'MULHERES DO PLANETA' EM SÃO PAULO

30 maio 2009 |


Exposição de Titouan Lamazou na Oca

Com mais de 200 perfis, a mostra Mulheres do Planeta, do artista francês Titouan Lamazou, faz um amplo painel da mulher contemporânea por meio da fotografia, pintura, vídeo, texto e desenho realizados pelo artista durante sete anos de viagens pelos cinco continentes do mundo.

Retratos de refugiadas, camponesas, militantes, operárias, advogadas, artistas, nômades, modelos, professoras, empresárias e outras, exemplificam a força da mulher atual, independente da aparência física, nacionalidade, origem étnica ou religião. Titouan exemplifica a força e a beleza natural da mulher contemporânea.

A idéia do projeto surgiu em 2002, durante uma viagem de exploração no Chifre da África, onde o artista se deparou com o arcaísmo do ritual de mutilação da sexualidade feminina. A partir da experiência, Titouan desenvolveu um método de trabalho. A abordagem das mulheres iniciava-se ou por meio de um questionário com 20 perguntas, noutras chegava com a fotografia, muitas se revelavam quando posavam para a pintura, algumas ainda tornavam-se mais confidentes nas filmagens do making of. O artista levou em conta a espontaneidade e os intensos relatos pessoais.

A exposição chega ao país após ter sido exibida entre outubro de 2007 e junho de 2008 no Museu da Humanidade (Palais de Chaillon) em Paris com público recorde de 230 mil visitantes. Uma das exibições mais visitadas na França naquele ano de um artista vivo, agora chega ao Brasil de forma ampliada, com cerca de 3 mil obras e 50 filmes, ocupando o espaço da Oca com 6 mil m². Na primeira vez ao sair da França, a mostra foi preparada pelo artista especialmente para o espaço da Oca, com cenografia especialmente desenhada por Vincent Beaurin e por Titouan, para harmonizar com a arquitetura de Oscar Niemeyer. A mostra integra o programa de comemorações do Ano da França no Brasil.

De imediato, no térreo o visitante vai se surpreender com grandes obras fotográficas e seu sofisticado trabalho artístico, para em seguida descobrir os mapas e fazer suas múltiplas leituras Na célula Genesis é exibido um relato da história pessoal do artista.

Nos demais andares o público vai descobrir de diferentes maneiras as diversas leituras que a exposição enseja. As milhares de obras, entre pinturas, textos, fotos e vídeos, revelam as abordagens sociológica, antropológica e humanitária, que exemplificam o porquê do artista ter sido nomeado 'Artista pela Paz' pela Unesco.

Titouan tem uma preocupação com o conforto e a fluidez da exposição, por isso no projeto cenográfico criou um mobiliário especial e também áreas de descanso, com dois bares. Nesses locais, o artista convida o público a descontrair-se em conversas e encontros, acompanhados de um café ou mesmo de uma programação cultural que inclui apresentações musicais, poéticas e de dança.

Na loja instalada ao lado do 'Bar Niemeyer', no térreo, estarão à venda os suvenirs e produtos editorais do projeto, entre eles um DVD com 50 perfis, um catálogo em português de 386 páginas, além de dois livros, em francês, com quase mil páginas, onde reproduz as obras e depoimentos das mulheres.

`Mulheres do Planeta`, de Titouan Lamazou
Período expositivo: até 11 de julho de 2009
Local: Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3.
Horário: das 10:00 às 20:00hs
Patrocínio: Bradesco
Apoio: Unesco
www.titouanlamazou.com

Foto: Divulgação

0 comentários: