Auto da Paixão de Cristo em Magé

25 março 2010 |


Montagem tem elenco estelar e é a mesma consagrada nos Arcos da Lapa

Atualmente, muitas e muitas cidades brasileiras fazem montagens da" Paixão" durante a Semana Santa, mas apenas dois desses espetáculos tem características grandiosas: a de Nova Jerusalém , em Pernambuco, e a do Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa. E será justamente esta montagem carioca que será apresentada em Magé, na Sexta- Feira Santa, dia 02 de abril, a partir das 21 horas. O acesso ao evento - uma realização da Prefeitura do Município - será totalmente gratuito. O "Auto da Paixão de Cristo" será apresentado no centro de Magé, na Avenida João Valério, e contará com a participação de 70 figurantes selecionados entre os moradores da região.

O texto da montagem é de Benjamin Santos, criação e direção de Ginaldo de Souza, figurinos e adereços de Maria Carmen. O espetáculo dura em torno de 1h20m e conta com uma equipe realizadora de, aproximadamente, 200 pessoas (dentre as quais, 120 artistas).

Rocco Pitanga e Zezé Motta encabeçam elenco que contará com a participação de 70 figurantes selecionados entre os moradores

Dentre os protagonistas da montagem, alguns atores e atrizes conhecidíssimos da população: Rocco Pitanga será Jesus, Zezé Motta encarnará a Virgem Maria, Milton Gonçalves fará Pilatos, Tonico Pereira será Judas. A bailarina Ana Botafogo fará uma participação especial na intitulada " dança da morte"

. Como se pode observar, uma versão com atores negros nos principais papéis e que remetem à eterna discussão sobre a imagem real da família do Cristo que, segundo uma boa parcela dos estudiosos jamais poderia ter sido "loiro, de olhos azuis" conforme a maioria o retrata até hoje.

De todas as representações teatrais de caráter religioso, nenhuma atinge a platéia com maior carga emocional que o drama da "Paixão de Cristo". Nenhuma outra história dramática é mais conhecida e nenhuma, ultimamente, tem sido mais representada no Brasil. Mesmo assim, com a história sendo tão conhecida, o público que comparece é sempre muito grande e a emoção que provoca é muito forte... como se fosse um enredo novo.

No elenco, composto de 30 atores e atrizes, alguns dos mais importantes nomes do cenário nacional e artistas em ascensão:

Adalberto Nunes - sacerdote
Ana Botafogo - Primeira Bailarina do Teatro Municipal - Dança a morte
Antonio Pitanga - Arimatéia
Carlos Thire – Sacerdote
Cosme dos Santos- Evangelista
Dinho Valadares- Sacerdote
GISELE TIGRE – (ATRIZ DA MALHAÇÃO) APRESENTADORA
Guilherme Salvador -Evangelista
Ilea Ferraz - Rachel
Inês Vianna - Mulher de Jerusalém
Junior Dantas - João Batista
Luisa Thire - Mulher PIEDOSA
Marina Salomão – Mulher de Jerusalém
Mariozinho Telles – Evangelista
Mauricio Gonçalves - Herodes
Milton Gonçalves - Pilatos
Nancy Galvão – Mulher de Jerusalém
Nicolai Nunes - centurião
Rocco Pitanga - Jesus
Romeu Evaristo – Evangelista
Tonico Pereira- Judas
Zé de Abreu - Caifás
Zezé Motta – Mãe de Jesus
ENTRE OUTROS

0 comentários: