INFORMÁTICA EDUCATIVA

05 fevereiro 2009 |


Com o passar dos anos, a informática se tornou fundamental para facilitar a vida do homem moderno, repleto de atividades para desenvolver em pouco tempo. Preocupadas com isso, as escolas resolveram preparar seus alunos para o mercado de trabalho através da Informática Educativa. Para a pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia, Graziele Soares, 27 anos, trata-se da utilização da tecnologia computacional para viabilizar projetos, atividades e pesquisas que partem da sala de aula, como mais um recurso para que os alunos avancem na aquisição de conhecimentos. “A Informática Educativa pode ser aplicada em qualquer tipo de instituição, sendo que até mesmo nos dias atuais algumas escolas limitam-se apenas à informática técnica”, disse.
Graziele, que atua na área há 8 anos no Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens, em Rio Bonito, fala da utilidade dessa aprendizagem. “Favorece a ampliação de conhecimentos, acompanhando e enriquecendo as atividades desenvolvidas na sala de aula”, explicou.
Ela diz que sua experiência é voltada para as crianças, que garante serem muito receptivas à utilização de recursos tecnológicos, mas quanto aos adultos, acredita que o “mito do medo” frente ao computador tenha sido amenizado. “Para aqueles que ainda apresentam este bloqueio, sugiro que peçam auxílio a alguém mais experiente, nesta prática, e estejam abertos a ousar, pois o computador não irá fazer nada sem o nosso comando”, orientou.
A pedagoga enfatiza que o computador, se bem utilizado, pode contribuir muito para a ampliação da bagagem cultural. “A internet, por exemplo, nos permite conhecer muitos outros espaços sem que precisemos sair de casa. Então, aproveite o avanço tecnológico para se atualizar e ampliar seus conhecimentos”, ressaltou Graziele Soares.

Foto: Arquivo pessoal de Graziele Soares

0 comentários: