VELHA GUARDA DA MANGUEIRA FAZ SHOW EM VOLTA REDONDA

10 fevereiro 2010 |


A Secretaria Estadual de Cultura orgulhosamente anuncia a participação da Velha Guarda da Mangueira no Circuito Estadual de Artes. O grupo da "Estação Primeira" irá apresentar-se nesta sexta, dia 12/02, às 20 horas, na Praça Pública do Bairro Santa Cecília (embaixo do Memorial Getúlio Vargas). O acesso, naturalmente, é gratuito. Antes do show em Volta Redonda a Velha Guarda da Mangueira, também pelo Circuito Estadual de Artes, fez uma belíssima apresentação em Paty de Alferes. A direção de produção do espetáculo é da Verastar Criações Artísticas e Culturais, de Rita Vilani.

Destaques no roteiro selecionado para os shows pelo Circuito Estadual de Artes: "Aí, que Saudades da Amélia" (Mário Lago/Ataulpho Alves),. "Sei lá, Mangueira" (Paulinho da Viola/ Hermílio Bello de Carvalho), "Piano na Mangueira" (Tom Jobim/Chico Buarque), " Favela" (Padeirinho/Jorginho)), "Corra e Olhe o Céu (Cartola/ Dalmo Castello), "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito), "Agoniza mas não morre" (Nelson Sargento), dentre muitas outras canções que constam do dvd que a Agremiação acaba de lançar. E, naturalmente, sambas de enredo antológicos e que caíram na boca do povão, tais como: "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu", " Chico Buarque da Mangueira", "Yes, nós temos Braguinha", "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm", e inúmeros outros.

A Velha Guarda de uma das mais queridas Escolas de Sambas do Brasil foi criada em 1956 buscando valorizar seus compositores e para mostrar que Mangueira não era só Carnaval. Da formação inicial fizeram parte os mesmos compositores notáveis da fundação. De 1956 a 1988 várias substituições foram feitas até chegar à formação atual com um grupo show que faz apresentações por todo o Brasil e exterior. O conjunto tem a direção musical e artística de Josimar Monteiro, violonista 7 cordas. Em 1999, a Velha Guarda da Mangueira viajou para França, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Áustria e ainda foi indicada ao prêmio máximo da música internacional : o “Grammy Latino 2000”, na categoria melhor CD de Samba.
A atual formação da Velha Guarda da Mangueira é : Tia Zélia, Soninha, Zenith, Erivá, Sapoty, Ary, Genuíno, Mocinho, Rody e Siqueira.

Foto: Divulgação

0 comentários: