Artista brasileiro vive fora do país por falta de oportunidade

02 dezembro 2008 |


O ator Lucas Constante, 39 anos, atua na profissão há 23. Começou a fazer teatro com 16 anos, em Sorocaba (SP). “Nasci para ser ator. O ar que respiro quer me ver feliz e atuando”, diz.
No Brasil, deu início à carreira com o espetáculo “Maria Terra Maria”, com a direção de Valdevino Martins que, segundo Constante, é um grande teatrólogo de Sorocaba. “Uma pessoa que adimiro pela garra e pela insistência em fazer teatro dentro de tanta dificuldade que temos”, ressalta. Depois, fez teatro com Mário Persico, Gill de Mello, Benão de Oliveira, Roberto Flores, e Roberto Gill de Camargo, “todos grandes batalhadores e excelentes profissionais”, na análise do ator. Muitos cursos e work-shops deram bagagens para ele. Fez Dança com a bailarina e coreógrafa Janice Vieira. Além de muitas apresentações, monólogos, etc. “O fato que mais marcou minha carreira foi o sofrimento que eu tinha em me manter fazendo o que amo, pois eu chorava muito por não poder viver do meu sonho, viver do que eu amava. Então, isso me marcou, pois era considerado doido ter que fazer teatro só aos finais de semana, mas mesmo assim segui. Os ensaios chegavam a varar a madrugada. Eu tinha sede de só fazer teatro, mas não foi possível”, revela.
Devido às constantes dificuldades em viver do teatro no Brasil, principalmente por não ter fonte de renda para manutenção de suas peças, Constante precisava tomar um novo rumo. Logo, o ator decidiu residir nos Estados Unidos para tentar melhorar sua situação financeira e, no futuro, voltar ao Brasil para viver do seu sonho. “A falta de oportunidade me fez sair do meu país”, desabafa. “Aqui é mais difícil ainda fazer teatro, pois tudo é muito caro, e os brasileiros que vivem aqui não estão ainda educados a ir ao teatro, mas, gracas a Deus, estamos, aos poucos, educando a ida dos mesmos ao teatro, a valorizarem a cultura. Acho que aqui temos um pouco mais de oportunidade, apesar da dificuldade”.
Constante não faz apenas teatro no local, também trabalha de segunda a sexta-feira em outra função, uma vez que ainda não foi possível viver do que tanto ama. “Mas acredito que logo chegará minha vez”, avisa.
O artista tem intenção de voltar a viver no Brasil daqui há 3 ou 4 anos, mas uma proposta, uma oportunidade de trabalho aqui o faria retornar imediatamente. “Gostaria de ser grato ao país que nasci recebendo uma oportunidade de eu mostrar o que sei fazer, o que amo fazer, que é atuar. Peço a Deus todos os dias para que alguém nesse país tão abençoado me enxergue, me dê uma chance, por menor que seja”, confessa.
Nos Estados Unidos, Constante faz teatro, comerciais para TV (Globo e Record), filmes como “Green Grass”, onde participou de vários testes para conseguir o papel (www.greengrassfilm.com), um filme americano onde vive um dos personagens principais, “The Date” - um outro filme americano, e “Sleather” - um longa americano. Entre as peças teatrais que já atuou, estão: “Brega é quem me diz”, com Sidney Magal no elenco, “Um Conto de Natal Brasileiro”, “As Estrelas”, “Cinderela - A estória que sua mãe não contou” e “O Grito de um Bastardo” (monólogo). Participou também do concurso “Talento Brasil”, onde haviam 4.000 inscritos, percorreu todos os estados dos Estados Unidos durante 8 meses e, finalmente, foram escolhidos os finalistas, que são 50 pessoas, e estará na Final no dia 6 de dezembro em Miami com o personagem “Chacrinha”. “Acho que a arte é valorizada por pessoas que tem sensibilidade e bom senso, que priorizam o talento dos artistas. Porém, há uma grande maioria com o poder nas mãos que não dão o valor que a arte merece, dando mais oportunidades a pessoas que tem um rostinho bonito, apenas. O sol nasce para todos”, acredita. “Quem desejar me contratar para TV, cinema, teatro... Estou à disposição, quero ter oportunidade aí no Brasil. Meu e-mail para contato é usaforall@hotmail.com. Alguns trabalhos podem ser vistos no meu orkut “Ator-Lucas Constante”.
O ator deu essa entrevista exlcusiva ao “Cultura Viva” direto de Boston (EUA), por e-mail.

0 comentários: