Aquarelas, óleos e acrílicos em exposição de Antonio Machado

24 fevereiro 2010 |


Antônio Machado reúne diversas técnicas com a exposição “Mar”, a partir do dia 03 de março, às 19h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A diversidade estilística manifesta um espírito de pesquisa e uma necessidade de utilizar diferentes meios, tendo como unidade o tema mar, ora tratado com romantismo impressionista nas aquarelas, ora tratado de forma expressionista-impressionista nos óleos e, por fim, beirando a abstração nos acrílicos.

Quanto ao tema, é utilizado como pretexto para arranjos de cor e distribuição de massas em composições mais clássicas ou modernas que servem de palco para encenação do drama da arte inconsciente.

Arte inconsciente, requisito fundamental das linguagens moderna e contemporânea, que só pode ser veiculada através de uma grande experiência profissional e através do domínio técnico das questões da pintura.

A exposição apresenta uma arte sincera onde, para o espectador, é reservado um espaço: a crítica.

CRÍTICAS AO TRABALHO DE ANTONIO MACHADO

PINTURAS

“Dono de uma pincelada firme e delicada, mostra, na paisagem toda a beleza contida nos locais retratados, enlevando-nos, sobremaneira, eis que seus trabalhos são cheios de magia e encantamento”.
Fernando Elviro Costa – 1988

Como convém a todo artista neste final de século, Machado é camaleão. É impossível rotulá-lo porque ele é pós-moderno – sim, ainda se pode usar essa expressão tão banalizada pelos tolos. Aos olhos dos apressados, seu trabalho pode parecer o antigo travestido de novo. Mas, aos olhos atentos, a arte de Antonio Machado é a arte de um homem irrequieto, em constante mutação e movimento. Nós, que temos a honra de ser seus amigos, sabemos que ele é um dínamo. Cheio de idéias, vontades, certezas, filhos, estórias, experiências. Tem a verdadeira pele de um sábio – curtida pela vida – e a verdadeira cabeça de guerreiro – sem medos, ou com medos controláveis pela crença na arte. Ele sabe: o mundo é dos corajosos. Machado faz parte do time.
Ney Reis – escritor e jornalista – 1999


PROJETO EXPOSIÇÃO

PAPEL:

·25 aquarelas emolduradas (aprox. 29 x 35)
·2 aguadas de nanquim emolduradas (aprox. 29 x 35)


TELA:

·5 óleos s/ tela s/ moldura (60 x 80)
·3 óleos s/ tela c/ baguete (16 x 22)
·2 acrílicos s/ tela s/ moldura (50 x 50)
·1 acrílico s/ tela s/ moldura (80 x 130)
·8 acrílicos s/ tela s/ moldura (16,5 x 28)
·1 acrílico s/ tela s/ moldura (100 x 160)


"ANTONIO MACHADO” , AQUARELAS – ÓLEOS – ACRÍLICOS
Abertura: 03 de março, às 19h
Visitação: de 04 até 30 de março (segunda-feira, das 13 às 17horas; terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e domingos e feriados, das 10 às 15horas)
Encontro com o artista: 24 de março, às 19h.
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí
Tel.: 2610 – 5748

0 comentários: