Espetáculo “Meus Cabelos de Baobá” em Rio Bonito

08 março 2024 |

 



“Meus Cabelos de Baobá”, contemplado pelo Edital EVOÉ –RJ  valoriza a identidade negra feminina, abordando temas que se conectam a ancestralidade e a força de se reinventar através dos tempos.

 

O espetáculo “Meus Cabelos de Baobá”, com dramaturgia e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo, e atuações de Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà fará uma circulação de dez apresentações em equipamentos culturais localizados nos municípios do Rio de Janeiro, Vassouras, Valença e Rio Bonito.  Algumas apresentações terão audiodescrição e intérprete de libras.



A montagem se inspira e costura a narrativa aos argumentos de Simone Ricco, com referências nos textos da escritora Conceição Evaristo e com danças negras africanas de Germaine Acogny, bailarina senegalesa, com quem Fernanda Dias estudou em 2015, na École des Sables no Senegal.

 

A peça se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá.  A árvore ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.

 

"Podemos notar que no cenário cultural brasileiro, os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras", ressalta Fernanda Dias.


 

O objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a subjetividade  e na capacidade das mulheres de se reinventarem ao longo dos tempos, e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que se mostra.

 

A circulação do espetáculo Meus Cabelos de Baobá contemplada pelo EDITAL DE CHAMADA EMERGENCIAL DE APOIO AO TEATRO Nº 08/2023 “EVOÉ! RJ”  através do Governo Federal, Ministério da Cultura,  Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.

 

Ficha técnica

Direção: Vilma Melo

Argumento: Simone Ricco

Texto: Fernanda Dias

Elenco: Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà

Figurino: Clívea Choen

Desenho de luz: Binho Schaefer (in memória)

Operador de luz: Victor Tavares

Sonorização: Leandro Mattos

Direção musical e percussão: Beá

Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos

Idealização: Fernanda Dias

Direção de produção e assessoria de imprensa : Claudia Bueno

https://youtu.be/9EAI6zqavSU

 

 

Meus Cabelos de Baobá  

Com Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà

Direção de Vilma Melo                                                                                                                    

Local: Sociedade Musical e Dramática Rio Bonitense - 

Data: 13 de março – quarta-feira – 15h30 -

Endereço: Av. Manoel Duarte, 981 - Centro, Rio Bonito             

Duração: 50 minutos.

Classificação: 12 anos

Gratuito

 

Fotos: Divulgação

 


0 comentários: