Um profissional de rádio que tem história para contar

11 janeiro 2009 |


Entrevistado: Roberto Vidal.
Ocupação: Locutor da Rádio 93FM.

CULTURA VIVA: Desde quando trabalha com locução? A escolha foi sua ou foi induzido por alguém? Encontrou dificuldades no início?
ROBERTO VIDAL: Comecei no ano 1991 em Três Rios nas rádios 107FM e Regional 92,9FM. Trabalhava como mecânico de máquinas de escrever e uma cliente ligou e disse que minha voz era bonita, me indicou um curso de locução, na Urca, do “Bokão” (locutor da TV Globo). No inicio passei por necessidade de grana e comida para terminar não só o curso, como também os estágios nessas rádios.

C.V.: Quais as rádios que já trabalhou e em quais trabalha, hoje? Não dá para
sobreviver atuando somente em uma emissora?
R.V.: Trabalhei em 16 rádios, mas as mais conhecidas são: Radio FM 105 De Bem com a Vida, Radio Nativa 96,5, Radio 93FM, Radio Melodia FM, Tropical FM, Radio Record AM, Radio Relógio AM, Manchete FM 89,3 , 107,1 de Petrópolis e as rádios Agora FM e Regional FM de Três Rios. Trabalho também em uma empresa de navegação para aumentar a renda.

C.V.: O rádio ainda mexe muito com a imaginação do ouvinte?
R.V.: O Rádio é o grande meio de comunicação, ele aproxima as pessoas em todos os lugares e é mais imediato do que a TV. Os ouvintes se sentem como da família pela comunicação que fazemos no ar. Os locutores, hoje, se tornaram grandes comunicadores e criam vínculos de amizades muito especiais com os ouvintes. Isso torna o rádio uma família e mantém a audiência.

C.V.: Já aconteceu algum caso engraçado com você em estúdio?
R.V.: Estava no estúdio da rádio e agradeci um bolo que havia recebido. No dia seguinte, tinha bolo e salgadinho aos montes. Tive que arrumar muita gente para comer, não daria conta sozinho (risos). Ouvinte é sempre surpreendente e preocupado com o que falamos (risos).

C.V.: Você tem um orkut e mantém contato com seus fãs, por ali. Como você
mantém seu relacionamento com eles? Consegue dá atenção a todos?
R.V.: Nem sempre é possível, mas com a entrada do orkut ficou bem legal esse relacionamento com os ouvintes, já que deixam recados e sempre que possível respondemos com muito carinho. Na rádio é bem mais difícil esse contato, mas agora com o orkut ficou bem melhor o relacionamento ouvinte-locutor. Eu respondo sempre a todos.

C.V.: O mercado de trabalho anda escasso em todas as áreas. Na locução, ainda
há espaço para quem sonha em ser um grande profissional?
R.V.: Claro que sim, em todas as áreas é realmente difícil o emprego. O nosso país é muito mal-administrado, mas na locução dá para sonhar em ser um grande profissional da voz. Vale a pena fazer um curso de Locução, depois entrar em uma rádio pequena para poder errar muito e depois estar preparado para uma radio profissional, que é bem mais exigente.

Foto: Arquivo pessoal de Roberto Vidal

4 comentários:

Caralbas disse...

MUITO BOA A ENTREVISTA DO LOCUTOR.
PARABÉNS !!!

satana disse...

Amei a entrevista.Nota mil.Eu amo o Roberto Vidal !!!

COMENDADOR JOSE ARAUJO disse...

Uma entrevista que me levou aos meus tempos de menino quando vibrava ao ouvir as novelas da inesquecivel Radio São Paulo. Realmente a locução era tudo que mais importava. Fossem nos noticiarios, fossem nos eventos esportivos, a gente sentia como se o locutor fosse mesmo parte da familia e falavamos deles como se os conhecessemos pessoalmente! Realmente! Parabéns Edson por mais esta entrevista que me tocou de forma muito particular!

Seu amigo de sempre e admirador de seu trabalho impar,

José Araújo
autor e escritor

DRICA LIMA disse...

FALAR Q VIDAL É UM ÓTIMO LOCUTOR É MUITO POUCO, ALÉM DE SER UM PROFISSIONAL EXCELENTE, É UMA PESSOA MARAVILHOSA! Q DEUS CONTINUE T ABENÇOANDO PROFISSIONALMENTE E EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA. PARABÉNS EDSON POR ESSA ENTREVISTA TÃO MERECIDA.