Cunha Jr. entrevista Glória Pires no Metrópolis desta terça-feira (7/10), na TV Cultura

07 outubro 2025 |

 


Nesta terça-feira (7/10), o Metrópolis traz uma entrevista exclusiva de Cunha Jr. com a atriz Glória Pires, direto do Festival do Rio 2025, sobre o filme ‘Sexa’. A produção faz sua première mundial no Festival e é o primeiro longa dirigido pela artista, que também atua. Com apresentação de Adriana Couto, o programa vai ao ar na TV Cultura, às 23h.


 

No bate-papo com Cunha Jr., entre outras curiosidades, Glória Pires conta que, ao ser convidada para fazer o papel da protagonista, revelou aos produtores seu desejo em também fazer a direção do filme.


 

Em ‘Sexa’, Glória dá vida à protagonista Bárbara, uma mulher de 60 anos que vive uma história sobre amadurecimento feminino. Depois de seu último romance, Bárbara resolve abrir mão do amor para ter uma boa relação com o filho, que a vê como uma idosa recatada e do lar.


 

Mas Bárbara é mais do que uma sexagenária, ela é ‘Sexa’, como diria a sua melhor amiga Cristina, com quem ela compartilha seus dilemas e conquistas entre boas doses de sarcasmo e vinho. Ela conhece Davi, de 35 anos, e eles se apaixonam. Agora Bárbara precisa decidir entre ser o que a sociedade conservadora espera de uma mulher madura ou viver essa paixão.

 

Foto: Divulgação

 


TV Cultura exibe, a partir desta terça-feira (7/10), uma programação especial em comemoração ao Mês das Crianças. Produções como ProvocaEntrelinhasPersona e Repórter Eco apresentam edições temáticas dedicadas ao universo infantil. Além disso, a garotada vai se divertir com o especial do Quintal da Cultura na Missão do Dia e muitos desenhos inéditos.

 


Na terça-feira (7/10), a partir das 22h, no ProvocaMarcelo Tas comanda uma edição especial com a a atriz Sabrina Souza (10 anos), protagonista da nova temporada do Mundo da Lua; o campeão em Matemática Lorenzo do Prado Oliveira (13 anos) e a surfista Fernanda Pina (11 anos). A conversa trata de diversos assuntos, como racismo, questões sociais, ambientais, entre outros.



Na quinta (9), às 23h30, a Brasil Jazz Sinfônica apresenta canções que celebram as crianças, como Sítio do Picapau AmareloCastelo Rá-Tim-BumAquarela, entre outras. Nesta edição, o público conhece toda a versatilidade da Orquestra em suas inúmeras formações: Tutti (orquestra completa), Camerata (orquestra reduzida), Big Band, Cordas, Noneto, entre outros.

 

Na sexta (10), às 20h, o Entrelinhas exibe um programa especial que irá falar sobre literatura infantil. O apresentador Manuel da Costa Pinto entrevista os escritores Ilan BrenmanEva FurnariRicardo AzevedoFernando Vilela e Stela Barbieri.


Ainda na sexta-feira, às 22h, no Persona, Chris Maksud e Atílio Bari recebem o dramaturgo e diretor Marcelo Romagnolium dos mais respeitados e premiados criadores de espetáculos para o público infantojuvenil.



No domingo (12), a partir das 18h, o Repórter Eco traz reportagens sobre o projeto Formigas de Embaúba, em que crianças plantam florestas nas escolas e espaços públicos; o filme A Mensagem de Jequi, que nasceu de uma oficina realizada com crianças quilombolas, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e que fala sobre o valor da água, da natureza e das comunidades tradicionais que vivem em harmonia com os rios; e o livro de poemas Panapaná, de Guilherme Gontijo Flores, que também escreve sobre meio ambiente para crianças.

 


A partir de segunda-feira (13/10)
 

Na segunda (13), a criançada assiste o episódio especial Mãe Natureza, da série Quintal da Cultura Na Missão do Dia. Nele, misteriosos vilões invadem o B.O.R.A. Tudo fica ainda mais pitoresco quando a própria Mãe Natureza aparece para pedir ajuda. Entre risadas, magia e desafios, Cacá e dois amigos da escola vão aprender que conhecimento e atitudes conscientes podem salvar o planeta! Vai ao ar às 11h45 e 16h30.
 

Além disso, durante toda a semana, até sexta, serão exibidos outros episódios inéditos do Missão do Dia, também às 11h45 e 16h30; e no sábado, a partir das 11h45, vai ao ar uma maratona especial reunindo tudo o que foi apresentado durante a semana no Quintal da Cultura.



A TV Cultura também leva ao ar, de segunda a sexta, episódios de Mundo da Lua, a partir das 18h. Lembrando que a série continua com episódios inéditos em seu dia e horário habitual, aos sábados, às 19h.

 


Novos desenhos

A TV Cultura ainda prepara diversas estreias de desenhos e séries inéditas na programação infantil, de segunda a sábado. São eles:



Bing, às 8h45 e 13h40
Esta animação premiada com o Emmy Kids Internacional traz um coelhinho curioso que, ao lado de seu guardião, brinca e aprende usando a imaginação.

 

Palaloos, às 8h e 13h
Um trio de criaturas mágicas que vivem em um mundo geométrico, colorido e divertido.

 

Paramigos Imparáveis, às 8h40
Uma produção do Comitê Paralimpico Brasileiro. Unidos pelo esporte e amor à natureza, eles podem transformar o mundo!


 

Minha Casa, Nosso Mundo, às 10h45
Nesta produção, 13 crianças trocam experiências ao conhecer a vida e cultura umas das outras.

Pequenos Mestres, às 15h30
Na série, crianças que aprendem a arte de suas famílias.

 

Nova temporada de O Show da Luna, às 10h15 e 15h45
Luna, uma menina de seis anos completamente apaixonada por ciências, é a personagem principal do desenho. Aquilo que a maioria ignora, ela quer saber.

 

Primeira temporada de Shaun, o Carneiro, agora remasterizada, às 19h15
O protagonista da premiada animação britânica é o carneiro Shaun, que exibe toda a sua inteligência típica e muita criatividade. A cada episódio, ele tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos da fazenda.


Vai ao ar também, durante a programação, o interprograma Somos Crianças, baseado na campanha Somos Cultura, mas com a participação dos pequenos. Eles falam sobre o que significa o medo e de onde vem, o que é escuridão, de onde vem a nossa sombra, os sonhos e o Planeta Terra, lugar que habitam.

 

***Na Foto em destaque, o desenho animado "Show da Luna'

Foto: Divulgação


 


A segunda edição do LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival traz diversas novidades para as pessoas que são fãs e incentivadoras da literatura produzida por mulheres brasileiras. 

 

O evento, agora, já tem data e local definidos: durante os dias 12, 13 e 14 de dezembro, a literatura feminina e de representatividade vão ocupar o Centro de Inovação e Cultura do Edifício Oswald de Andrade, espaço emblemático e centenário no cenário cultural paulistano localizado a 500 metros do metrô Tiradentes, zona norte da cidade.

 

A programação contará com painéis, palestras, rodas de conversa, espaço para networking entre autoras, editoras e produtoras culturais, além de área dedicada à venda de livros de autoras independentes e outras ações voltadas à economia criativa e ao incentivo à leitura de obras escritas por mulheres.

 

Número recorde de inscrições

 

A segunda edição do Prêmio LOBA recebeu 1.283 obras inscritas, distribuídas entre as 17 categorias do edital e vindas de todos os estados brasileiros. O número representa um crescimento de mais de 100% em relação à edição anterior, que contou com 624 participantes. As inscrições já se encerraram e agora estão em fase de avaliação pela Banca Examinadora.

 

“O aumento das inscritas no prêmio LOBA nos demonstra uma demanda de mercado em relação a exposição das autoras e distribuição de suas obras. Nossa parceria com a Editora Urutau reforça esse movimento, viabilizando a publicação de uma obra inédita.” - Mandi Castro, co-fundadora e Presidente do LOBA Festival

 

Parceria confirmada com editora e abertura para novas colaborações

 

Uma das grandes novidades desta edição é a parceria com a Editora Urutau, que estará presente no festival com diversas atividades que serão divulgadas em breve! Além disso, a Urutau irá selecionar uma obra entre as finalistas das categorias “não publicadas” para lançamento pelo seu selo editorial.

 

LOBA Festival segue aberto a novas parcerias com editoras, coletivos, produtoras, marcas e iniciativas que queiram participar presencialmente do evento ou colaborar com a publicação de obras inscritas. As propostas devem estar alinhadas ao propósito do festival: valorizar e amplificar a literatura feita por mulheres brasileiras.

 

O LOBA Festival conta com o apoio institucional do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado de São Paulo pelas mãos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CULTSP e do Programa de Ação Cultural (ProAC).

 

Loba Festival:

Loba Festival – Site Oficial

Instagram


Foto: Luisa Savala