Eduardo Succini sobe os degraus da carreira na teledramaturgia

27 janeiro 2009 |


Quem poderia imaginar que aquele menino do teatro amador da escola um dia estaria numa novela da Rede Globo? Embora se saiba que nessa vida tudo pode acontecer, naquele momento ninguém teria essa garantia. Contudo, o menino cresceu. Estudou teatro, fez tablado, especializou-se. Um passo aqui, depois outro ali, o tempo passou e o jovem Eduardo Succini, hoje com 36 anos, acabou de interpretar o “Dr. Sérgio” na novela global “Beleza Pura”. Acreditou no sonho, seguiu suas metas e, agora, conta tudo para o “Cultura Viva”. Sucesso, amigo!

CULTURA VIVA: Como e quando deu seus primeiros passos na área da atuação?
EDUARDO SUCCINI: Fiz anos de teatro amador na escola... E põe anos nisso! Depois, fiz uma campanha publicitária grande. Isto deve ter, pelo menos, uns dez anos... Ai, estou ficando velho mesmo... (risos). Com a visibilidade da campanha, outros convites para propaganda foram surgindo, já estava no Teatro e logo consegui me profissionalizar. Depois de um tempo, corri muito... Mas, muito... Para conseguir fazer testes na oficina de atores da TV Globo. De tento correr, cheguei lá, iniciei minha relação com a TV Globo. Como consequência, foram pintando participações especiais, mais propagandas, como creme dental, cartão de crédito, jornal, cursos de Inglês e vieram as fotos para revistas de moda. Já tinha feito algumas participações na TV, voltei a fezer teatro infantil em projeto para escolas. Daí fiquei um “tempão” afastado da TV, ganhando a vida mesmo como publicitário. Não dava muito para tentar oportunidades na TV; já tinha feito a oficina, era conhecido na TV Globo e muitas vezes chamado, mas não podia atender por causa do famoso emprego fixo, salário certo, estas coisas que nos dão uma falsa ilusão de garantias e proteção. Como se fosse verdade no nosso país... (risos). Passaram-se dez anos, estava sem fazer teatro, enferrujado e fui demitido de uma multinacional de propaganda como diretor de contas. Aí bateu aquela saudade repentina do Teatro, onde me sinto realmente feliz, na arte de interpretar. Enquanto estive fora do meio, escrevia poesias, pintava... Era meu contato com a arte e a arte em mim. Como nada acontecia, resolvi dar as caras de volta na TV Globo e, surpreendentemente, descobri que meu cadastro não tinha sido deletado pela emissora – coisa que na época aconteceu com muitos atores. Então, falei com as mesmas pessoas de dez anos passados que ainda estavam lá, e me perguntavam: “Eduardo Succini, por onde você andava, rapaz?”. Refiz meu teste de vídeo e escolhi um texto de um personagem atrapalhado. Acho que isso ajudou porque estava previsto em “Beleza Pura” a entrada de um personagem com minhas características e o principal: o personagem era para o núcleo cômico da novela e seria um médico nutrólogo atrapalhado. Passados alguns meses, por pura surpresa, estava sendo chamado e testado para fazer o “Dr. Sérgio”. Coisas de Deus mesmo! Não esperava nada assim tão rápido, achei que voltaria a fazer participações e acabei conquistando um personagem,. de início, pequeno, e logo foi crescendo. Ele deveria ter saído da trama quando a clínica “Amor da Pele” fosse fechada; acabei sendo remanejado para a clínica “Beleza Pura”; o personagem cresceu e foi até o fim da novela. Isso me deixou muito feliz mesmo. Sou grato à autora por isto, ao “Dr. Sérgio” e a Deus pela oportunidade.

C.V.: Como surgiu o convite para interpretar o “Dr. Sérgio”? Para encená-lo teve que frequentar clínicas médias?
E.S.: Sim. Fiz um laboratório com médicos nutrólogos porque não sabia que existia “médico nutrólogo”; pensava que só existia o nutricionista e aprendi que sim, existe, e a diferença é que ele tem todas as responsabilidadess de um médico: avalia tudo e pode ou não receitar remédios ou prescrever dietas. Muitas vezes, ele pode indicar um nutricionista para elaborar as dietas, de acordo com o caso clínico do paciente. Só que não parava aí. Este médico teria que ser um trapalhão, um desastrado, mas competente. Fui buscar o trapalhão nas ruas, na vida, ver se tinha em mim este trapalhão e encontrei muitos por aí. Fiz a composição de acordo com o briefing do personagem. Nasceu o “Dr. Sérgio”.

C.V.: E, no momento, o que anda fazendo, artisticamente?
E.S.: Estou me preparando para encarnar outro personagem na TV e no cinema – projetos que ainda não posso abrir aqui neste momento.

C.V.: Tem planos para o futuro de sua carreira? Pode detalhar alguns?
E.S.: Planos sim, muitos. Entre eles, melhorar, estudar mais, fazer e apresentar a vocês o melhor de mim como ator; levar risos ou emoções de uma maneira cada vez mais profissional e talentosa. Com o personagem, fiz um preparatório de alguns meses para desenferrujar, mesmo sentindo na hora que é como andar de bicicleta pela primeira vez. Porém, com esta volta, quero estar cada vez mais preparado. Por isso, estudar está sendo fundamental para mim; é respeito ao público e a mim mesmo. Não quero ser só um rostinho bonito.

C.V.: Eduardo, além de atuar, você também canta? Considera importante um ator também cantar? No teatro, especificamente, a música é importante, dependendo do espetáculo. Que opinião tem sobre esse assunto?
E.S.: Olha... (risos)... Eu canto muito no chuveiro!... (risos). Na verdade, não canto, profissionalmente. Mas, vou cantar. Acredito que o ator deva ser completo, oferecer tudo o que puder, afinal, existem muitos personagens que cantam, dançam, etc. Acho que a música e tudo o que compõe um espetáculo é muito importante!

C.V.: Entre a TV, o teatro e o cinema, onde se sente mais a vontade para atuar?
E.S.: Atualmente, na TV, no vídeo. Para voltar ao Teatro, quero me sentir mais seguro e, assim, poder dar ao público o melhor. Não só o que se ensaia e ponto: o Teatro é um grande divisor de aguas.

C.V.: E, por falar em cinema, já fez filmes? Tem planos ou convites de pé para isso?
E.S.: Sim. Estou me preparando para meu primeiro longa e estudando mais duas propostas junto com a equipe que trabalha comigo. Prometo que assim que puder falar, eu conto!... (risos)

C.V.: E na TV, quando volta?
E.S.: Em breve. Graças ao público que me adotou carinhosamente e a Deus que permitiu que isto acontecesse novamente na minha vida! Sou grato a você, Edson, e ao jornal “Cultura Viva” pela oportunidade. Desejo a todos que estão lendo esta pequena entrevista muita paz, luz e esperanças no futuro. É disto que precisamos para nos mudar e, consequentemente, mudar o mundo: cada um fazendo sua parte! Me sinto feliz em estar aqui com vocês!

Conheça mais sobre a carreira de Eduardo Succini no blog http://pernonagemsergiobelezapura.blogspot.com/ e adicione o ator em sua página no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3637405696293738426

Foto: Paulo Múmia (Agência Pedra Viva)

9 comentários:

Priscila disse...

Aguardamos ansiosamente seus próximos papéis!
Boa sorte.

Ator disse...

muito obrigado priscila. conto com vcs tb. bjsss eduardo succini

Unknown disse...

Parabens querido Eduardo Succini!!
Nao vejo a hora de te ver novamente na telinha!!
Desejo cada vez mais sucesso e boas oportunidades profissionais para que voce possa mostrar a todos o seu grande potencial artítico!
Bjs,
Aline Cataldi.

Ator disse...

Valeu Aline obrigado pelo carinho. Assim tb espero srsrsr tudo de bom!
Eduardo Succini

Unknown disse...

estou anciosa pra ver esse homem lindo e talentoso na telinha.te adoro lindo!!!muito sucesso!bjo.

Ator disse...

Valeu Edi! bjssssssssss

Nay Ramalho disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

Adoro!

Cátia. bjsss

BH

Ator disse...

Obrigado Nay e Cátia.
Bjs
Eduardo Succini