Vacinas de Oxford chegam a Macaé

25 janeiro 2021 |

 



Depois da Coronavac, o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Índia, chegou na manhã desta segunda-feira (25), no aeroporto de Macaé, por volta das 8h50, com helicóptero da Polícia Civil. O município recebeu 1800 doses, que foram encaminhadas para a Casa da Vacina. As unidades serão destinadas ao grupo prioritário, profissionais da Saúde da linha de frente.

A secretária de Saúde, Liciane Furtado Cardoso, afirmou que a segunda remessa contra a Covid-19 irá ampliar as doses para as unidades de urgência e emergência, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pronto socorros e outros setores dos hospitais. “Os profissionais de saúde podem ficar tranquilos que todos vão tomar a vacina”, acrescentou.




De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Santos, a previsão é começar a aplicar as vacinas de Oxford quando as 2.973 doses da Coronavac terminarem.

A Coronavac chegou na última semana e a previsão de término é a próxima terça-feira (2). O número está atendendo profissionais de saúde do Hospital Público de Macaé (HPM), pronto atendimento UTI e enfermaria de Covid-19, das redes pública e privada, além de 120 idosos em asilos. Já foram imunizadas 1.077 pessoas até o momento.




“Todas as vacinas AstraZeneca serão aplicadas na primeira dose, tendo em vista que a aplicação da segunda pode ser realizada em 90 dias após a primeira”, destaca Luciana.

A secretária de Saúde destacou que a intenção de compra do município com o Instituto Butantan ainda continua. “Continuamos na luta para aquisição de 500 mil doses que irão beneficiar toda a população, mas a orientação do instituto ainda é fornecer todas as doses da Coronavac para o governo federal, que tem prioridade”, frisou.




Oxford - As vacinas de Oxford chegaram ao Brasil na sexta-feira (22). No sábado (23) foram encaminhadas para o Rio de Janeiro, onde passaram por procedimento de análise de segurança, na Fiocruz, depois de serem produzidas no Instituto Serum, na Índia.


Foto1: Divulgação

Foto2: Divulgação

Foto3: Rui Porto Filho

Foto4: Rui Porto Filho

0 comentários: