O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO

25 janeiro 2009 |


Tapas no preconceito ou sua derrota final? Se bem que ao se falar no assunto “preconceito”, temos a lógica como resposta: ele sempre vai existir. Seja por diversos motivos: cor, raça, religião, condição social, opção sexual. O ser humano tem todas as ferramentas, dadas por Deus, para amar, respeitar e compreender, mas infelizmente a fraqueza não deixa e o pecar é sua marca constante, registrada. Então, ele, querendo ou não vai, sempre que lhe for permitido, exalar resquícios preconceituosos. Parece não ter solução mesmo para essa doença... Incurável!
Mas, no dia 20 de janeiro de 2009, o preconceito teve que se curvar frente a um negro. Barack Hussein Obama II, mundialmente conhecido como Barack Obama, tomou posse em Washington (EUA) como presidente da nação. Venceu as eleições americanas pelo Partido Democrata e ocupou o 44º lugar de Chefe de Estado do país mais poderoso do mundo, mesmo frente a crises e responsabilidades com questões humanitárias, econômicas e sociais nacionais e internacionais.
Advogado, evangélico, inteligente, simpático, com ar tranquilo de bom moço, o político de 47 anos representou uma esperança para seus eleitores diante do terrível e “perdido” governo Bush. Já em seu primeiro dia de trabalho (21 de janeiro de 2009), se trancou na sala presidencial da Casa Branca e leu, em secreto, a carta que estava na gaveta que o presidente anterior deixou, como de costume da política local. O conteúdo da correspondência não foi divulgado, segundo a Rádio CBN, mas com certeza fazia jus à situação financeira e empregatícia dos Estados Unidos, além de alerta sobre guerras, rebeliões ou atentados. É função do outro assustar, né?
Por ter atuado ainda como líder comunitário, a função dá à Obama um apsecto de homem público que entende as mazelas humanas, já esteve perto de problemas da população, saberá lidar com as causas, viablizando soluções.
Enfim, embora o preconceito ainda tema existir, o homem mais poderoso do mundo é negro, eleito por centenas de brancos. Isso é uma grande vitória. Todos devem respeitá-lo, ovacioná-lo. É um político digno de honra. Mas, já imaginou quantos atos de preconceito ele já sofreu ao longo da vida? E ainda sofrerá. Tem gente que não respeita negro, não se comunica, nem sequer aperta a mão. São brancos desumanos, pobres ignorantes. Independente se estes ignoram ou não, o negro venceu, a raça negra vibrou: “chegou a nossa vez!”. A terra girou e tudo mudou de lugar. Quem diria, até um negro ocupou lugar de príncipe. Coisas da vida moderna.

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu, não conheçia e Edson soares, achei super bacana o seu trabalho.Quem tem preconceito sobre a raça negra, eu acho um absurdo,porque o que vale no ser humano é a capacidade de cultura e saber que a sabedoria é poder ir além da determinação de cada um.Bom, não digo que ele é o homem, mais poderoso do mundo, isso não porque Deus sim que é o poderoso de todos aqui na terra.