SÓ A ALEGRIA VAI CONTAGIAR

10 fevereiro 2009 |


O lançamento nacional da Campanha Carnaval 2009 do projeto "Só a alegria vai contagiar...o samba da prevenção vai pegar neste carnaval" será na Cidade do Samba, no próximo dia 13, a partir das 10 horas, e contará com as presenças de diversas autoridades das áreas municipais, estaduais, federais (como os ministros José Gomes Temporão e Nilcéa Freire) e ongs especializadas no combate às doenças sexualmente transmissíveis. A festa, para cerca de 500 convidados (que não será aberta ao público, mas contará com a participação de várias comunidades) será animada pela Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel. E "canjas" de artistas, absolutamente integrados ao projeto, já estão sendo programadas.

A campanha, sob coordenação executiva do prof.dr.Márcio Tadeu Ribeiro Francisco, das universidades UERJ e Veiga de Almeida, foi criada pela UERJ em parceria com o Ministério da Saúde, mas logo ganhou aliados valiosos como a Escola Técnica Isabel Santos, as coordenações estaduais e municipais do RJ dos setores de prevenção das DSTs (e que fornecem os preservativos para distribuição à população), da Academia Afro Brasileira de Artes, e apoios fundamentais da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (Ministra Nilcéa Freire), da Liesa e Riotur. Em suas últimas edições, o projeto, que engloba outras campanhas a cada ano, tb conquistou a confiabilidade de organizações como UNFPA e UNAIDS, das Nações Unidas.

Este ano, o terceiro em que a Campanha Nacional tem como sede o Rio de Janeiro, tb marca a terceira vez que parcerias são realizadas de forma concomitante (nas duas etapas anteriores, o local escolhido foi o Centro Cultural Cartola - outro dos principais apoiadores do projeto). Na próxima sexta, dia 13, além do habitual lançamento do "samba da prevenção", serão efetuadas as largadas para as campanhas do "Clube dos ENTA" (com ênfase para o "Enta Mulheres" e, pela primeira vez, sob a importância do uso da camisinha para as mulheres com mais de 50 anos que continuam sexualmente ativas) e do "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres". Para esta última, o projeto quer arrecadar 60 mil assinaturas de brasileiros do sexo masculino, num abaixo assinado que será enviado à ONU para aliar-se à campanha mundial "Unites to end Violence against Women". Aliás, para assinar, basta acessar o site:www.homenspelofimdaviolencia.com.br.

Serão distribuídos 300 mil preservativos na Marquês de Sapucaí e nos barracões das escolas de samba durante os ensaios técnicos, e mais 300 mil durante o carnaval, no Sambódromo e Terreirão do Samba. Os números dos questionários e que farão parte das pesquisas que ajudarão nas condutas de prevenção também são bem mais auspiciosos: 1200 nos ensaios técnicos e 3600 durante o período momesco (600 no sábado e na terça) e 1200 por dia nos desfiles do Grupo Especial (domingo e segunda).

0 comentários: