A importância da saúde da mulher

03 julho 2009 |


Prezada amiga,
Prezada amigo,
A mamografia é um exame a que têm direito todas as mulheres a partir de 40 anos. Este tipo específico de exame, que deve se transformar em hábito das mulheres pode reduzir drasticamente a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil. Se o câncer de mama é diagnosticado precocemente e a mulher recebe um bom tratamento, a cura se torna possível em quase 100% dos casos.
O projeto que dá às mulheres o direito à mamografia, aprovado na Câmara no início deste ano, foi proposto pelo Dr. José Aristodemo Pinotti, um dos maiores especialistas em saúde da mulher que este país já teve. Foi ele o principal responsável pela adoção de inúmeras políticas públicas que asseguraram saúde e longevidade às mulheres.
Foi uma sorte, para o Brasil, contar com um médico como ele. Aqui, as mulheres precisam de informação e de tratamentos preventivos. Pesquisas recentes apontam que, em cada grupo de 14 mulheres nascidas no Brasil, uma poderá ter câncer de mama. Entre os fatores que aumentam o risco de aparecimento da doença, ele destacava a obesidade, hábitos alimentares, estresse, gestação tardia e a não amamentação dos filhos.
Ginecologista de renome internacional e doutor em cirurgia do câncer de colo de útero, outra doença fatal para as mulheres, o Dr. Pinotti criou técnicas inovadoras para reduzir o índice de recidiva, ou seja, a volta da doença. E mesmo com recursos escassos, ele conseguiu obter em Campinas (SP) um índice de mortalidade de câncer de útero abaixo, inclusive, do índice de mortalidade norte-americana.
Nos Estados Unidos, a mortalidade é de é de 3,3 por 100 mil habitantes. Em Campinas, em razão da utilização das técnicas de tratamento do Dr. Pinotti, esse índice caiu para 3 por 100 mil habitantes. O trabalho desenvolvido pelo Hospital da Mulher da Unicamp é reconhecido no mundo todo como referência de tratamento para as mulheres.
Além das pesquisas e das técnicas inovadoras de cirurgia, o Dr. Pinotti buscava garantir o acesso, principalmente às mulheres mais necessitadas, a todos os serviços de saúde pelo sistema público. “A única forma de efetuar o diagnóstico e tratar com êxito as doenças graves é por meio da realização dos exames preventivos”, ensinava.
Como vocês podem ver, o Dr. Pinotti nos fará muita falta. Na verdade, confesso a você, amigo filiado e amiga filiada, que durante muito tempo seguirei lamentando a perda irreparável que representou a morte do Dr. Pinotti para o Democratas e para o Brasil. Vítima de um câncer, ele sucumbiu na madrugada da última quarta-feira em São Paulo.
É isso, um abraço,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal e Presidente Nacional do DEM

Foto: Divulgação

0 comentários: