem total sentido na construção, dentro de um contexto cultural e emocional, enquanto instrumento de transformação da sociedade. A poesia é pedagógica; a pedagogia pode ser poética. Como meus textos são feitos de versos livres, não tenho um ordenamento específico para que as ideias tenham algum ritmo ou forma: elas surgem praticamente prontas, mas a forma como elas surgem podem ser aplicadas em sala de aula e fora dela para estímulo da leitura e criação textual.

 


C.V.: Qual foi a palestra em que considera que teve melhor êxito?

P.G.: Eu realizei duas palestras, juntamente com oficinas de poesia, em um projeto social da Terceira Idade, que é realizado no Prédio da Câmara Municipal de São Gonçalo, convidado por Joyce Amancio e Alessandra Andreão. Nessa oportunidade eu vi e ouvi muitas experiências significativas que me marcaram, além de ter duas das participantes que passaram a expor suas poesias nos saraus da cidade, motivadas por tudo que ouviram na palestra, e isso não tem preço.

 

C.V.: E qual a que avalia como a que não saiu como você queria? Teve algum motivo específico que possibilitou?

P.G.: Não, especificamente. Imprevistos podem acontecer e sempre acontecem na nossa caminhada. Mas, faz parte do processo de aprendizado. Tudo serve para que a gente possa evoluir e agregar.

 

C.V.: E o Sarau (Uni) Versos Livres que promove em diversos municípios do Rio de Janeiro? A ideia foi sua? Como tem sido estes eventos?

P.G.: Sim! A ideia é minha e tem origem no meu primeiro livro de poesias "(Uni) verso", ainda durante a pandemia. A primeira edição foi a convite de uma amiga que queria desenvolver algo em uma unidade de saúde na Fundação Leão XIII, em São Gonçalo, e eu arrisquei: "Vou fazer um sarau!". Ela topou que eu fizesse o sarau na unidade, abriu o espaço e deu ferramentas, juntamente com a Secretaria de Cultura de São Gonçalo para que pudesse acontecer e, a partir dessa experiência, continuei fazendo edições virtuais do sarau até encontrar na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres o espaço para desenvolver edições mensais do movimento. O sarau já aconteceu em São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, sendo sempre emocionante o resultado de cada ação!

 

C.V.: Se alguém desejar que você e sua equipe realizem o Sarau em sua cidade ou evento é possível? Como deve proceder?

P.G.: É possível, é só me contactar nas redes sociais e vamos vir a melhor maneira de trabalharmos a agenda e parceria.

 

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

P.G.: Facebook: Pedro Garrido; Instagram: @pedrogarridos.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Pedro Garrido


1 comentários:

Anônimo disse...

Pedro Garrido um dos grandes nomes da cultura do lado de cá da poça.