O esquema democrático na mídia
Os números do Ibope e de outras pesquisas são elementos decisivos na escolha da programação de todas as emissoras de televisão comercial e também das decisões artísticas e técnicas sobre cada programa, inclusive os noticiosos. Podemos não gostar, total ou parcialmente, desse esquema, mas, sem qualquer dúvida, é democrático, o produto apresentado procura agradar a maior percentagem possível dos telespectadores. O mesmo pode ser dito em relação a jornais e outros meios de comunicação. A audiência (em TV ou rádio) e a circulação paga (de jornais e revistas) podem não ser uma correta avaliação de qualidade, mas são um julgamento democrático. É óbvio que a sociedade tem o direito –infelizmente não exercido no Brasil – de exigir respeito a regras de bom gosto artístico, respeito aos costumes e rigor na informação, mas sem a interferência do Estado. E isso é simples: basta seguir os exemplos de vários países.
Milton Coelho da Graça
Jornalista
Foto: Internet
Milton Coelho da Graça e seu artigo
18 fevereiro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 22:12 | Marcadores: Televisão
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