Democratas defende a redução de impostos no país

07 julho 2009 |


O Democratas definiu, ainda em 2006, que uma de suas principais bandeiras seria trabalhar pela redução de impostos no país. O alvo naquele momento era acabar de vez com a cobrança da CPMF. O partido assumiu a linha de frente na campanha contra o imposto, que deixou de existir no dia 13 de dezembro de 2007, em votação encabeçada pela nossa bancada no Senado.

Acabamos com a CPMF e também impedimos que o governo tentasse recriar esse mesmo imposto, mas com um novo nome: a CSS - Contribuição Social para a Saúde. Também lideramos no Congresso a campanha contra a taxação da poupança proposta pelo governo.

A oposição mostrou ao governo federal e ao país que não estava errada ao lutar pelo fim dos impostos e pelo fim da CPMF. Pelo contrário, depois da sua extinção, a arrecadação do Tesouro cresceu e não houve uma redução de verbas dos municípios, como ameaçava o governo. Estávamos certos ao impedir a recriação da CPMF e estamos mais ainda ao defender que o governo reduza os impostos no país.

Na semana passada, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgou um estudo mostrando que os brasileiros mais pobres têm de trabalhar 197 dias do ano para pagar os tributos cobrados pela União, Estados e municípios. É quase o dobro dos 106 dias de esforço exigido dos brasileiros mais ricos, que ganham acima de 30 salários mínimos. Ou seja, estão pagando mais impostos no país as pessoas que tem a menor renda.

O Democratas está atento. O governo brasileiro já é um campeão de arrecadação de impostos, que estão asfixiando empresas e pessoas no país. Continuaremos fazendo o nosso trabalho. No Congresso ou nas ruas, por onde passarmos vamos deixar nossa marca, que é lutar sempre pela redução de impostos no país.

Vamos em frente!

Um forte abraço,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal e Presidente Nacional do DEM

0 comentários: