Carlos Navas e suas 'Canções de Faz de Conta'

16 novembro 2008 |


Em 2004, Carlos Navas dedicou seu trabalho ao público infantil com o CD “Algumas Canções da Arca...”, onde releu parte das canções da “Arca de Noé”, LP lançado nos anos 80. Esta foi a primeira vez em que apresentou um trabalho específico para a garotada. “O projeto começou no palco em julho de 2004, para, meses depois se transformar em CD. Era uma vontade antiga trabalhar com as crianças e este sonho tomou forma após um período conturbado da minha vida pessoal. Foi transformador”, conta.
O sucesso foi tão grande que gerou o segundo CD entitulado “Canções de Faz de Conta”, com músicas de Chico Buarque. Segundo ele, o sucesso das canções da “Arca de Noé” o surpreendeu e envaideceu muito. “De repente eu estava ali relendo clássicos de Vinicius de Moraes que foram interpretados pela nata da MPB com arranjos suntuosos nos dois discos e especiais de TV originais, que marcaram época e também a minha vida. O show ainda acontece pelo Brasil, ultrapassando 100 mil espectadores, sem mídia global, nem patrocínio. É pretensioso dizer, mas sinto que fiz uma leitura destes clássicos do meu modo e isto vem tocando platéias de faixas etárias e classes sociais muito distintas. Não pensava num segundo disco infantil, pois tenho muitos projetos adultos para tocar, mas surgiu a oportunidade e o contato com a gravadora Lua Music e eu tinha de fazer algo à altura da Arca. Daí a idéia de interpretar Chico Buarque. Os arranjos e uma interpretação despretensiosa, porém personalizada, são o forte do trabalho, mas, na minha opinião, o link com o público se deve ao fato de termos conseguido manter a alma lúdica destas canções”, explica.
De acordo com Navas, o público infantil de hoje recebe as músicas de Chico Buarque e Vinícius de Moraes muito bem, com frescor e alegria. “Daqui há 100, 200 anos, quando elas forem bem cantadas e tocadas, estou certo que a reação será a mesma. Vejo os olhos das pessoas brilharem nas platéias, independente da idade. O mesmo acontece com as canções de roda, de ninar. A mediocridade da mídia jamais conseguirá acabar com isso”, enfatiza.
O cantor deixa um recado para as crianças. “Que sejam crianças sempre, na alma e coração. O tempo é uma circunstância que pode ser feliz ou não. Que saibamos todos lidar com ele de forma construtiva e saudável. Que se preocupem com o bem estar do próximo e do nosso planeta. Que pensem, façam, ouçam, se alimentem e digam sempre coisas boas, pois isto pode transformar o Universo”, finaliza.

Contato para shows: (11) 3865-9078.
E-mail: carlosnavas@carlosnavas.com.br
Site: http://www.carlosnavas.com.br/

0 comentários: