FOTOGRAFIAS DOS JARDINS DE BURLE MARX NA SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO

28 abril 2009 |

Uma exposição em homenagem aos cem anos do mestre-paisagista-arquiteto Roberto Burle Marx acontece na Sala José Cândido de Carvalho a partir de 12 de maio (terça-feira), às 19 horas, mostrando fotografias em homenagem ao célebre artista.
São fotografias dos componentes da disciplina Aplicações de Computação na Expressão Gráfica, do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Técnicas de Representação Gráfica, EBA/UFRJ, semestre 2 de 2008. Trata-se de uma turma bastante heterogênea, pois é constituída por professores do 2o Grau, ou de Escolas Técnicas. Eles possuem formação em arquitetura - como o homenageado que é egresso da Escola de Belas Artes – EBA -design gráfico, licenciatura em artes plásticas e desenho, artes cênicas e geografia.
São fotografias digitais realizadas nos jardins do Sítio Santo Antônio da Bica, em Guaratiba, e no MAM, RJ, em proposta gerada por convite do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo, que resolveu dedicar a edição de 2009 de Leituras Paisagísticas: Teoria e Práxis, à memória de Roberto Burle Marx. As fotos dos alunos serão publicadas nesse volume, o que gerou enorme entusiasmo, completado pelo convite para expor na Sala José Cândido de Carvalho.

“Quando das excursões para fotografar, os alunos queriam registrar tudo, tão belo era o que se mostrava aos seus olhos. Eles escolheram quase os mesmos lugares, as mesmas plantas, o que me levou a confirmar que cada pessoa tem o seu próprio modo de ver coisas semelhantes, pois o resultado de cada foto era diferente das outras. Alguns se sentiam atraídos pelo particular, pelos detalhes vegetais, outros preferiram aspectos arquitetônicos e os grandes painéis, o que leva a se reconhecer nas imagens o olhar diferenciado peculiar à especialidade de cada um. “ Revelou Isis Fernandes Braga, Doutora em Artes Visuais e Luiz Antônio Braga, Doutor em Ciências, ambos docentes da EBA/CLA/UFRJ. A curadoria da mostra é de Desirée Monjardim.

OS JARDINS DE BURLE MARX – SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Abertura: 12 de maio, às 19h
Visitação: 12 de maio a 08 de junho (segunda a sexta-feira), de 09 às 17h
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá
Tel.:2621-5050 (ramal 209)
ENTRADA FRANCA

0 comentários: