MENTALIZANDO...

17 julho 2009 |


No dia 4 de julho, o site “JB online” publicou, na editoria “Ciência e Tecnologia”, uma matéria curiosa. Ou ao menos polêmica no campo científico. A informação veio confrontar o que há anos psicólogos, psiquiatras e profissionais da área pregam no sentido de mentalização de ações positivas para, num futuro breve ou em longo prazo, as situações favoráveis aconteçam. A matéria por título “Pensamento positivo pode diminuir a auto-estima” faz alusão a um estudo divulgado nos Estados Unidos. Cita frases de livros e revistas de auto-ajuda e revela: “o conselho não funciona para todos”. O estudo coordenado pelos psicólogos Joanne Wood e John Lee, da Universidade de Waterloo, e Elaine Perunovic, da Universidade de New Brunswick, concluiu que “As frases positivas sobre si mesmo fazem com que as pessoas que já se sentem mal em relação a si mesmas não fiquem melhor, e sim pior”. Para os estudiosos, é frustrante quando a pessoa cita frases e tenta, com isso, mudar sua realidade, e não funciona.

Claro que há casos e casos, mas eles ignoraram a fé. Acreditar ainda é uma receita infalível. Para nós, brasileiros, que somos marcados pela confiança que gera consideração, hospitalidade e humanismo, olhamos esta notícia com olhos de espanto. Até ontem a ordem era acreditar, arregaçar as mangas e lutar para conquistar o impossível. Agora que a situação está feia para todo mundo, a orientação é desanimar, esmorecer? Não dá para aceitar. Volver o passado e constatar momentos em que nos empenhamos em vencer batalhas e alcançar vitórias, nos fazem usar o mesmo método. Se a estratégia lá atrás deu certo, por que não daria hoje? Os estudiosos esqueceram (ou não sabem ainda!) que a fé – uma palavra tão diminuta – tem feito monstruoso e é capaz de mover montanhas de problemas.

Se não mentalizarmos o bem, desejaremos o mal para nós e nossos entes queridos? Se existe alguém no mundo que pensa que isso funciona, é uma pena. Como dizia um recente comercial de TV, “brasileiro não desiste nunca”. Eis aí a prova viva e nacional de que, na nossa cultura, a fé é demarcada. Somos reconhecidos no mundo inteiro porque cultivamos essa crença. Imagine quantos políticos, artistas e cidadãos comuns chegaram a ocupar posições que... Quase... A vida inteira lutaram. Como exemplo, apenas um e este já dá para emudecer: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sindicalismo, rejeição, desentendimentos... Mas, nunca desistiu. Sonhou e já está no segundo mandato de seu Governo. Chegou a perigar um terceiro. Incrível isso, não? Se, para sua liderança há controvérsias, isso é um assunto para outro tema. O que está em questão é apenas o exemplo.

Ei! Nunca deixe de acreditar que sua vida vai melhorar. Batalhe. Sonhe até o que você deseja acontecer. E, mesmo que você peregrine a vida inteira e não veja a realização de alguns sonhos, só a oportunidade de imaginar, alivia a dor que insiste em perturbar. Então, mentalize o bem... Apenas o bem. Isso só pode gerar algo bom. É possível plantar maçã e nascer laranja?

Foto: Letícia Soares

0 comentários: