Marcelo Tas recebe Ruy Castro no '#Provoca' dia 08/06

05 junho 2021 |

 


Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (8/6), no #Provoca, com o jornalista e escritor Ruy Castro. No bate-papo, ele comenta sobre a CPI da Covid-19, seu vício em álcool, livros e biografias não-autorizadas. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Quando questionado por Tas se precisamos de provas na CPI da Covid para responsabilizar o presidente Bolsonaro pelos seus atos, Ruy Castro diz: "A investigação podia ser dispensada, passar direto para as provas que estão mais do que na cara, né? Tudo o que ele fez e faz está documentado, é o primeiro a gravar o que faz. É só botar no tribunal e saber qual a pena. Ele vai ter uns mil anos, se houver justiça".

Na edição, o escritor comenta também sobre seu vício em álcool: "Eu tive que pedir demissão da Veja, em 1986, porque a revista era na Marginal, onde não tem botequim em volta. Eu ficava lá em cima precisando beber desesperado e não podia beber no trabalho, evidentemente. Então pedi demissão e voltei para casa para beber", conta Castro.

Ele fala também na entrevista que fica abalado quando alguém diz que o livro dele de que mais gostou foi o Chega de Saudade, publicado há mais de 30 anos. "Eu já publiquei depois disso dezenas de livros, alguns dos quais eu me orgulho muito. Então, quando alguém chega e diz para mim que o meu melhor livro é o Chega de Saudade ou O Anjo Pornográfico, publicado em 1992, eu fico achando que de lá para cá eu só fracassei, não consegui melhorar", comenta Ruy.

Por fim, o escritor aborda as polêmicas causadas, há 10 anos, por Roberto Carlos, Chico Buarque e Caetano Veloso contra as biografias não-autorizadas. "Amantes da liberdade são o Caetano, o Chico, o Gil. O Roberto Carlos não. Ele nunca foi amante da liberdade, ao contrário, ele é um grande censor. Não gosta que publiquem nada sobre ele", relata.


Foto: Gelse Montesso


0 comentários: