Imigrantes brasileiras na Holanda têm vida retratada em livro

05 dezembro 2008 |


Depois de visitar a Holanda algumas vezes, Luciane Pinho de Almeida ficou bastante intrigada ao observar que o grupo de brasileiras que viviam naquele país aumentava e decidiu investigar a razão disso. O livro Para além das nossas fronteiras: mulheres brasileiras imigrantes na Holanda, lançamento da Editora Unesp, apresenta um retrato sobre o mundo das mulheres que encontraram no país uma nova chance de vida.

A autora traça relações entre a globalização e as correntes migratórias e, por meio de trechos de entrevistas concedidas por brasileiras residentes na Holanda, as explicações por deixar o Brasil aparecem, enquanto o novo cotidiano dessas mulheres vai se revelando. A busca por uma melhor condição de vida é a resposta mais corriqueira entre as entrevistadas quando questionadas sobre o motivo de irem viver na Europa.

A prostituição é abordada no livro, já que há mulheres que são enganadas com a falsa promessa de emprego no exterior. Como na Holanda a profissão é regularizada, o tráfico de mulheres se tornou freqüente e muitas – de diferentes nacionalidades – ao chegarem lá, acabam como escravas sexuais em regime integral.

As dificuldades enfrentadas pelas brasileiras também são relatadas por elas na obra. A barreira do idioma, juntamente com o inverno rigoroso são os principais obstáculos a serem driblados pelas imigrantes. A partir dos sinceros e despojados diálogos apresentados em Para além das nossas fronteiras, não é só o perfil das brasileiras que vai se formando, mas um retrato do que é a sociedade holandesa, suas diferenças e (poucas) semelhanças com o Brasil.
Sobre a autora – Luciane Pinho de Almeida é doutora em Serviço Social pela Unesp e bacharel em Serviço Social e Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa sobre a questão das migrações internacionais de brasileiros. Hoje é professora nos cursos de Serviço Social e Pedagogia e diretora de Assuntos Comunitários da UCDB.

Título: Para além das nossas fronteiras: mulheres brasileiras imigrantes na Holanda
Autor: Luciane Pinho de Almeida
Número de páginas: 272
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-85-7139-858-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

0 comentários: